O YouTube é lucrativo para o Google?

Até onde eu me lembro o Google nunca divulgou lucro do YouTube, ou seja, certamente a plataforma até agora não é rentável, afinal armazenar vídeos não é barato.

Através do Premium certamente a estratégia da empresa é fortalecer o máximo possível assinaturas, já que está parece ser a melhor forma de igualar pagantes com um serviço grátis aberto (algo como o Spotify tenta fazer).

1 curtida

eu duvido.

se não fosse rentável, não estaria no ar.

a ideia do premium, é a mesma de serviços de streaming, acessar conteúdos officiais.
Mas, no Google.

Considerando, que hoje a guerra e dos streamings está mais e mais acirrada.

1 curtida

E aparentemente, o Google está “forçando” os dois lados da plataforma.
Os usuários a aderirem ao Youtube Premium, pois a diferença de uso da plataforma com e sem anúncios, está cada vez mais evidente.
E do outro lado, vários canais com 1-2 milhões de inscritos, tendo que “induzir” os seus inscritos a serem membros da comunidade (Google fica com 30% da mensalidade).
Vídeos que antes eram monetizados, e tinham alto alcance, hoje não tem esse mesmo desempenho.

Cito um exemplo, esse video do Intoxi Anime, que era só brincadeira entre membros que zoavam de os videos dele serem desmonetizados por ter cenas do Gojou (Jujutsu Kaisen), e indiretamente parece que se tornou verdade.

Diga isso para Uber, Netflix, Spotify e outras inúmeras empresas que não viram a conta fechar no fim do mês e ainda estão operando torrando dinheiro.

O Google pode se dar ao luxo de não ganhar dinheiro com o YouTube porque outras divisões tampam o rombo de sua plataforma de vídeos.

Mas ele é um serviço caro, e assim como o Photos, chega uma hora que a gigante das buscas vai cansar de bancar essa conta de graça e sozinha.

O conceito aqui na realidade não tem nada haver com streamings de música ou filmes, mas sim com a publicidade do site.

Removendo ela em troca de uma assinatura, o Google fica menos dependente dos anunciantes, e ainda consegue montar um negócio mais escalável e sustentável no longo prazo.

O modelo de assinatura é o mais interessante tanto para o Google quanto para os criadores, já que o ganho por publicidade vem reduzindo e sofre com várias inconsistências.

2 curtidas

Pera, você está concordando ou discordando?
Se discordando, você ao menos viu a Netflix e Uber antes de escrever?

Netflix - Crescimento de 25,42%
https://ir.netflix.net/financials/quarterly-earnings/default.aspx

E Uber também fechou com estimativa de 24% ano a ano.

Sem falar que essa era esperado cair, pois é um serviço físico.

Acho que eu me expressei mau, o ponto que eu quiz dizer era que estas empresas (preciso atualizar meus exemplos) levaram anos para ter lucro, e muitas ainda só se sustentam com dívidas.

Dessa mesma maneira, o YouTube não da lucro, e mesmo que dê, você ainda tem que considerar todos os anos que ele fechou no vermelho, ou seja, o ROI tá no negativo provavelmente até hoje.

Sim, mas, até então. Idéias inovadoras demoram para dar lucro mesmo.
Muitas falham, eu trabalho em ramo gráfico, vi vários conceitos sendo implemntados de maquinas que custavam 900mil euros, hoje você leva 3 por 50mill reais, porque, o projeto era inovador, mas, era caro. Era complexo demais, ou atinge um nicho de mercado.

Isso é para tudo, até jogos

Estourar a boca do balão de cara é muito difícil.

Sem falar que YT foi um projeto, que não era da google, mas, rendeu aos criadores 1,65b Usd com um ano de vida.

Talvez, não dê tanto lucro a google, mas, aos criadores certamente deu.

Corrigindo a informação acima, pelo menos até a data da ultima divulgação.
3 de Fevereiro de 2020
Youtube rendia anualmente 15Bilhões de USD por Ano

Eu não acredito, que eles tenham uma despesa de 15Bilhões de USD com o Youtube.

Por sinal:

1 curtida

Faturamento não é lucro.

Não esqueça que essa fatia também tem boa parte dividida com os Youtubers.

Quanto aos custos, como eu disse antes, certamente não é barato hospedar milhões de vídeos de graça, então creio que o Google ainda não ganhe nada com eles e nem teve ROI desde a compra.

Eu não acho que o YT seja lucrativo, acho que não seria mesmo se ninguém usasse adblocker.

1 curtida

Sim, faturamento não é lucro, mas…

Overall, Alphabet made $46 billion in revenue in the quarter that ended December 31st, 2019, a 17 percent jump over 2018. Nearly $10.7 billion of that was profit, the company says. Google’s search business remains the big moneymaker of Alphabet’s sprawling empire, earning $27.2 billion for the quarter. But alongside YouTube ad revenue, Google is also disclosing the financial performance of its cloud computing division. Google Cloud made $2.6 billion in revenue for the quarter, the report reveals.

No geral, Alphabet fez $46 bilhões em receita no último semestre que terminou em 31 de Dezembro de 2019, um aumento de 17% em relação a 2018. Aproximadamente, 10,7 bilhões foi lucro, diz a companhia. A Ferramenta de Pesquisa, continua sendo a maior geradora de dinheiro do Império da ALphabet, gerando 27,2 bilhões de dólares. Mas, junto com a receita de anúncios do YouTube, Google também está divulgando a performance da sua divisão de computação em nuvem. Google Cloud fez 2,6 Bilhões de receita no semestre, revela o relatório.

Enfim, eles não estipulam despesas do youtube, por sinal parte dos lucros do youtube estão misturados, com o do Google. Só de anúncios eles faturam o dobro do sistema em nuvem do google.

Youtube, arrecada 10% de toda receita da google, e eles não disponibilizam quanto cada parte do google custa.

Se você ver o PDF, o mesmo que tem no site. Note que as despesas do Google são de $34,231 (34 bilhões de dolares) só o YouTube gera quase 50% disso.

Como disse, cobre 49% das despesas da google, isso só com anúncio por ano.
É um pouco diferente, o ad é incluso no reprodutor (na fonte), não é que nem ads de site que são links de terceiros.

1 curtida

Acho que eles não devem ter uma divisão perfeita disso, já que a capacidade computacional deve tá toda misturada entre youtube, pesquisa, outros serviços e Cloud, então seria difícil definir quanto cada uma delas está custando.

2 curtidas

Não necessariamente. O Google Fotos durante muitos anos foi ilimitado e grátis. Com certeza não era nada rentável, mas serviu para um propósito que talvez a gente não saiba, mas pode ser o simples fato de fidelizar clientes ou até mesmo adquirir conhecimento para a IA do Google. O mesmo acontece com o Google Assistant, Alexa, RCS (que é bancado unicamente pelo Google) e vários outros serviços.

O YouTube além de ser gigante, tbm é uma excelente moeda de troca do Google. Sempre que o Google tá nervosinho, ele resolve punir a plataforma removendo o YouTube. Além disso, é uma excelente forma de adquirir conhecimento sobre o usuário, já que o Google não tem uma rede social pra isso.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.