O WhatsApp vai continuar de graça, promete diretor da Meta

De graça é o tio Zuck usando os dados de geral.

4 Likes

@thassius Na próxima oportunidade que o Tecnoblog tiver de entrevistar alguém da Meta Brasil, acho que valeria a pena perguntar sobre os supostos planos de inserir anúncios no Status e nos Canais do Whatsapp. E sobre a suposta possibilidade de cobrança dos usuários para que estes tivessem uma experiência sem anúncios neste aplicativo (ou seja, algo opcional: grátis com anúncios ou pago sem anúncios).

Cronologia:

Setembro de 2023 - Financial Times informa que o Whatsapp planeja adicionar anúncios na aba de mensagens do Whatsapp: https://www.ft.com/content/41f334a5-856c-4512-b550-eb6062036224
Nesta reportagem, também é informado que “Two people said that Meta is also deliberating whether to charge a subscription fee to use the app ad-free but many insiders are against the move.”

Logo depois, Will Cathcart, presidente do Whatsapp, informa que a notícia é falsa:
https://x.com/wcathcart/status/1702539750123647185
https://www.reuters.com/technology/whatsapp-explores-ads-chat-app-ft-2023-09-15/

Novembro de 2023 - O próprio Will Cathcart dá uma entrevista para Folha de SP e quando perguntado sobre o tema, informa:
"Então o WhatsApp vai continuar sendo gratuito e sem anúncios?
Sim, na sua caixa de entrada e na sua experiência de mensagens. A razão pela qual eu qualifiquei a resposta é que poderia haver anúncios em outros locais —canais ou status. Por exemplo, canais poderiam cobrar para que as pessoas se inscrevam, poderiam ser exclusivos para membros pagos, ou os proprietários talvez queiram promover o canal. Mas, não, não vamos colocar anúncios na caixa de entrada."

6 Likes

Eu queria que o WhatsApp criasse uma versão paga sem coleta de dados, nem futuras propagandas…

a possibilidade de falar com usuário meio de outros aplicativos vai me servir bem. Não gosto de confiar em aplicativos de fonte fechada.

Mesmo assim poderiam ficar a critério deles, como o amigo aqui em cima disse, o Zap ainda seria um app fechado e dificultariam a ciência sobre a coleta de dados. Hoje por exemplo afirmam de pé junto que os dados são criptografados e só quem tem a chave é o usuário, mas mesmo assim a conversa não é p2p e tem que ser passado pelos servidores da Meta.

Não sei se seria possível, mas dá para saber onde quero chegar.

Olha, se for pra espionar… Room 641A. hahaha (sim, a teoria da conspiração que se provou real…)

Ja é bem pago coletando dados e devido o baixo QI da sociedade que acredita em criptografia ponta a ponta, acham que nao existe um super usuário que coleta dados e faz marketing direcionado, nada é de graça.

1 Like

O conteúdo das mensagens é (usam protocolo Signal). Mas o Facebook/Meta consegue ver os metadados.

Se a Meta quisesse monetizar o Whatsapp de uma maneira interessante, ofereceria espaço em nuvem, para armazenar as conversas sem que elas ocupem espaço no dispositivo. Por exemplo, 1TB de armazenamento por R$ 25,99. Eu pagaria e aposto que muita gente também. O espaço de armazenamento que se perde com o Whatsapp no dispositivo é muito grande.

2 Likes

A parte de texto das mensagens nem ocupa tanto espaço assim, o que ocupa é as mídias, e seria uma ótima solução manter elas em nuvem pagando uma assinatura pra quem tem pouco espaço no celular.

1 Like

Eles deveriam era aprender com o telegram, amo o telegram devido não ter essa frescura do whatsapp de salvar tudo local!

Isso traria de volta o problema que eles tinham no século passado, os Tribunais do mundo todo querendo quebra de sigilo por alguém supostamente fez alguma mrda e eles querem as mensagens do WhatsApp pra provar.

Ficar dando mensagem pessoal de cliente não pega bem pra empresa, foi justamente por isso que introduziram a criptografia P2P, pra tirarem o corpo fora desse problema. Não vale a pena voltar pra esse buraco em só por uns dólares.