O Tecnogrupo, no Facebook, vai continuar existindo?

Como sabido por muitos, o admin do Tecnoblog anunciou que irá em breve fechar o grupo no Facebook. Diante de muitos feedbacks negativos, segundo me disseram, este agora pensa em outras alternativas.

Acontece que muitos usuários, como eu, foram simplesmente bloqueados do grupo de lá. Simplesmente porque na postagem do admin, nós demos a nossa opinião e que não foi ao encontro do admin, pelo contrário, exercemos nosso direito de discordar. Infelizmente nós continuamos bloqueados até o presente momento.

Então eu gostaria de saber se o grupo no facebook será mesmo descontinuado muito em breve? E caso não seja, como previamente anunciado, o admin continuará mantendo bloqueado do grupo quem discordou da medida?

1 curtida

Não bloqueamos ninguém por discordar do nosso posicionamento. Estamos bloqueando apenas pessoas que, se aproveitando da situação, criaram outro grupo com o mesmo nome e estão usando o Tecnogrupo para divulgar o grupo novo.

Além disso, fazer jabá é contra as regras do Tecnogrupo. Todo mundo sempre soube disso e sempre reportaram posts de jabá.

Se você foi um dos que divulgou grupos concorrentes, pode ter sido o motivo do ban.

Sobre a continuidade do Tecnogrupo, ainda estamos avaliando como ele se encaixa dentro dos nossos produtos. Estamos pensando se seria viável mantê-lo de forma que não concorra com a Comunidade, que é o nosso canal oficial hoje para interagir, debater e tirar dúvidas.

10 curtidas

Sendo que não faz sentido fragmentar as coisas, já existe uma plataforma própria que é a comunidade, vai ser mais útil todo mundo ser ativo em um só lugar.

6 curtidas

Ninguém está forçando ninguém a nada. Eu só disse, num primeiro momento, que encerraria um serviço que nós prestamos, pois existe outro que faz mais sentido. Deixei claro o por que consideramos o novo melhor e disse que migra quem quer.

Não tenho como forçar ninguém a nada (e nem quero). Mas também não somos obrigados a manter a prestação de um serviço, caso a gente julgue que não faz mais sentido.

Não está no nosso planejamento exibir nenhum anúncio para usuários acima do nível 1. UM DIA vamos implementar para anônimos ou nível zero. Ainda assim, não tá nem no roadmap a implementação de ads.

Essa é mais uma informação que eu não sei de onde você tirou…

Pera, anúncios aqui diminuem e prejudicam a experiência, mas os anúncios do Facebook dentro do grupo não prejudicam? Não entendi a lógica.

Meu caro, o Tecnogrupo não move uma agulha em tráfego. E tudo bem, porque esse era o nosso plano pra ele desde o começo. Ele existe pra fortalecer a comunidade do TB, gerar interações, fazer amigos, etc.

Eu amo grupos e fóruns, o TB surgiu numa época que eu vivia enfiado em fóruns. Esses projetos pra mim sempre foram um xodó, não tem a ver com dinheiro e nem audiência.

Novamente 1: não estamos impondo nada.
Novamente 2: não há dinheiro na equação.

Eu dei a explicação completa no tópico. O que está acontecendo é que existe um grupo que não aceita e quer encontrar motivos escusos. Daí vem com essas falas de autoritarismo, imposição e “só pensa em faturamento”.

Enfim, acho que já me alonguei demais por aqui.

16 curtidas

Nunca vi tanta inocuidade sendo escrita em um único texto.

Pra começar, a usabilidade do Facebook é uma merda. Posts se perdem com facilidade lá - a busca é outra bela de uma porcaria. O Facebook inteiro é ruim, nem de longe os Grupos chegaram aos pés das comunidades do Orkut.

Fora que sempre tinha gente mal educada lá. Eu deixei o grupo em 2016 porque aquilo virou um lugar desagradável de se estar, principalmente quando envolviam política no meio.

A comunidade, como foi explicado neste texto que certamente você não leu, veio para substituir o Disqus, que infelizmente parou no tempo, além de atuchar a área de comentários com uma enxurrada de publicidade, todas 100% fora do escopo tecnológico.

Lá no começo de janeiro, os próprios membros daqui deram a dica pro Mobilon introduzir um tópico de promoções pra outros membro aproveitarem e, de quebra, introduzir uma forma de monetização através de links, para que a comunidade fosse mais uma forma de arrecadação.

Repito: foram os próprios membros que disseram isso.

Num post, o Mobilon comentou o fato de que a comunidade foi bem aceita pelos membros dois meses após a implementação, como pode ser visto nos números deste texto. No final, com as pessoas vindo pra cá, eu pessoalmente concordo que o grupo no Facebook se tornou algo redundante de ter, principalmente por ele ter quase a mesma função que a comunidade, só que de uma forma que traz uma experiência ruim.

De redundante, a humanidade só precisa ter duas coisas: backup e hardware. O resto é apenas desperdício de tempo e/ou dinheiro.

13 curtidas

Infelizmente o tecnoblog está sofrendo o que o CDH sofre, alguns usuários acham que hospedar um site e administrar e sustentar uma empresa é barato e que dinheiro cai do céu, não percebem que o Facebook tenta centralizar tudo nele, não percebem que o Facebook “minera” os dados de todos o usuário, esses mesmo usuários não questionam quanto o Facebook lucra, enfim só acho que o @mobilon foi paciente com a resposta.

11 curtidas

(respostas abandonadas pelo autor, serão removidas automaticamente em 1 hora a exceto se forem sinalizadas)

Gente, deixem o Facebook morrer em paz. Vida que segue.

10 curtidas

Boa. Já podemos encerrar o tópico. :joy:

4 curtidas

Queria poder colocar “solucionado” nessa resposta hahaha

4 curtidas

cara, eu apoio totalmente a saida do facebook. O facebook é um cancer a ser combatido.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.