O Real Digital vai nos livrar dos cartórios?

Cartórios serem extintos? Só em um sonho muito utópico ou em uma realidade paralela. Primeiro que eles são uma fonte enorme de renda. E não só pros donos. Os Judiciários dos Estados recebem uma parte do que eles arrecadam. Se extinguir cartório, um bom rendimento dos Judiciários Estaduais se esvai junto. Concordo plenamente que precisa haver desburocratização. Mas lutar contra esse monstro é uma tarefa BEM complicada.

1 curtida

Acho que não devemos condicionar o fim dos cartórios com o fim das arrecadações.

Na minha cabeça são coisas separadas.

Pode-se pensar em melhorar a relação/digitalização dos processos sem perda de receita.

Mas TMB sei que isso eh uma conversa de longuíssimo prazo haja visto que são poucos os cartórios com documentações digitalizadas.

A digitalização em si não significa fim dos custos (ou emolumentos, que é como são chamados as taxas cartorárias). Mas certamente os valores vão diminuir. Duas coisas que de cara vão sumir se houver a digitalização da forma que se estuda: os selos e os tabeliães. Os selos são dos valores aplicados e os tabeliães são as autoridades juramentadas que dão fé de que o que foi feito é verídico. Digitalizando isso, os custos diminuem porque os selos só a Casa da Moeda é quem produz e o tabelião sendo substituído por uma assinatura digital extingue a pessoa “de carne e osso”.

O que vai ser custeado é a estrutura pra manter o digital funcionando. Não existe isso de graça.

Mas em contrapartida vai existir a necessidade das pessoas e empresas possuírem certificados digitais. E isso também é uma coisa que precisa mudar. O modelo de certificado digital é arcaico e problemático. Além de ter limitações em sistemas operacionais fora do Windows. Até tem o certificado digital em nuvem que veio pra substituir o token físico mas ainda é pouquíssimo adotado.

1 curtida

Já existe selos “digitais”, onde há um QRCODE no documento para validar sua autenticidade. Mas pelo que percebi não houve redução no que é cobrado pela autenticação. Pelo menos nos cartorios onde sou obrigado a ir.

Com IA, fake face e por aí vai, eu já acho o contrário.

Ainda que seja digital, a comprovação de identidade vai se tornar mais séria.

Só queria que um documento tivesse validade indefinida até que ele seja alterado, seria ótimo não ter de emitir uma nova certidão de nascimento ou matrícula de imóvel só pq passou de 90 dias que ela foi emitida.

Se fizessem isso, podem continuar cobrando o o mesmo que cobram hoje em dia, enquanto mantivesse o documento bem cuidado ele ia seguir valendo indefinidamente e não ia ter de gasta dinheiro de novo.

que eu saiba, a versão do certificado linux pacote deb já foi solucionada, o problema agora é macOS chip ARM, esse ainda está sem solução.

só que imagino que o gov.br pode resolver esse problema

também penso igual, não duvido de chegar no ponto que a pessoa vai ter que ir em algum órgão público para validar

@Felipe_Silva isso seria fácil de resolver, documento teria validade até ter uma alteração

É fácil mas ninguém do governo até hoje resolveu já que diminuiu a arrecadação dos cartórios.

não só arrecadação, esquema também é enorme

Conhecendo o Brasil, não me surpreenderia se falassem que o custo da estrutura digital é equivalente ao custo da estrutura não digital e manterem os preços. :man_shrugging:

1 curtida