O que vocês pensam sobre redublagem de clássicos do cinema?

Percebi que muitos clássicos que estão nos streaming foram redublados. Um exemplo é a franquia de De Volta para o Futuro.
Sinto muito falta de reassistir aos clássicos com sua dublagem original.

Mais alguém vê a redublagem como um problema?

1 curtida

Um dia eu parei pra ver Todo Mundo em Pânico, era redublado, parece que perdeu grande parte da graça.
Mas como eu não costumo rever filmes e séries, não é um grande problema pra mim.

E geralmente eu só vejo dublado quando é animação, no geral vejo legendado mesmo.
Outra coisa que irrita é quando você está vendo uma série e mudam o dublador quando surge uma nova temporada. A dublagem não contém apenas uma voz, ela também é responsável por dar personalidade ao personagem.

Não tenho lembranças de dublagens de filmes então pra mim é indiferente em termos de mudança de experiência.

Dito isso, você não perguntou o motivo para as plataformas de streaming estarem redublando filmes que já tinham versão dublada, mas acho que vale dar meu palpite. Eu suponho que os filmes foram redublados porque não conseguiram (ou não quiseram conseguir) a licensa para a dublagem original e a solução foi redublar.

Muito raro eu ver algo dublado então nem dou bola para esse problema.

Mas isso é mais um daqueles problemas de direitos autorais, pelo que eu entendo a dublagem não necessariamente pertence a dona do filme, então quando ela é vendida pra algum serviço diferente eles podem ter de fazer uma dublagem nova.

Num mundo perfeito a dublagem sempre seria feita pela produtora do filme, assim manteriam o controle de qualidade e não teriam problemas de direitos autorais sobre ela.

Outro dia assisti Férias Frustadas dublado no original dos anos 80.

Pra quem tem a referência, a redublagem faz diferença.
Mas quem não viu os originais, tanto faz.

BTTF é um que assisto no original em inglês mesmo.

Todo Mundo Em Pânico (1, 2, 3 e 4) e As Branquelas são filmes que eu sei decorado as falas e incorporo as piadas no dia-a-dia. É bem frustrante reassistir e ver que tudo mudou. Estragam totalmente a experiência.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.