O que você acha de ter o Google como banco?

Pois é… parece que é isso que a empresa vem planejando para o Brasil, já que, em uma lista divulgada pelo BACEN (Banco Central), a ​Google Brasil Pagamentos Ltda está entre as empresas que solicitaram permissão para integrar o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).

A conta seria na modalidade “pré paga”, ou seja, de débito. Não diferente da NuConta, Neon e afins.

Como foram recentes os rumores de que a Google estaria planejando entrar no mercado financeiro, não seria surpresa se começasse por aqui.

Veremos…

Link: Banco Central do Brasil

1 curtida

eu não usaria, pois o nubank e o bradesco já me atendem perfeitamente, mas pode ser interessante para disseminar os pagamentos via celular. Claro o problema vai ser o google saber de todas as suas compras, mas para quem já usa o gmail, isso não mudaria em nada.

3 curtidas

Exatamente!! Com certeza uma parte ainda maior da população que não tem acesso aos grandes bancos seriam bancarizadas. O que é ótimo para o sistema como um todo. Agora, e a privacidade? A Google não é, exatamente, a rainha dele rsrsrs

Eu não usaria justamente por isso

1 curtida

Posso ter entendido errado, mas o SBP em que o Google está pendente não é um banco e sim um método de recebimento/pagamento. Vale notar que todas empresas autorizadas pelo Banco Central são operadoras de cartão de crédito e não instituições financeiras de fato, como Visa, MasterCard, Elo e American Express.
Não que o “banco” Google esteja descartado, mas esse pedido de autorização não é para tal fim.

1 curtida

Exatamente. Tem um artigo no Tecnoblog sobre os planos do Google ter um cartão de crédito:

O que não quer dizer que no futuro não venha a ter uma “GConta” e outros serviços financeiros como empréstimos, financiamentos, etc.

4 curtidas

Por banco entende-se local em que você possa guardar e transacionar dinheiro.

Nota-se na lista, também, conta pós paga, que nada mais é do que a corrente (vide lista com os tradicionais)

A lista é sobre o SPB, TODAS entidades na lista única e exclusivamente operam pagamentos.
Segundo o próprio BCB, uma instituição de pagamento serve para realizar pagamentos independentemente de relacionamentos com bancos e outras instituições financeiras.

Isso indica que é um cartão de crédito “normal”, em que o pagamento é realizado após a compra, enquanto uma conta pré-paga é um cartão pré-pago (duh) e que o usuário precisa inserir fundos para utilizá-lo.

Meu ponto é, essa lista não indica nada além do pedido do Google em processar pagamentos e não se tornar um banco (instituição financeira).

Fizemos um post para explicar melhor esse pedido do Google:

6 curtidas

Estaria amplamente fora!
Já basta ele saber o local que estou em razão do GPS do celular. Não tenho mínimo interesse em passar mais dados meus, especialmente financeiros (seja qual for a modalidade), a uma empresa como Google.

1 curtida

Sinceramente, não tenho uma opinião sobre.

Não tenho até agora sobre o cartão de crédito da Apple, inclusive.

:point_up: assim começou NUBANK que não era banco e muitas outras. Boa observação!!!

1 curtida

Acho muito bom. precisamos de competição e acabar com o monopólio de bancos aqui no Brasil (6 Bancos Controla 95% das transações aqui no Brasil, Nos EUA existem 5,177 Bancos List of largest banks in the United States - Wikipedia ) . Espero que o Google possa simplificar e diminuir a taxa de transferência de dinheiro entre países e que seja instantânea. Se vc tem um Canal no YouTube, os bancos cobram $80,00 a $90,00 Reais de Taxa. Um absurdo! E Juros de Cartão de Credito e Check especial eh um Absurdo aqui no Brasil. Não entendo como um Pais com inflação ao ano de menos de 5% os bancos cobrarem quase 500% ao ANO. Esse monopólio tem que acabar!!

Não entendo essa viagem que a maioria tem em “putz, então olhando minha vida”, sinceramente, só o fato de você conectar na internet, de bandeja já entrega para operadora todos os seus acessos (DNS e trafego não criptografado), então parem de paranoia.

Eu usaria numa boa. Não vejo problema algum, gosto dos serviços do Google. Não sou um Trump ou trabalho na CIA, então o Google pode sim olhar minhas informações e me ajudar retornando bons resultados, bons produtos e facilitando minha vida com bons serviços.

1 curtida

Se você acompanhasse melhor os debates que existem sobre isso, inclusive a legislação que não permite o monitoramente do tráfego não criptografado pelos provedores de conexão, talvez não falasse isso.

Seria bem interessante também respeitar opinião dos demais, nem todo mundo tem que pensar como você.

1 curtida

Cada um tem uma opinião e respeitar a opinião alheia vale para todos, tanto de um lado quanto de outro.
Eu também não esquento a cabeça com isso.
O que for pra facilitar a minha vida eu estou usando. Sei sim que produtos gratuitos significam que o produto é a minha informação. É assim mesmo que funciona nesses tempos. Também uso informações dos meus clientes para aumentar as minhas vendas e a minha produtividade.

2 curtidas

Sim, eu acompanho os debates e estou bem por dentro do assunto. Sobre a legislação, ela também não permite que seus dados sejam explorados por funcionários de operadoras de telefonia móvel e o que se mais vê é? Pois é, Brasil. Isso é um crime, mas de novo, Brasil. Quero deixar bem claro que, não concordo em nada com isso, é crime, só estou relatando fatos verdadeiros a respeito de um país onde a impunidade rola solta.

Assim como seria interessante eu respeitar a opinião dos demais, também é interessante os demais respeitarem a minha opinião, não acha? Até pq em momento algum eu desrespeitei alguém, e se fiz, peço desculpas.

1 curtida

Beleza! E desculpe se fui grosseiro, não era a intenção.
Abs

1 curtida

Eu acho que até contrataria pra testar, mas usar de fato, talvez não.

Esses bancos digitais são legais, mas a maioria parecem soluções inacabadas de bancos que me frusta bastante…

Às vezes até que pagar uma taifinha não parece ser uma má ideia considerando que você terá todo o tipo de serviço que alguém pode precisar. Isso desde investimentos, até um DDA da vida (ou um cartão com suporte ao SPay)

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.