O que significa o "3.0" de um cabo USB 3.0?

Alguém me tira essa dúvida?

A conexão USB 3.0 é bem mais rápida (até 5Gbps vs 480Mbps do USB 2.0) e também consegue passar mais energia, se não me engano. Se um cabo ou acessório é USB 3.0, significa que ele suporta a velocidade maior de transferência. Não adianta, por exemplo, você ter um SSD externo e usar um cabo USB convencional porque ele não vai atingir a velocidade máxima.

1 curtida

Tô querendo comprar um cabo USB para o meu carregador LG. Eu sei que o cabo, que veio de fábrica, é 3.0.

1 curtida

teu celular é com porta usb tipo C?

1 curtida

Micro USB. Meu aparelho é K10 Power.

1 curtida

e como tu chegou a conclusão que o cabo que veio com ele é um USB 3.0?
Porque eu nunca vi um celular usar micro USB 3.0, todos que eu já vi usam 2.0

1 curtida

Eu pesquisei na net e vi isso. Eu sei que o meu carregador é de 15w.

1 curtida

Se for micro-usb, então muito provável q seja USB 2.0. Até hoje só vi o Galaxy S5 que teve conector Micro-USB com USB 3.0 e era uma entrada muito bizarra.

image

Hj em dia, mesmo em aparelhos com USB-C, a maioria das fabricantes continuam insistindo em mandar USB 2.0. Só os tops de linha q possuem USB 3.0 e olhe lá (A Xiaomi é uma dessas q capa isso até em alguns tops)

4 curtidas

Acho que é importante dar um passo atrás e explicar um pouco melhor o que significa o 3.0 ali.

USB (Universal Serial Bus) é uma série de padrões e normas que tem como objetivo unificar as conexões entre dispositivos. No USB temos 2 principais diferenciadores entre um cabo e outro, a versão é os conectores.

A versão (o que o 3.0 que você questionou é) é como um conjunto de regras (especificações) de como a conexão deve funcionar. A cada nova geração a velocidade se transmissão de dados normalmente aumenta junto com a capacidade de transmissão de novos dados no mesmo cabo.

O conector é a parte física que permite a padronização das conexões. Normalmente ela é independente da versão, mas a versão 3.0 especificamente trouxe uma necessidade de novos conectores, que são os que o @vctgomes mostrou no post dele por exemplo.

Dito isso, como a versão 3.0 tem um conector micro USB diferente, é bem possível que o cabo que você precisa não seja 3.0. Se o cabo que vem com o celular se aderente a versão 3.0 ainda falta uma seção inteira física que impede que essa adesão ao padrão seja completa.

É super confuso no geral porque podemos ter um cabo micro-USB 2.0, micro-USB 3.0, usb-c 3.0, USB-a 2.0 e todos serão diferentes apesar de estarem dentro de especificações similares.

5 curtidas

Exatamente. Eu também já confundi essa questão de conectores por achar que todo USB-C fosse possuir a maior velocidade possível, mas não é assim.

1 curtida

USB 2.0

Certeza que não é 18W?

Espera só eles lançarem o USB4 com conector USB-C para tu ver a salada que vai ficar… hahaha

O USB 4.0 vai ser um caos porque vão renomear o 3.0 também, além da confusão que vai ser com o Thunderbolt 4.
Tem esse vídeo do Lon onde ele discute o que raios vai acontecer.

3 curtidas

Pois é… se não me engano tem um video no ShortCircuit que explica isso de forma mais rápida.

Hahaha verdade, mas nesse caso é pq o USB-C dá a impressão de ser todos USB 3.0, mas não é tão assim. No mundo dos Androids, existem até tops de linha q ainda usam USB 2.0 com USB-C

Xiaomi? Xiaomi. Deve ser deprimente ter de fazer backup local de um telefone de 256GB+ que tenha apenas porta USB 2.0… hahaha

Exatamente a Xiaomi kkk. Foi o q falei com uns amigos um tempo atrás. É removendo coisas assim que a Xiaomi chega nesse preço e engana os clientes mais leigos q dificilmente iriam notar algo assim (mas que afeta a usabilidade)

Eu tenho um Redmi 7, mas se precisar fazer backup… enfio no cartão SD mesmo. hahaha

USB C tem a vantagem de independente de usar a versão 2.0 ou a 3.0 o conector é fisicamente o mesmo, sendo totalmente possível usar um 3.0 em um celular 2.0 ou ao contrario (com limitações de velocidade), diferente do USB micro que é fisicamente diferente o 3.0 do 2.0.

O meu motorola tambem é assim, o conector é USB-C, mas é 2.0

Apesar do conector diferente, é possível usar um cabo micro USB 2.0 tranquilamente em uma porta micro USB 3.0, só não dá pra fazer o contrário…

2 curtidas