O que fazer com essa placa mãe AM1?

Placa mãe Asus AM1M-A, processador AMD Sempron 2600 séries

Estou com essa placa há 6 meses e até hoje não consegui vender nem por R$ 100,00. Estava com Windows 7, com 4 Giga de memória. A placa é para uso da Caixa frente de loja e o dono do mercado reclamou da lentidão, e o sistema estava funcionando muito lento. Ele comprou outro mais recente. A placa ainda é nova e não quero deixar guardado.


Tente encontrar alguma organização ou pessoa na sua região que receba doações de componentes de computadores para montagem de PCs que serão doados para crianças carentes.

5 curtidas

Sinceramente, essa é a melhor opção. Se tu não quer usar nem manter, ou tu doa, ou tu joga fora.

Windows 7 com um hardware desses é masoquismo (ou sadismo, dependendo se tu está usando ou fazendo outra pessoa usar). Talvez com uma distro mais antiga e um SSD de 60GB fique “usável” para web. (Mas a questão no caso de web, seria o video…) Ou até deve dar para montar um mini server web caseiro.

Obrigado pelas mensagens, vou doar a placa para a instituição.

1 curtida

Parabéns! Adoraria tê-la em mãos. Há como reconsiderar a ideia?

Obrigado! Qual o seu pensamento da sua ideia?

1 curtida

Que doida essa placa, uefi, hdmi, sata 3, e tudo isso com um socket tão defasado, o que faz os processadores não aguentarem nada.

Acho que essa placa só serve como um terminal burro mesmo, só pra mostra a interface gráfica com o processamento rolando em outra maquina.

Edit: olhando melhor as fotos que entendi qual o processador que tá nela, faltou esse detalhe na tua postagem, é um Sempron 2650 (acabei me confundindo com os antigos sempron 2600+, não sei pra que usar um nome tão parecido de processador), se conseguisse pelo menos um AMD Sempron-3850(SD3850JAH44HM, rev.A1, 1.3GHz, L2:2M, 25W) essa maquina já ganhava o dobro de capacidade de processamento, e com um ssd serviria muito bem para o comercio (aqui cabe oferecer uma maquina já montada pra eles.

Outro uso pra essa maquina (e da pra fazer até com o processador atual), é colocar uma placa pci-e Sata e monta um servidor de arquivos, como ela tem varias saídas pci-e daria pra colocar um monte de HDs, se souber configurar tudo direitinho é uma boa maquina pra escritórios guardarem arquivos, e inclusive terem acesso externo a eles.

1 curtida

Haveria como enviar para mim o produto? Por que quero? Talvez necessite do equipamento para futuros usos relevantes. O que acha?

Fiquei pensando nas palavras do Keaton e você. Sobre a montagem de um mini servidor, usando SUSE LINUX ENTERPRISE SERVER 15sp2, para o uso da administração, programação, e proxy, nuvem privada e etc… e instalar também Zabby e Grafana, para uma empresa com 3 andares e mais de 200 computadores. Não sou muito fã de Sempron, por ser arquitetura fraca, mais optei por esse processador Processador AMD Athlon 5350 Kabini Quad-Core 2.05GHz, e já é um pouco melhorado. Obrigado, quase que ia desistir da placa mãe.

1 curtida

Tu quer o pessoal xingando um server lerdo? Pois é assim que tu consegue um pessoal xingando server lerdo. hahaha
Acho que uma rede com mais de 200 PCs ligado nisso vai ser complicado dependendo da demanda… Ainda mais porque isso ai só tem 1x PCIe x16 e 2x PCIe x1 tudo de primeira geração.
Eu me referia à um servidor básico doméstico, por exemplo um mini NAS ou servidor de backup dos PCs, ou mesmo um HTPC (o que fazia mais sentido na época pré-smartTV ou se tu tiver uma TV com WebOS).

Como o @Keaton falou, é um servidor básico, pra guardar arquivos de uma empresa até uns 15 funcionários deve servir bem, ou pra uso domestico, agora pra uma empresa com 200 computadores e ainda desempenhando múltiplas tarefas eu teria medo dele engasgar, mesmo com um processador melhor.

Rodrigo, desculpa, resolvi montar um servidor e ficarei com a placa.

1 curtida

Tudo bem! Fiquei um pouco triste, mas compreendo bastante sua decisão! Desejo saúde e boa sorte! Que a placa-mãe tenha bom uso para servidor!

kkkkk, valeu Keaton, vou providenciar outro, uma placa mãe para servidor pesado.

1 curtida

Acho que a palavra é “escritório”. Hahaha

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.