O que é um produto OEM?

Comprei um protetor solar importado, mas a consistência dele é diferente do que é vendido no Brasil. De acordo com o vendedor, o produto é OEM. Pesquisei esse termo e entendi pouco.

O termo é comum para um produto feito para uso interno numa empresa ou grande cliente e acaba sendo produzido sem identificação “comercial” ou embalagem para consumidor final.

Pegando o exemplo do protetor solar, talvez o termo mais correto seria “white label”. A empresa X fabrica o produto que é revendido por outras empresas como marca própria. É muito comum em grandes redes de Supermercado que oferecem marcas próprias e em tecnologia, um exemplo é a Positivo que compra eletrônicos white label da China e revende como nacionalizado aqui no BR.

1 curtida

OEM, ou Original Equipment Manufaturer, geralmente se refere ao produtor original de um produto. Tem outras definições, por exemplo no setor automotivo ou softwares.
Por exemplo, a Foxconn é o OEM de vários componentes de produtos da Apple.

Quando falam que o produto em si é OEM geralmente querem dizer que ele está sendo vendido diretamente pelo produtor original.

No caso de protetor solar, é como se a fábrica A produz o protetor para a Sundown que coloca a sua marca no produto pra revender. A fábrica A é o OEM e se o produto for OEM é porque foi comprado direto da fábrica A.

O motivo de ter consistência diferente pode ser porque a fábrica A produz para a Sundown (por exemplo) de acordo com uma especificação única (e que talvez a fábrica A não tenha autorização para revender como OEM).

1 curtida

O princípio ativo deve ser o mesmo no nacional e no importado, só muda a base de diluição.

Ele é diferente pra melhor ou pra pior?

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.