O que é um datacenter de colocation? Visitamos a Odata para descobrir

2 curtidas

Parabens pela ótima matéria, acompanho o mercado de datacenters há anos e ver a evolução no brasil é satisfatorio.

3 curtidas

Eu só não entendi muito bem qual é a diferença para serviços como Amazon AWS, Google Cloud ou Microsoft Azure… No final também é um espaço do servidor que é utilizado para serviços de terceiros, como Snapchat, Netflix, iFood, CVC, etc. Por exemplo, o Tiktok utilizava servidores de um data center do Google Cloud nos EUA e agora está migrando para um outro da Oracle.

2 curtidas

Os serviços que você mencionou, a exemplo o Google Cloud, fornecem a estrutura completa, incluindo os servidores. Em um serviço de colocation, a empresa contratante aluga um espaço físico no datacenter e leva os seus próprios servidores para lá.

3 curtidas

Acho que teoricamente é mais vantajoso um serviço que fornece a infraestrutura completa, porque até mesmo a compra dos servidores é feito em escala/no atacado. Ele não compra servidores, hacks e toda a rede para cada servidor dentro do data center no varejo, ele compra para montar todo o data center e vai alugando virtualmente partes dele. Imagina a primeira situação: A empresa X quer usar 5% de um data center da empresa Y, se ela tiver que comprar os servidores, montar toda a infraestrutura lá dentro do data center da Y, a X no final das contas terá comprado 5% da infraestrutura disponível, enquanto se ela tivesse alugado de um serviço como AWS, Google Cloud, Azure que já está pronto, essas empresas já compraram servidores para 100% do data center delas (pagando mais barato na unidade e podendo repassar isso para o cliente).

Isso seria vantajoso para casos muito específicos em que uma empresa X precisa de servidores com determinada especificação, aí a empresa Z precisa de outro tipo de servidor e elas não conseguem encontrar nos AWS, Azure e Clouds da vida, então elas são obrigadas a montar os servidores delas e aproveitam a estrutura predial da empresa Y. Pelo menos é a minha visão.

1 curtida

A diferença é que no colocation vc coloca lá seus servidores fisicamente, assim como toda infraestrutura precisa ser física. Em providers de nuvem como AWS tudo isso é fornecido como serviço , inclusive toda infraestrutura de rede e afins…mas pode ser mais caro dependendo do que você for utilizar e lembrando que eles também fornecem servidores dedicados para uso dos clientes e nesse caso quem é responsável por toda infraestrutura é a própria AWs.

2 curtidas

Uma sugestão de local para construção de um novo datacenter é em Campo Largo-PR, ao lado de Curitiba, próximo à Substação Bateias.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.