O que é o Dolby Atmos? Como ouvir além do cinema

Pessoal! Admiro o Tecnoblog e muito! Mas esta matéria não tem pé nem cabeça! Tá louco se quiserem discutir um pouco sobre Dolby Atmos tenho estudado bastante nas últimas semanas.

:wink:

1 curtida

Acredito que a principal diferença do Dolby atmos é a adição do som vertical, no Dolby digital, 5.1 ou 7.1 o som já era 360 ou seja o som te circulava e vinha de todos os lados, mas nunca de cima.
O Formato Dolby Atmos permite como falado, posicionar o som vindo de qualquer posição, independente do canal específico. Lembro também que o Dolby atmos não é um encoder, assim ele se utiliza dos encoders Dolby Digital Plus ( geralmente streaming como o “Netflix” ) e DolbyTrueHD geralmente em Blurays. O formato Dolby Atmos é “retrocompatível” pois ele pode ser lido em antigos receivers pois o encode é o mesmo (DD+ ou DolbyTrueHD ), mas as informações de posicionamento dos canais de som são ignoradas.

Depois vem outras questões referentes a reprodução do Atmos, para se ter um som com a imersão do Atmos com sons vindo de qualquer posição na sala, precisamos de no mínimo 7 altofalantes ou fones de ouvido que usam a tecnologia de reproduzir sons 360 através do 360 binaural. O windows 10 tem um app da Dolby para adicionar essa funcionalidade no Windows, ainda não comprei mas me falaram bem dela.

Sobre a questão do número de alto falantes, não há segredo se tiver 5 o som é ao redor(Surround), pode até falar que é Atmos… mas o nome Atmos vem de atmosfera e assim tem que estar mergulhado, uma barra com duas caixinhas para cima não faz milagres… talvez uma barra com 6 caixinhas com 2 para frente, 2 para os lados e 2 para cima, mas a sua sala tem que ser perfeita. quadrada, reflexiva, sem gesso, sem cortinas, pois tudo isso absorve as reflexões dos sons.

Um outra tecnologia importante é o Dolby Surround, ele que processa como será reproduzido o Atmos depois de de descodificado. Isso é o que mais me impressionou! Pois pensem , eu descodifiquei e tenho que reproduzir um som vindo de certa direção , mas cada HT tem o seu posicionamento de caixas, quase único, assim o Dolby Surround faz os ajustes e calcula quanto do som tem que ser jogado para cada caixa para que tu tenha a impressão de o som estar vindo daquela direção! Isso sim me impressionou. E ele faz isso independente do formato que chegue o áudio, fazendo upmix ou downmix dependendo do número de canais da fonte.

1 curtida

Leandro!

A imagem comparativa “Comparativo entre som surround e Dolby Atmos (Imagem: Dolby/Divulgação)” está errada, pois ela na real compara o Atmos de um cinema com o atmos de Home Theater.

A primeira imagem é de um Home Theater 5.1.4 se tem as caixas no teto ( .4 ) é pq é atmos, um som Surround seriam apenas as caixas ao redor e sem teto, ha menos que montassem o 5.1 no teto de gesso ( o que é bem ruim )

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.