O que é mais importante: Atualizações do Android ou versões customizadas da fabricante em dia?

Quando eu usava a MIUI ficava bastante chateado com a Xiaomi, pelo fato dela atualizar o sistema no Redmi Note 3, mas porque não atualizava o Android, metade das novas funcionalidades não iriam funcionar. Sempre chegava tudo pela metade.
No patamar que está o Android 10, hoje prefiro atualizações de segurança o mais breve possível. Qualquer outra atualização acaba sendo mais uma perfumaria (óbvio, sempre é bom ter novas funções, mas ultimamente não teve nenhuma que surtisse grande impacto no dia a dia).

3 curtidas

Se o novo Android vier com um pouco de privacidade aos usuários e alguns recursos simplistas, mas, interessantes, ok. Interfaces feitas pelas fabricantes acabam sendo mais impactantes ao SO puro, pois versões customizadas acabam fazendo o efeito tapa-buraco e assim trazem versatilidades e facilidades! Entendeu??

Android puro possui falta de certos recursos, por exemplo, a MIUI traz gravação de tela, ele não!! One UI em alguns smartphones tem Samsung DeX, tecnicamente, modo desktop, na versão nativa inexiste!!

Bom, Android atualizado é bom pois o smartphone durará mais tempo. Chega um ponto que os desenvolvedores param de suportar versões antigas do Android. Meu pai, por exemplo, não é de ficar trocando o celular, mas chegou um ponto que no Samsung dele o app do banco parou de funcionar, pois a versão do Android dele deixou de ser suportrada. Agora, se você troca de telefone em intervalos mais curtos, isso talvez não faça diferença.
Atualização de fabricante não vejo tanta necessidade de se manter atualizada, prefiro que elas invistam em atualizar a versão base do Android.

Ele não mencionou nada de Android puro, falou de atualizações do Android.

1 curtida

Como já disseram, mais importante é receber atualização de segurança.
Depois disso, pra mim, são atualizações de funções que aumente a privacidade. Se isso vem da atualização do Android de base ou da customização do fabricante, pouco me importa.

Parece que não. Eu fiz um tópico aqui na comunidade e não teve tantos recursos ausentes no Android puro, tirando a gravação de tela, de ligações e o modo popup de aplicativos: Funções ausentes no Android puro, mas presentes em skins de fabricantes

Modo desktop é completamente de nicho. Prefiro ter um sistema mais leve sem isso, do que ter e nunca usar.

2 curtidas

Até sei, mas, adicionei o que falta no Android em si! E sim, SO atualizado o smartphone aguenta por um certo tempo!! As fabricantes que mais atualizam seus aparelhos: OnePlus, Google, Xiaomi, Huawei, Nokia, Samsung e HTC! Se a linha Pixel atualizasse igualmente a Apple — 5 anos de atualizações, seria o melhor dos melhores, entretanto, somente 3 é o máximo!! Como não há, supostamente, preocupações das marcas colocarem demais atualizações, o jeito será recorrer às soluções paralelas, a exemplo do LineageOS e TWRP!!

Modo desktop seria o ideal de transformar smartphones em PC de bolso!!

Concordo contigo. Antes eu sempre queria a versão mais recente do Android (muitas vezes as novas funções eu nem sequer usaria).
Prezo bem mais pelas atualizações de segurança hoje em dia. Tenho um aparelho com Android 9, e para meu uso já basta.

2 curtidas

Eu espero que o 11 melhore a fluidez e travamentos que tenho no 10 no Mi A2. O 9 estava bem melhor.

Mas é isso, a segurança é relevante, o Android 10 temos as permissões mais restritas para apps, que aumenta a segurança, entre outros updates. Os updates gráficos são legais, muitas vezes bem vindos, mas com o avanço de UI nos últimos tempos, está ficando cada vez mais difícil tirar novidades da cartola.

Outro ponto que impactava muito antigamente era a descontinuação dos aplicativos que não teriam mais suporte em versões mais velhas. Hoje é perfeitamente possível, não tão seguro, mas usar um android 5 ou 6 vai ter a disposição milhares de apps atualizados.

O Android deve chegar no mesmo estágio dos SOs da Apple, vai ter versões rolling release em algum momento, 11.1-2-3-4-5… 12.1-2-3… melhorias de desempenho, mas contínuas, o que faria sentido a medida que o hardware vá atingindo as limitações evolutivas.

Estou com o Mi A2 há quase 2 anos, não vejo necessidade de ter um smartphone melhor nos próximos 2 anos, isso que nem é um top de linha, sendo assim, prefiro receber melhorias de segurança invés de novos recursos.

3 curtidas

Se seu aparelho não receber oficialmente o Android 11, vai de LineageOS, caso respectivo for suportado!

1 curtida

Oficialmente não receberia o 11, mas vai que a Xiaomi surpreende, pra compensar o fiasco do 10. Se não fizerem um update nem que seja um 10.1, com certeza vou pro lineage!

1 curtida

Não vai arrepender-se do LineageOS, quando for possível baixar no aparelho!! Melhor uma extra atualização a ficar muito desatualizado.

1 curtida

Realmente, não vamos receber o 11.
Sobre os travamentos, está relacionado ao armazenamento interno, não se sabe ao certo se é algum problema físico ou de drivers, mas infelizmente não é algo que possa ser facilmente corrigido. Até algum tempo atrás eu acompanhava uma thread enorme no XDA sobre o assunto, e não tinham chegado a uma resolução ainda. No Android 10 eu percebi uma melhora, mas sempre que precisa manipular grande quantidade de dados (excluir um app grande ou limpar um cache) o travamento volta.

3 curtidas

No Android só tem a verão de lançamento, por exemplo 10 e acabou ? Não tem 10.1.2 pra corrigir bugs, acrescentar uma ou outra feature que ficou de fora no lançamento ?

Estou perguntando pois nunca usei/não uso Android. Ainda me é muito confuso como tudo funciona, mas gosto de consumir conteúdo tech de ambas as plataformas.

3 curtidas

O 5, 7 e 8 tiveram versões x.1 porque o nível da API mudou. Mas eu duvido muito que façam isso novamente.
Fora isso, não tem atualizações incrementais, mesmo que corrijam bugs e/ou o patch de segurança, não altera a versão do Android.

3 curtidas

Já no meu piorou, o Android 9 estava melhor.

Quanto a atualizações incrementais ainda não tem mesmo mas…

https://www.google.com/amp/s/www.edivaldobrito.com.br/atualizacao-continua-pode-se-tornar-um-recurso-padrao-no-android-11/amp/

2 curtidas

O certo é que um aparelho Android que é lançado por R$ 5.000,00 vai ser vendido por R$ 1.500 tempos depois.

2 curtidas

Comecei a ler pensando “mas o A2 tem e num virou muita coisa, teve tantos problemas pra atualização pro 10… será que estou ficando doido?”. E o final do artigo confirma isso. :slightly_frowning_face:
Mesmo com o Project Treble, ou as partições, não me anima muito não. Parece que o problema do Android é justamente o maior trunfo dele, ser um sistema “aberto”. Até mesmo os patches de segurança dependem da boa vontade das fabricantes em disponibilizá-lo.

3 curtidas

Falou tudo! Smartphones Android têm rápida depreciação de mercado seminovo e/ou usado!! Enquanto assim, IOS possui valorização!!