O que devo fazer para melhorar essa configuração?

Ola, tenho um Dell Inspiron 5675 que originalmente veio com Windows 10 e HD de 1TB.
Aos poucos melhorei ele. Coloquei Inicialmente um SSD de 250gb, mas depois aumentei esse HD para um de 480gb SSD. e coloquei Windows 11. apesar de nao ser compativel. mas roda satisfatoriamente. E um tempo depois instalei o Ubuntu 22.04.3 LTS. ai coloquei em dual-boot com o W11. E um logo depois instalei o Zorin OS como sistema principal.

Ah, ele veio com 8gb de RAM. mas acresentei + 8gb de RAM = 16gb.

Configuracao da maquina:
AMD Ryzen 5 1400
16gb de RAM
HD 480gb SSD
Radeon RX560 2gb
Monitor 24" Asus LED Gamer
Voces acham que essa configuracao dura mais quanto tempo?

Estava querendo trocar ele por um mais novo, mas tá tudo muito caro!!!
Maquina igual so acima de 2k ou 3k.

O que devo mais fazer para melhorar? ou posso manter?

Quase nao jogo nessa maquina. So uso para fazer meu curso EAD e navegar na internet.

Tu tem certeza que é uma RX 580? Se sim, tem certeza que é só 2GB? Eu não lembro de ter visto RX 580 de 2GB… Ou é RX 550 2GB ou RX 580 8GB…

Se tu não joga, nem tem o porque mexer muito nela. Troca o Ryzen 5 1400 por um 5600G (se a placa mãe suportar) e tira essa RX 550. Tu terá um PC mais economico e rápido mesmo com vídeo onboard. (mais rápido pra jogo se for uma RX 550, a 580 é mais rápida mas nunca vi 2GB q)

1 curtida

Qual o objetivo de melhorar?
Ele não está atendendo satisfatóriamente em algum coisa?

Porque se atende sem problemas e você acha que está tudo caro, não tem motivos pra ficar trocando ou fazendo upgrade agora.

2 curtidas

@Keaton
Nao sei exatamente qual é a placa de video. So sei que e uma Radeon
Entendeu?
@centauro
Entao, tipo assim, deixar mais bacana. Pensei em mecher no Monitor ou na Placa de Video. Atendendo esta. Eu acho, porque configuracao similar ta tudo exatamente esse valor que eu mencionei.

Não vejo logica em melhorar algo que está funcionando bem, a menos que não esteja funcionando algo direito nessa configuração, ai quem tem de dizer onde está tendo gargalho de desempenho é você.

Eu ainda uso um i5 de terceira geração com 32 GB de RAM e um A10 sei lá qual modelo com 8GB de ram (esse precisa de mais ram) e seguem me atendendo bem para navegar na internet.

1 curtida

Se está te atendendo, é besteira mudar. No máximo, seguiria a indicação do Keaton para reduzir o consumo de energia, mas ainda assim, se a máquina está te atendendo, não faz sentido.

Guarda essa grana para fazer um upgrade realmente substancial no futuro.

@Felipe_Silva
Pois é, eu sou meio inquieto com as coisas sabe? sempre ta ali querendo algo melhor.
O desempenho ta otimo. so de vez quando da uns pirpaques mas nada muito preocupante. Estou usando o Zorin OS 17 Core nele. Gosto muito desse sistema!!!
Acho assim, essa maquina ainda vai durar um bom tempo desse jeito. So queria saber mesmo a opniao de outras pessoas a respeito disso.
@plutao
Entao, eu queria ver se conseguia melhorar. mas vou deixar como esta. Ja esta otimo assim!!! Ainda ela vai durar um bom tempo.

Acho que todos entendemos essa sua inquietação. É normal. Somos bombardeados todos os dias com o último lançamento, o novíssimo hardware, o software mais atual… é tudo muito fascinante e tentador.

Mas no final, é (quase sempre) uma tentativa de te fazer gastar o seu dinheiro em coisas que você não precisa realmente.

1 curtida

Já que está querendo gastar dinheiro. Sua cadeira é boa? Isso é uma coisa que faz MUITA diferença na hora de usar o PC e muitos gamers esquecem. Além disso sua coluna vai agradecer no futuro.

Pois é. Acho que todo mundo tem um pouco disso. Inquietude faz parte do cotidiano e da vida né? Sempre tá surgindo algo melhor e melhor ainda. Ne?

Sim, estou satisfeito.

É igual o pessoal falou aí, já tem uma configuração decente, e se você pretende ficar no Zorin aí que é você não precisa mexer mesmo, se quiser mudar algo mude outras coisas relacionado ao visual, conforto, coisas como mouse, teclado, cadeira, ambiente e etc… Porque esse computador roda o Zorin ou qualquer linux sem stress nenhum.

Coisa mais simples do mundo resolver isso: Só rodar o GPU-Z no Windows ou “sudo lshw -C display” no Ubuntu/derivados.

Mas enfim… se tu mal joga no PC e não tem nenhum jogo que queira jogar, é burrada sem tamanho comprar placa de vídeo mais parruda. Vai comprar placa de vídeo mais parruda para deixar de enfeite gastando mais energia? Ostentação é burrice.

Se tu só usa para EAD e internet… o que poderia ser interessante seria um CPU mais parrudo (tipo 5600G, 5600, 5700X). Outra coisa seria um monitor. mas 24", se tu tem uma mesa normal e não é cego que nem eu, é um tamanho muito bom. (Eu uso um de 27" full HD @ 15-20cm do rosto…)
Os monitores da ASUS costumam prestar, mas sem saber o modelo fica dificil…

Mas de boa, eu só colocaria outro CPU ou nem mexeria.

Essa maquina parece suportar NVMe então se seu SSD atual for SATA instala um NVMe top que da um bom up.
Se ta satisfeito com o desempenho da maquina eu mecheria basicamente nisso.
No mais compraria um bom monitor ultrawide, talvez tela curva com um suporte bacana pra fazer dual com o atual.
Um mouse Logitech MX Master 3S e um teclado Ergo K860 também contribuiriam pra um setup confortável, e também umas boas caixas de som com subwoofer.

@PikaDasGalaxias
Sim, Pois é. O Zorin OS roda tranquilamente nele.
Ate assim, em questao de conforto, a mesa que ele esta instalado e pequena.
@Keaton
é, vou ver o que da para fazer!!! ou deixar como esta mesmo.
@Corvo
Vou ver se ela suporta. O monitor ate que da para mecher.
Mouse ja e Gamer. era do meu irmao mais novo!!! O teclado tambem. so que o teclado e importado. ai toda instalacao de sistema que eu faco na maquina tem que configurar o Ingles Internacional.

A placa-mãe deste computador (07PR60) aparentemente não aceita o upgrade de processador. Seria necessário que a Dell disponibilizasse uma BIOS mais nova com o suporte AGESA das novas versões, mas 99,98% disso não ocorrer.

Sim, ela possui slot M.2 SATA, ou seja, não é NVMe e não adianta você querer trocar seu SSD, pois a velocidade será a mesma (pois usam a mesma interface de comunicação).

Então não existe muita coisa que você possa alterar que te trará uma real melhoria em hardware.

Se seu computador te atende bem e você quer mais melhorias, eu iria comprar um mouse ou teclado melhor, você também pode comprar uma mesa ou cadeira melhor.
Até mesmo um mousepad pode melhorar sua experiência, um fone e um microfone também.
Também daria pra colocar um segundo monitor (se tiver utilidade) ou então trocar esse monitor por um maior.
Eu tenho um monitor Acer de 27", é grande mas eu pretendo trocar ele por um de 34" ultrawide.

Tem essas placas que usam o slot PCI-E pra NVMe, o problema é ocupar o slot da VGA

Eu tenho uma dessas aqui, no 2º NVMe, no PCIe x4 e alcança 1,6 GB/s (o SSD tem leitura de 7 GB/s)

A placa mãe do tópico só tem 1 PCIe x16, todos outros são x1, logo vai ser 1/4 (em média) da velocidade do meu. Bem próximo ao atingido pelo SATA, ou seja, não é boa compra.

@xavier
E eu sei. A placa mae e proprietaria.
Eu vi no manual de servico da DELL. que ela tem slot M.2
Pensei que daria para fazer algo de melhoria. mas ja esta bom assim pelo que eu pude ver. So acho que ele ta meio datado. Ja tem 8 anos esse PC.

@Banana_Phone
Teclado e mouse ja me atende bem. Nao vejo o porque de trocar eles por enquanto. Monitor posso pensar…