O problema dos NFTs criados de graça: quase todos são plágio ou spam

Os NFTs surgiram com a proposta de certificar autenticidade, e disso surgiu o mercado de arte digital e seus derivados sustentados no poder de validação dessa tecnologia.

Entretanto, ao contrário da expectativa de muitos, NFTs não foram projetados para proteger propriedade intelectual, o que abre espaço para qualquer um dar um CTRL+C e CTRL+V e fazer o upload novamente da mesma mídia como um novo NFT.

Sem um mecanismo anti-plágio universal, algo como o Content ID do YouTube, esse mercado de NFTs fica ainda mais fragilizado, pois a idéia de autenticidade vai pelo ralo se você não sabe se aquele NFT é mesmo do dono original ou não (ainda mais em um mercado cheio de anônimos).

Fora que você pode ser o dono de um NFT na chain do ETH e eu ser dono desse mesmo NFT na chain do BTC ou de outra cryptomoeda, e ai quem é o dono dessa NFT nesse cenário? afinal o proprio criador pode ter vendido nas duas chains.

1 curtida

Se defender propriedade intelectual já é bizarro no cenário atual com a proteção estatal, imagina uma briga por quem é dono da NFT que está replicada em 5 blockchains independentes e vendida por 20 plataformas diferentes.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.