O PlayStation 4 ajudou a salvar a AMD da falência

Os chips para consoles ajudaram mas o que mudou a empresa foi o pulso firme e a visão da Lisa Su.

5 Likes

Curiosamente, a Nvidia também foi salva da falência por causa de um console, só que pela Sega com o Dreamcast. Pena que ninguém conseguiu salvar a Sega :frowning:

O Dori contou essa história lá no MeioBit:

Sega e a ajuda que levou a Nvidia a se tornar uma gigante - Meio Bit

3 Likes

A AMD estava estagnada na década passada. Com a chegada do Intel Core 2, a AMD ficou sem resposta à altura e patinou bastante. Mas a AMD ainda tinha a vantagem de APUs (processadores com gráficos integrados) muito melhores que os da Intel. Mas vimos que as coisas mudam de lado e agora é a AMD é quem dita o mercado. No corporativo, a Intel ainda patina com seus Xeon ultrapassados, enquanto a AMD já tem processadores de 128 núcleos físicos (linha EPYC) e 64 núcleos (linha Threadripper).

5 Likes

Eles conseguiram se reerguer. Imagina o mercado com domínio pleno da Intel? Até a Qualcomm chegar levaria muito tempo.

Interessante que nos anos 90 tinha um terceiro player. A Cyrix.

3 Likes

Alguma surpresa?

Sem a receita (pequena porem recorrente da Sony e Microsoft) a amd não teria condições de se levantar

1 Like

Se não fosse o PS4 e o Xbox One, a AMD não teria melhorado bastante seus processadores a ponto de brigar de igual para igual com a Intel. Hoje, a AMD dita o mercado de processadores mais do que a Intel, que se acomodou antes do lançamento da linha Ryzen.
Acho que foram os consoles os precursores da atual fase da AMD.

2 Likes

Como alguém conseguiria salvar a SEGA? Era uma decisão mais acertada que a outra… a melhor foram as relacionadas ao Dreamcast, que tinha de tudo pra ser um console magnifico na época… hahaha

3 Likes

Rapaz, se você sabe as das brilhantes decisões da sega nos anos 90. Que tristeza.

E atualmente, se a AMD e a Intel não acordarem, ambas irão juntas descansar em paz a sete palmos da terra com o crescimento da tecnologia ARM. Esta semana, tive a oportunidade de usar um pouco o laptop de um amigo com Snapdragon X Elite, que é uma evolução para os PCs com Windows.
Sem contar que a Apple também, com ARM, está avançando…

1 Like