O HDMI 2.2 vem aí e promete taxa de 96 Gb/s para vídeos em 10K e 120 Hz

1 Like

Tá ai outra coisa que poderia ser USB-C. Ajuda a gente ai União Européia…:joy::joy::joy::joy:

4 Likes

Já existe, padrão thunderbolt a partir da versão 4 transmite video via usb-c.
essa máteria do tecnoblog explica:

2 Likes

Sim, seu sei que funciona.

Tô falando mais no sentido das TVs e tudo mais padronizarem a conexão USB-C ao invés de usar HDMI pra vídeo. É basicamente a única coisa que não usa a conexão como padrão.

Entendi, eu particularmente não confio em governos dando canetada pra forçar empresas a coisas não essenciais :sweat_smile:

Só usei a União Européia como zueira mesmo.

Mas o thunderbolt é proprietário e da Intel, não é?

Pra que? se tudo já funciona tão bem com HDMI?

Sério, já é o padrão de conector de audio e video. Colocar mais portas e cabos no meio só vai gerar bagunça.

Pra eu poder pegar um Fire Stick TV e ligar diretamente na TV, sem depender de uma fonte externa; pra eu poder ligar meu PC no monitor só com um unico cabo que leva energia e vídeo; pra eu poder ligar meu celular na TV sem precisar adaptador; pra quem tem um Macbook fazer o mesmo (e eliminar o restante das portas dos notebooks tradicionais); etc.

Seria muito mais útil eliminar um cabo extra, sendo que o USB-C já faz o resto tudo, inclusive levando energia em até 240W. A unica coisa que naõ foi padronizada no USB-C é justamente o vídeo, ainda dependemos muito de HDMI (e de adaptadores em vários casos).

A única explicação do porquê a indústria ainda não migrou deve ser porque os royalts pagas pelo HDMI devem ser menores que os pagos pra usar USB-C. De resto não tem explicação.

HDMI é patenteado, ou seja, a empresa criadora cobra para colocar em dispositivos, e cobram o valor que quiserem.
Podemos por exemplo citar a entrada Display Port que também é muito boa, barata e até um tempo atrás conseguia ser melhor do que o HDMI.
Não sei você, mas já vi vários monitores com entradas HDMI quebradas, observando a conexão DP, me parece ser muito mais resistente do que a própria conexão HDMI.

2 Likes

Seria interessante dar uma lida e já aproveitarem e atualizarem também.
Mas você pode ler e notar diversos pontos onde o DP se sobressaí sobre a conexão HDMI.

Não mais. A Intel abriu o padrão e ele foi utilizado como base para o USB4, então tudo que o Thunderbolt faz também é possível fazer com um dispositivo que tenha implementado todos os recursos do USB4. Nem todo dispositivo com USB4 implementa tudo, mas o grosso (altas taxas de transferência e saída de vídeo) normalmente tá ali.

Única coisa que ainda depende da Intel é a certificação, para vender algum produto ou acessório o selo do Thunderbolt, tem que enviar para a Intel certificar, e acredito que isso tenha algum custo para a fabricante. No entanto, para o consumidor final a vantagem é que isso garante que aquele produto/acessório entregue tudo que o padrão promete (saída de vídeo, tunelamento PCIe, taxa de transferência de 40/80 Gbps, etc.).

Em outras palavras, o Thunderbolt hoje é um superset do USB4…

2 Likes

Nem precisa de Thunderbolt, dá pra usar DisplayPort via USB-C através de um adaptador que usa um dos Alt Modes.
Tinha especificação pra isso para HDMI também mas deu em nada (mas nada impede um adaptador de ter um chip fazendo a conversão internamente).

Espero que mantenham a nomenclatura Ultra96, pois a atual para venda de cabos 2.1 é uma grande palhaçada.

Tenho uma porrada de cabos HDMI aqui em casa e não sei qual a versão deles :sweat_smile: