Uso esporadicamente o Edge baseado no Chromium desde o primeiro preview e me desculpe, mas a versão atual dele tá bem longe de ser mais leve ou de roubar menos dados que o Chrome, inclusive tá pior que o navegador da Google. No início já foi como você descreveu (principalmente durante o preview), mas já não é mais o caso faz um bom tempo.
Logo de cara já tentam te forçar conteúdo patrocinado e os feeds duvidosos do Microsoft Start nas novas guias, configuram a barra lateral com diversos serviços inúteis (com exceção, talvez, do Copilot) para ficar sempre visível, fora ele estar sempre rodando em segundo plano por padrão, até quando está fechado, e outros recursos questionáveis, como a barra de pesquisa flutuante do Bing na Área de Trabalho, a função de testar cupons de desconto e a de sugerir conteúdo de influencers. Como se isso não bastasse, ele começa a te bombardear com diversos avisos e notificações se você não utilizar o Bing e o Edge como padrões, ou se você tentar baixar outro navegador.
Única vantagem do Edge hoje em relação ao Chrome e aos outros navegadores baseados no Chromium é o visualizador de PDFs (por conta da parceria com a Adobe) e o acesso aos sites de streaming (por conta do módulo do Microsoft PlayReady, que libera resoluções mais altas)…