O Google é um monopólio. Ou será que não?

1 Like

Acho que não…

MICROSOFT 90´S foi muito muito pior

Google tem 91% do mercado de buscas. É um monopólio.

Por isso criei um projeto chamado Findto (findto.app) pra descentralizar as buscas na Web e IA. Quem puder conhecer e apoiar fico grato galera!

Como sempre, podcasts de qualidade. Obrigado TB!

Concordo quando falaram da a experiência ruim em fazer buscas pelo Bing, mas deveriam deixar o preconceito de lado e tentar dar uma chance ao Edge.

Depois que ele virou a chave para o Chromium mudou da água para a cerveja.

Hoje simplesmente não consigo mais usar mais o Chrome, é super fácil alterar as configurações da busca do Edge para usar a do Google, o Edge é muito mais leve, rouba bem menos dados e ainda dá pra instalar quase todas as extensões do Chrome.

De bônus ainda dá pra sincronizar as senhas com o Microsoft Authenticator, que hoje é o meu gerenciador de senhas padrão.

Agora quanto ao monopólio do Google, acho que chegaram a essa conclusão tarde demais. Deveriam ter se atentado para isso anos atrás. Agora, por mais que desmembrem a empresa, a busca dele vai ser a mais usada por muito tempo, até ser substituída pelas IAs ou buscas em redes sociais. Mas o buscadorzão padrão que foi o cerne do processo, aí não tem mais jeito, ele vais ser o mais usado até deixarem de usar esse tipo de busca.

A busca do Google é tão dominante, que quando das raras vezes que o sistema deles cai, a internet quase que literalmente para de funcionar para muitas pessoas.

1 Like

Acho que foi um dos episódios que eu mais discordei do que foi dito.
Google melhor buscador - discordo totalmente… já foi no passado, hoje em dia as buscas entre Google e Bing seguem muito parelhas (nenhum dos dois apresenta bons resultados).
Google Chrome melhor browser - discordo totalmente… faltam coisas básicas que outros navegadores (baseados no projeto Chromium) já fazem, exemplo: perguntar se quer fechar uma aba com mais de uma aba aberta [Edge, Brave já fazem).
Acredito que o Google é de fato um monopólio, mas, usa quem quer. Hoje em dia como não tenho mais aparelho Android ainda uso apenas o Youtube Premium/Youtube Music. Os demais serviços eu deixei de usar e estou muito bem com isso. O problema de se discutir monopólio ou não é esquecer que existem outras opções e deixar de ensinar às pessoas como usar estas outras opções.

Uso esporadicamente o Edge baseado no Chromium desde o primeiro preview e me desculpe, mas a versão atual dele tá bem longe de ser mais leve ou de roubar menos dados que o Chrome, inclusive tá pior que o navegador da Google. No início já foi como você descreveu (principalmente durante o preview), mas já não é mais o caso faz um bom tempo.

Logo de cara já tentam te forçar conteúdo patrocinado e os feeds duvidosos do Microsoft Start nas novas guias, configuram a barra lateral com diversos serviços inúteis (com exceção, talvez, do Copilot) para ficar sempre visível, fora ele estar sempre rodando em segundo plano por padrão, até quando está fechado, e outros recursos questionáveis, como a barra de pesquisa flutuante do Bing na Área de Trabalho, a função de testar cupons de desconto e a de sugerir conteúdo de influencers. Como se isso não bastasse, ele começa a te bombardear com diversos avisos e notificações se você não utilizar o Bing e o Edge como padrões, ou se você tentar baixar outro navegador.

Única vantagem do Edge hoje em relação ao Chrome e aos outros navegadores baseados no Chromium é o visualizador de PDFs (por conta da parceria com a Adobe) e o acesso aos sites de streaming (por conta do módulo do Microsoft PlayReady, que libera resoluções mais altas)…

1 Like