O dia em que o Facebook caiu (e todo o mundo foi afetado)

3 curtidas

Enquanto isso, você pode, sei lá, assistir filmes sobre tecnologia na Netflix ou ler algumas das reportagens especiais que você deixou para depois.

Ou, sei lá, ler algum livro, conversar com amigos próximos. Dar uma pausa no mundo digital é bom de vez em quando…

12 curtidas

Pleno 2021 e ainda tem corajoso que usa Facebook para fazer login em serviços? É muito desprezo pela segurança e privacidade dos próprios dados.

13 curtidas

Eu usava quando não tinha a opção de fazer login com o Google.
Quando o Facebook excluiu permanentemente minha conta, perdi esses acessos.

Pensei a mesma coisa. Depois que tive um baita trabalho pra desvincular meu Spotify do Facebook, removi tudo. Até os que usam o Google.

Cada conta em casa serviço deve ter o seu login separado, sempre.

2 curtidas

Parace algo bem mais complexo do que das outras vezes, e não duvido atravessar muitas horas ainda sem restabelecer.

E a lenda de que a tabela de roteamento de algum lugar ai foi excluída, não se confirma?

Confirma:

4 curtidas

Não fez diferença pra mim. Não uso nenhum desses serviços do Facebook, to de boa!

“WhatsApp, Instagram e Facebook são tão grandes que derrubaram um monte de gente que não tinha nada a ver com o rolê”

Será que depois desse “apagão” os governos, empresas e os estabelecimentos comerciais irão buscar/ criar alternativas para que o rolê continue funcionando? Eu acho difícil…

1 curtida

:eyes:

4 curtidas

Engraçado que até as ligações telefônicas ficaram ruins de serem completadas hoje, justamente porque com a queda do WhatsApp as pessoas simplesmente voltaram a telefonar massivamente, o congestionou a rede de voz.
Hoje eu só consegui completar várias ligações na terceira ou quarta tentativa.

7 curtidas

Mas quem ainda liga para privacidade? Isso morreu a anos! O que resta hoje em dia é segurança que um ou outro ainda faz por conta própria.

1 curtida

Como diz o texto, uma queda nos serviços do Facebook tem alcance bem mais longe do que apenas nos serviços do Facebok. Então quanto mais ele crescer, maiores as chances de pessoas como você, que não usam os serviços da empresa, serem afetado.

Governos e empresas talvez cogitem, mas estabelecimentos comerciais, acho improvável.
Governos e empresas deveriam ter suas próprias soluções, principalmente por motivos de segurança de informação mesmo.

Agora, a coisa é um pouco mais complicada para estabelecimentos comerciais por dois motivos: custo e efeito manada, e ambos estão relacionados.

O custo se refere ao gasto para implementar uma alternativa, mantê-la e divulgá-la. É necessário aprender a usar, criar conta, configurar, ensinar os funcionários a usar, manter atualizado, ter certeza de que tudo está funcionando, integrar com o resto do seu sistema, atualizar material de propaganda, e mais outras coisas que eu devo estar esquecendo.

O efeito manada diz mais sobre a falta de usuários que essa alternativa terá por um bom tempo exatamente porque a maioria das pessoas usa o outro canal (o Whatsapp, no caso). Quanto menos gente tiver usando o sistema alternativo, menos sentido vai fazer incorrer em todos os custos involvidos em sua implementação.

Supondo que o Whatsapp caia por algumas horas uma vez a cada 4 meses totalizando 3 vezes por ano. Supondo que você perde um dia de trabalho por isso (já que 99,9% dos clientes usam Whatsapp), você perde 3 dias de trabalho por ano por causa dessa queda. Agora vamos ser extremamente otimistas e supor que 5% dos clientes também usam Telegram (mas também estão no Whatsapp), que vai ser o nosso sistema “alternativo”. Vale a pena ter o custo de implementar e manter o Telegram pra atender 5% dos seus clientes durante 3 dias do ano? De maneira mais generalizada, vale a pena implementar e manter um canal alternativo para conseguir continuar atendendo uma parcela pequena dos seus clientes nas poucas vezes que o seu canal principal cai? Eu chuto que para muitos estabelecimentos comerciais a resposta é não.
Fora que existe a chance da alternativa que você escolheu implementar apresentar problemas também pela sobrecarga causada pela queda do canal principal, como foi o caso do Telegram hoje.

Querendo ou não Whatsapp é a opção mais utilizada no país e as alternativas ainda são utilizadas apenas por nichos pequenos de usuários. E os clientes da loja de roupas, do restaurante, do escritório de arquitetura, do consultório médico, muito provavelmente não fazem parte desse nicho.

1 curtida

Posso dizer, hoje, especificamente hoje, não afetou em nada, meus grupos no telegram ( faz 7 anos que não uso whats), não pararam de funcionar, continuei trabalhando normalmente.

9 curtidas

Eu esperava encontrar alguma matéria nessa direção aqui no Tecnoblog, mas foi abordado quase tão rasamente quanto o Jornal Nacional.

1 curtida

Chega ser triste você ver que as pessoas estão enraizadas em um nicho da Internet que é minusculo. O caso de uma pessoa mandando audio para pedir ajuda invés de ligar só demonstra o quanto as pessoas estão dependentes.

2 curtidas

Posso dizer, hoje, especificamente hoje, não afetou em nada, meus grupos no telegram ( faz 7 anos que não uso whats), não pararam de funcionar, continuei trabalhando normalmente.

O Telegram passou por instabilidades devido ao alto fluxo de novos usuários por conta da queda do Whatsapp, do Messenger e do Instagram. Então sim, a queda dos serviços do Facebook fez diferença pra você hoje, também.

E conseguiu? Se sim, como fez?

Deu sorte. O Telegram chegou a sair do ar por algumas boas horas aqui e, quando voltou, estava extremamente lento!

Até pra enviar mensagens de texto, eu tava vendo o relógiozinho.