O Copilot é o navegador do futuro, diz CEO da Microsoft

1 Like

Quando o Copilot conseguir entender comandos complexos da suíte Office (tal como é a própria suíte), aí sim, verei um avanço.

10 Likes

Tô curioso… Quais comandos você gostaria de ver no Copilot?

Bom, eu tive uma dúvida recente no Excel de qual fórmula eu teria que colocar, e como. Eu tentei de várias formas, pedindo pro Copilot, e até em inglês também, e ele não conseguia me ajudar. Graças ao imhotep, ele me passou tudo direitinho.

Também já teve comandos que eu pedi, no PowerPoint, a respeito do layout e animações de slides específicos, e ele, nem pra me orientar em como fazer, apenas disse que poderia “resumir, ou criar notas” do conteúdo.

Imagina se eu peço que ele faça alguma coisa entre as suítes…

Mas o que me deixa mais chateado, é a Microsoft ter aumentado o preço do MS365, alegando a inclusão do Copilot, como se ele fosse um “JARVIS” na suíte. :roll_eyes:

14 Likes

Isso é pra tentar emplacar o MS 365 cada vez mais caro? Comprei minha licença Personal por R$ 69 (1 ano) em meados do ano passado, antes do Copilot fazer parte do serviço. Virava e mexia aparecia licença Family por R$ 159 ou menos. Agora quanto tem promoção é quase R$ 200 pro Personal e R$ 300 pro Family.

E o difícil é sair da suíte. O Google também aumentou valor pra emplacar sua IA. E qualquer concorrente online invariavelmente vai acabar tendo uma IA própria ou de terceiros pra chamar de sua.

A única forma de escapar disso é optar pelas versões offline (enquanto ainda existirem).

6 Likes

Se achar, me avisa. Só encontro de 400 pra cima…

2 Likes

Na minha experiência dentro do trabalho, o Copilot não me ajuda direito nem com um PDF simples. Apresenta muitas dificuldades em entender o que pergunto, mesmo escrevendo um Português correto, e, normalmente, diz pra eu pedir algo de forma mais simples ou sugere alternativas que nada tem a ver com o que preciso. Vejo que ainda tem muito caminho pra percorrer até chegar nisso que o Satya está afirmando.

1 Like

Tenho usado bastante as IAs.

De modo geral elas até dão a resposta, mas de forma muito truncada ou dando uma explicação muito mais complicada do que o problema é de fato.

Fiz uns testes com umas sintaxes de python que não lembrava e a única vantagem de ter usado a IA (chatgpt free no caso) foi ter relembrado as sintaxes, pois a solução q eu dei foi superior - e só foi superior pq eu tinha experiência pregressa.

Então não é q elas não funcionem, mas elas ainda não substituem o bom senso e a experiência das pessoas. Mas quebram um galho e agilizam o tempo pra bastante coisa.

6 Likes

Tudo bem que o Satya Nadella fez a Microsoft entrar em modo lucro infinito depois de o antigo CEO sair e colocar ordem no Windows, focar no Azure e colocar a empresa como Cloud-first.
Mas nossa, a Microsoft se perdeu muito.

Seus softwares com essa coisa de SaaS, Windows com telemetria extrema, forçando IA pra conseguir levantar as vendas do sistema e aquecer o mercado, simplesmente tenebroso.

A tecnologia atual está sem graça, é muito IA e produtos como serviços, e mesmo não sendo cachorro velho, sinto falta dos tempos onde produtos não eram serviços e eram mais polidos.

Essa coisa de fazer Windows ser um sistema pra Tablets, 2-em-1 e Pcs quebrou o sistema.
Microsoft teve 10 longos anos pra otimizar o kernel do Windows, para fazer um Kernel que possa ser modular o suficiente para ser usado entre os sistemas (como iOS, MacOS, WatchOS, tv e visionOS)

Essa visão atual da Microsoft não me agrada nada. E mal posso esperar pra isso acabar logo.

10 Likes

Eu vi essa projeção de um futuro utópico, com certo “temor”, onde essas grandes empresas - Alphabet, Microsoft, Amazon, Apple - com essa conversa de IA, usurpando não só a privacidade das pessoas, mas como as vidas delas. Pois as pessoas estão cada vez mais dependentes dos aparelhos eletrônicos, e para eles, isso tudo é para o nosso bem.

3 Likes

Não conseguiram substituir o internet explorer por anos e vem com conversinha?

7 Likes

A dica do coach de hoje: “como justificar o gasto excessivo em uma tecnologia que não tem se vendido muito bem”.

6 Likes

Não conseguiram fazer o IE funcionar bem por décadas e vem com esta conversinha. :smiling_face_with_tear:

2 Likes

Thassius, eu só queria que ele entendesse o básico.

Estou pagando a mais por algo que não consegue interferir por mim.
Não consegui tirar o print, mas já tive um caso de formatação do excel que o copilot não conseguiu me entender e o chatgpt conseguiu me dar a solução.

3 Likes

Que bobagem. Isso é só uma tentativa de aumentar a confiança dos investidores nos gastos gigantes do Copilot

4 Likes

Primeiro, ele tem que fazer as pessoas se interessarem em usar. Ou melhor, lembrar que o Copilot existe. O Meta AI integrado ao WhatsApp, o hype que ainda perdura sobre o ChatGPT, o Gemini praticamente substituindo o Pesquisa do Google e o Google Assistant de uma so vez…
Sei lá… a MS tem um caminho duro pela frente

1 Like

Em breve, a oferta de IA vai ser algo parecido com o mercado de streaming, onde praticamente todo estúdio quer lançar, ou já lançou seu serviço.
Já já toda boa empresa de tecnologia vai lançar sua IA e a coisa vai ficar muito fragmentada e segmentada

2 Likes

Isso é verdade, vejo muitos que não tem o menor interesse nisso no dia a dia, usam apenas por curiosidade. Eu mesmo vejo o Windows Store atualizando o Copilot e já fico com raiva com vontade de tirar ele fora :joy:

1 Like

Tu sabes quanto a Microsoft gastou no Copilot?