E eu chegando à matéria achando que era algo muito louco, eles apenas usaram a voz que o ator emprestou para traduzir para outro idioma. Sinceramente, cada vez mais vejo semelhança do povinho que fala mal de IA com o povinho que acreditava que o 5G fazia mal. Será que o mundo emburreceu? Nota: antes de alguém vir falar de IA roubando trabalho de artista, isso não tem nada a ver com isso, então vamos poupar argumentos. Fora que isso é como dizer que o LÁPIS é maléfico por ser possível escrever um argumento escroto com ele.
É q nesse caso meio q é exatamente o que aconteceu? Já que ao menos uma pessoa deixou de ser paga para dublar aquele personagem em específico.
(Realces próprios)
Segundo o que se infere dos trechos realçados, entendi que tais pessoas foram contratadas e, portanto, pagas. A diferença é que foram dublados por uma versão digital modificada deles próprios. É diferente se o diretor tivesse usado a voz, por exemplo, de Will Smith, que não faz parte do elenco nem da produção, para treinar uma IA, aí sim o argumento “deixou de ser pago” seria totalmente irrefutável.
Algo similar já aconteceu ao longo das produções cinematográficas: em Avatar, por exemplo, os atores e atrizes foram gravados encenando seus papeis, e então houve uma pós-produção para transformar os atores, humanos, em “seres alienígenas”.
Já vi casos de filmes e seriados que escanearam todo o corpo de um(a) ator/atriz e fizeram uma versão 3D que foi utilizada em determinadas partes da obra, onde era fisicamente impossível atuar cenas específicas sob as restrições gravitacionais e bariônicas do Planeta Terra, onde ficam os estúdios.
Sem contar que já houveram casos de dublagem do ator pelo próprio ator, nesses casos literalmente um voiceover, como por exemplo em filmes envolvendo doppelgangers e/ou universos paralelos e/ou viagem no tempo e/ou paranormalidade.
Não sei dar exemplos, mas sei que já ocorreu, e mais de uma vez.
“Emilia Pérez” não merecia o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Só ganhou o prêmio porque “Ainda Estou Aqui” não usava inteligência artificial.
Nos casos de clones de dublagens, exemplos que cito no texto, eu concordo.
Já no lance d’O Brutalista eu tenho a visão de que é doido você usar IA para “aprimorar” o sotaque. Não existem atores na Hungria?
Pô, até o filme brasileiro Budapeste usou uma atriz húngara para fazer o papel de húngara hahaha. A produção poderia ter optado por uma atriz brasileira qualquer.
Mas é aquilo, Hollywood é um clube.
Emília Pérez ter ganhado foi ridículo. Aquele filme é uma piada de mau gosto. Ainda estou aqui estava anos-luz à frente.
Partem do princípio que não há atores tão bons quanto eles. Hollywood é uma piada às vezes
Seria legal se o teu argumento viesse de um lugar mais construtivo, e não de uma crítica ranzinza, daquele tipo de criticar por criticar quem critica IA, haha.
Não vi argumentos, e isso acaba não enriquecendo o debate. Temos pessoas talentosas em diversas áreas criativas e com habilidades variadas, o que nos enriquece como espécie e nos impulsiona a ir cada vez mais longe.
Usar IA para corrigir coisas que tem solução a esse nível é preguiçoso e nesse caso também invasivo.
Eu ainda comentei sobre o que você falou para gerar melhor entendinento, mas tudo bem, não tenho interesse em lhe agradar.
Se o Andy Serkis não podia concorrer a melhor ator ao interpretar o Caesar, acho que atores que usam IA também não deveriam poder concorrer.
Realmente então só senso comum sem criticidade.
Eu jamais tive essa expectativa de ser agradado kkkk
Penso que recai naquela mesma argumentação dos diversos trabalhos que estão deixando de existir pra dar lugar a outros.
Cobrador de ônibus, operador de caixa, operador de telemarketing, agentes de viagem…
Alguns são contra, outros são a favor, mas é assim desde que a tecnologia tem evoluído, então… É aquela: tá no inferno, agarra o diabo, num tem muito o que fazer.
agora gerou escândalo, daqui 5 anos será padrão. Imagine um animador sem recursos: fica bem mais barato para ele criar uma animação. Ele vai fazer isso, independente de quem é contra. Em dublagens então nem se fala. Quanto isso deve gerar de economia? Economizar com todos os dubladores. Certamente os dubladores serão contra, e tem o total direito. É o dublador querendo manter o seu e o diretor do filme querendo economizar.
Aqui no Brasil, quase todos são contra (inclusive criaram abaixo-assinado, projeto de lei, associação, etc. para regulamentar a IA na dublagem), enquanto em outros países, tá mais dividido o posicionamento.
Dubladora japonesa de Goku já permitiu que sua voz seja usada depois de sua morte, enquanto do Freeza foi contra.
Outra area que será impactada muito mais do que dos dubladores, será dos animadores, designer, roteiristas, etc, já tem em andamento um anime com 95% feito por IA.
E lá no japão isso vai pegar mto. Eles tem uma quantidade absurda de escolas de animação e dublagem.
Para usar no personagem em especifico e manter a originalidade eu concordo, agora se for pra sair usando em novos personagens de forma irrestrita, ai acho sacanagem.