Nvidia promete que só RTX 3060 ficará mais lenta para minerar criptomoeda

Originally published at: Nvidia promete que só RTX 3060 ficará mais lenta para minerar criptomoeda – Computador – Tecnoblog

A Nvidia promete que a solução para fazer a RTX 3060 menos eficiente em mineração só afeta este uso da placa gráfica no PC

Azedou pro povo de MG.

2 curtidas

Acho que o título está confuso, pois a matéria mostra que as placas vão ficar mais lentas para minerar sim (e apenas para isso). O subtítulo resume bem melhor a matéria, poderia tentar resumi-lo e colocar no lugar do título.

No mais, acho que podia adotar essa alteração para todas as placas, mesmo que só consiga afetar as placas fabricadas a partir de agora.

E ainda acho que o preço das placas de mineração podia ser mais alto que das tradicionais, já que os mineradores se preocupam mais em quanto tempo vão recuperar o investimento. Nvidia lucra mais por placa de mineração vendendo menos quantidade e deixa “mais fábrica” disponível pras GPUs tradicionais.

6 curtidas

Se ela realmente fizesse isso não seria nada inteligente da parte dela porque todo mundo mudaria para AMD na minha opinião eles ter desistido disso foi a coisa mais inteligente que eles fizeram fica todo mundo comprando placa de vídeo quem lucra eles na minha opinião tava na hora de eles criar uma plataforma só para isso

Queria saber quem foi o “gênio” do marketing que inventou isso… “nossas placas terão velocidade reduzida propositalmente” Cara, eu compro (caro) uma placa pra ela funcionar 100%, não importa o uso que eu vou dar a ela!!! Isso é questão até de direito do consumidor!

O título está confuso realmente, já que a Nvidia vai d eixar as placas mais lentas para mineirar.

A Nvidia está fazendo isso para quebrar a revenda de GPUs usadas para mineração, tinha muitas placas baratas e usadas disponíveis depois do primeira onda de mineração. Isso impactou as vendas das novas gerações já que valia a pena simplesmente pegar uma usada no Ebay.

Eles só aproveitaram para fazer um marketing, na prática essas CMPs são as mesmas placas GeForce. Vai continuar faltando, provavelmente piorar, já que as fábricas continuam a mesma e eles agora serão usadas para produzir CMP e GeForce: uma CMP produzida significa uma GeForce a menos.

1 curtida

O Linus Tech Tips soltou um vídeo no domingo falando a respeito do assunto e levantou algumas coisas sobre esse caso da nVidia. Aliás o título é deveras um tapa na cara: " NVIDIA pretends to care about gamers". Em tradução livre: nVidia finge se importar com os gamers. Se você entende inglês vale assistir.

2 curtidas

É, realmente não tinha pensado nesse efeito no mercado de usados. Agora também vi o vídeo do Linus.

Mas ainda acho difícil a NVIDIA abandonar uma chance de lucrar mais com esse mercado (solução do Linus).

Placas profissionais como as Quadro ainda podem ser usadas pra jogar (mesmo não valendo a pena). Se ela fizesse as CMP com saída de vídeo e performance pra jogos, daí era tranquilo pra comprar usada quando acabar a onda da mineração.

Acho que isso demonstra a necessidade das empresas a se responsabilizarem pelo lixo eletrônico que geram. Imagino que a NVIDIA teria outra atitude se soubesse que vai receber toneladas de placas CMP obsoletas em alguns anos.

1 curtida

Excelente comentário do Linus, ele foi cirúrgico nas críticas. Não passa de marketing da Nvidia, uma jogada pra atrapalhar a revenda de placas de vídeo usadas. Não tinha me atentado pra dimensão do impacto ambiental quando a bolha da mineração estourar de novo e essas plataformas específicas virarem lixo porque não tem revenda.

E isso leva à pergunta: a nVidia é capaz de suprir a demanda mas tá controlando pra não ter prejuízo futuro quando o mercado de usados começar a ser inundado OU vai tirar ainda mais oferta do mercado gamer em favor do mercado de mineração pra (usando as palavras do Linus) “fingir se importar com os gamers”?

O que sobra nisso tudo é que quem está se ferrando é o consumidor final. No topo da cadeia, a nVidia continua ganhando dinheiro. Poderia ganhar mais hoje e perder amanhã mas prefere controlar o mercado de forma artificial pra evitar isso e manter uma certa estabilidade de previsão de faturamento futuro.

E o pior disso tudo é saber que a mineração de Ethereum (criptomoeda) vai sofrer uma mudança pra melhorar o rendimento (produzir mais com o mesmo hardware). Apesar de dizerem que podem “controlar” a mineração e até mesmo segurá-la. Enfim, futuro do mercado pc gamer é uma incógnita. E a previsão é piorar ainda mais.

Eu acho que se a mineração não der trégua a longo prazo, vai ser o fim do PC gamer. Eu não vejo essa situação se sustentar pra sempre, o consumidor vai cansar dessa palhaçada ou migrar pros consoles. Aí se a bolha estourar de novo, quero ver pra quem Nvidia e AMD vão vender placa de vídeo.

Eu mesmo já paguei caro em uma GPU em dezembro, até o máximo do que considerei pagável, com os preços de hoje simplesmente desistiria e arrumaria outro hobby. Essa praga de mineração vai matar o PC como plataforma de jogos, alguma coisa tem que ser feita. No Brasil já não considero mais, mercado tá completamente morto, assim como a política e a economia.

“game e precisa de todo poder de fogo do periférico”
placa de video virou periférico? Achava que era hardware

Não sei se as criptomoedas duram muito tempo só nessa onda de minerar, guardar e fazer trade. Tá faltando a parte mais importante: realmente usar e trocar por produtos e serviços (acho que é o objetivo de uma moeda né).
Mas tô longe de ser especialista pra prever isso.

2 curtidas

Infelizmente o objetivo é só especular mesmo, já que não tem liquidez como moeda legal. No dia que toda loja, mesmo que somente online, aceitar criptomoeda, aí eu boto fé em Bitcoin e afins.

1 curtida

Que asneira que eu falei? Que atualmente criptomoeda é só pra especular? Eu não sou contra elas, ao contrário, eu mesmo comentei que são interessantes por não serem reguladas por governos que adotam políticas econômicas equivocadas que geram inflação.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.