Nvidia limita desempenho da RTX 3060 para quem minera criptomoeda

Originally published at: Nvidia limita desempenho da RTX 3060 para quem minera criptomoeda – Computador – Tecnoblog

Novas placas Nvidia GeForce RTX 3060 virão com driver que cortará pela metade desempenho de mineração de ether

Um carinha fez testes em mineração dela e o bloqueio é direto na bios, nem é via driver (se fosse qualquer pessoa com 1% de conhecimento burlaria):

Finalmente alguma empresa tomando iniciativa pra parar essa piada. Próximo passo é a AMD.

2 curtidas

Nada que um biosmod não resolva

Só tem um misero problema: modificar a placa sem transformar num tijolo.

2 curtidas

Medida acertada, visto que o próprio futuro dos PC Gamers pode ser comprometido. Conheço algumas pessoas e amigos que tiveram PC por muitos anos e este ano em que iriam atualizar seus setups, desistiram por falta de estoque e preços altos quando encontram. Partiram para os consoles. A Nvidia por não ter console e não ter conseguido ter componentes seus nos atuais consoles pode sair bastante prejudicada.

Um engenheiro da Nvidia disse no Twitter que além de driver e firmware, tem bloqueio no hardware em conjunto tb. Boa sorte com isso hahuahuahua. E há rumores de novas fabricações da 3080 e outros modelos virem com os bloqueios tb.

É pra isso que existe JTAG

Tu nem precisa de JTAGs pra extrair o BIOS de placas de vídeo… Até mesmo o GPU-Z freeware faz isso em 3 segundos. E dá para trocar o firmware com um software que eu esqueci o nome.

A questão é modificar o BIOS sem cagar nele.

Eu não estava falando da extração da BIOS, mas sim da recuperação, já que seu primeiro comentário fala sobre “como não transformar a GPU em um tijolo” e a JTAG serviria para remover o estado de tijolo da GPU. O contexto do meu comentário era óbvio, já que em um EEPROM em pleno funcionando a extração e gravação do firmware é simples, bem diferente de um EEPROM com firmware corrompido (leia-se “tijolo”), que necessita de um JTAG.

eu sei que modificar alguns parâmetros críticos da BIOS ou regravar o EEPROM de forma errada pode acabar queimando e criando um tijolo, mas geralmente o EEPROM é removido - só quando for necessário utlizar JTAG, obviamente - para regravação e sobre a modificação da BIOS, ela geralmente é feita por um profissional em engenheira reversa e eletrônica, então o risco é mínimo.

Ah sim. Mas eu acredito que seja mais que mudar uns parametros. Deve ter alguma coisa programada para detecção das coisas. Mas ai seria fazer engenharia reversa de uma da 3060 e uma da 3070 por exemplo…

A nVidia deveria colocar as limitações no próprio chip na próxima geração…

Boa sorte

Since Nvidia’s Turing GPUs, the vBIOS comes encrypted, and as such it’s not possible to read it out, modify it, and reload it onto the GPU – the only way people have been able to modify the vBIOS on Nvidia’s recent GPUs is by finding a different BIOS and loading it – but they haven’t strictly modified the existing vBIOS.

1 curtida

Teria mais isso para atrapalhar.

Não faz sentido tentar burlar o bloqueio sendo que vão existir placas gráficas otimizadas para criptomoedas :confused:

Faz sim, ninguém encontra para comprar as normais. TALVEZ melhore tipo 1%… Mas essas placas optimizadas pra criptomining vão ser uma desgraça pro meio ambiente… não tem valor de revenda… vai tudo pra reciclagem, do qual plástico, cerâmica e etc vão acabar em aterros de qualquer jeito… Vai ser um inferno.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.