Nvidia confirma compra da ARM por US$ 40 bilhões

Originally published at: https://tecnoblog.net/366428/nvidia-compra-arm-40-bilhoes-dolares/

Compra da ARM pela Nvidia ainda precisa passar por aprovação de órgãos reguladores

2 Curtidas

Agora a Apple vai lá e compra a nvidia e agrega placa de vídeo ao Apple silicon

2 Curtidas

Esse movimento pode repercutir lá na frente, se os computadores (PC) em geral forem “forçados” a migrarem do x86 para o ARM. Intel e AMD ficam em uma posição fragilizada, concordam?

6 Curtidas

Sai das mãos de uma empresa sem experiência no segmento, e é comprada por uma já consolidada no mercado. Vamos esperar para ver o desenrolar disso.
Essa compra pode movimentar o mercado e forçar AMD, INTEL, MICROSOFT a saírem da zona de conforto.

Nessa situação a AMD seria a mais fragilizada. Não só a Intel é consideravelmente maior em valor de mercado como também atua em diversos outros segmentos (FPGAs, equipamentos de rede, memórias, em breve placas de vídeo, por aí vai)…

Posso estar louco e completamente errado, mas discordo de alguns comentários aqui. Eu acho que a AMD, que anda inovando muito ultimamente, se sairá melhor nessa história. Assim espero.
Aguardemos.

A AMD pode estar inovando mais, mas ela ainda é minúscula se comparada às outras.
E inovar por inovar não é garantia de nada.
Inovar é custoso e arriscado e a AMD, por ser menor, tem muito mais chances de quebrar ao fazer uma inovação ruim do que uma Intel, por exemplo.

4 Curtidas

Acho perigosíssimo essa compra. Por ora nada pode mudar, mas quem garante que daqui 5-10 anos não se mudem as regras do jogo? O que vai trazer menos competitividade e inovação aos chips. Isso sem falar da maior submissão da ARM ao governo americano. Sei não, ein.

Pensei na verdade que quem compraria a ARM seria a própria Apple.
Mas ai lembrei das regulações de setor e a venda nunca seria concretizada para evitar monopólio e reserva de mercado. Acho que essa situação que você colocou passaria pelo mesmo tipo de reprovação dos reguladores.

A NVidia provavelmente vai dificultar o acesso de futuros designs ARM pra outras empresas (ex: Qualcomm e MediaTek). Vão ter quer correr atrás de outra tecnologia e no momento o mais promissor é o Risc-V

A Apple já está partindo na verdade…

A Microsoft só não emplacou ARM porque fica capando o Windows e ninguém compra por não ter experiência 100%.

Menos consumo, menos aquecimento, mais leve e com velocidade comparável… Não me espanta que Asus, Lenovo, Acer, Dell e HP, assim que a MS decidir o que quer da vida, comecem a flertar ARM para as máquinas.

Eu concordo em sua opinião! Por que essa suposta mudança de x86 para ARM??

O modelo de negócios da ARM é interessante, a Nvidia tem que considerar que o ARM só avançou tanto ao longo dos últimos anos por causa da concorrência. Atualmente os processadores mais avançados são da Apple e a Qualcomm, que agora brigam pra saber quem tem o melhor SoC de PC.

O X86 também avançou muito nos últimos anos pela concorrência Intel x AMD, o salto de desempenho entre a sétima e oitava geração foi enorme.

Nenhuma empresa nasceu grande. A AMD sempre foi pior em suas tecnologias até a chegada dos Ryzen. Ela deu um grande salto nos últimos três anos. Quem garante que daqui 5 ou 10 anos ela não esteja entre as maiores?
Ela sempre sobreviveu com seus erros e soluções inferiores, agora está num nível totalmente diferente.

2 Curtidas

Porém o grande salto da AMD se deu após a parceria (terceirização) com TSMC em 2018. A TSMC é outra que pode ser gravemente afetada, pois utiliza muito a ARM em seu portfólio.

Não é assim que funciona…

Pode alavancar o desenvolvimento em Risc-V

A verdade é que a Nvidia concorre consigo mesmo. Queria que a AMD pudesse diversificar seu portfólio assim também, mas aí lembro que a empresa comandada pela Lisa Su é nanica perto da Nvidia e Intel.

A Apple não compra empresas grandes, salvo raras exceções. Dinheiro ela tem.

A Apple tem suas próprias CPUs/GPUs e mais o AfterBurner, que hoje atualmente é usado para aceleração de vídeo. Mas o hardware dele é modular, ela pode atualizar o firmware e transformá-lo no que precisar. Ela usa ele inclusive para desenhar os seus próprios chips.

1 Curtida