Nubank volta a explicar novo cartão com limite: "não é pré-pago"

Originally published at: https://tecnoblog.net/413788/nubank-volta-a-explicar-novo-cartao-com-limite-nao-e-pre-pago/

Cartão do Nubank requer depósito para liberar limite de crédito, permite parcelar compras e tem pagamento de fatura

Não entendo a vantagem de ser parcelado. De qualquer forma o saldo ficará retido… :thinking:

1 curtida

Essa é a ideia.
Não existe almoço grátis.

No fim eles fizeram o que deveria ser o cartão pré-pago desde o começo, acho que por isso a confusão. Também não havia ficado claro pra mim, mas essa publicação esclareceu bastante.

1 curtida

Como essa modalidade gera histórico de crédito acredito que após um tempo você possa resgatar o dinheiro e manter o limite (Isso é uma suposição), o que tornaria uma vantagem.

1 curtida

Outra diferença é que no Banco Inter o saldo utilizado pra aumentar o limite fica rendendo, enquanto no Nubank não

1 curtida

Pois é, por enquanto banco Inter se for fazer essa gambiarra é mais vantajoso.

Isso é interessante para quem tem um dinheiro guardado na poupança - que nunca mexe e não quer gastar - e não tem crédito suficiente em cartão de crédito ou o Score está bagunçado no SERASA a ponto de não conseguir crédito. Permite assim você parcelar um celular, uma TV, sem que isso você tenha que gastar o dinheiro todo de uma vez. (Ex: quero gastar 200 reais em uma parcela do meu orçamento mensal/salário para comprar uma TV, mas quero manter os R$ 2000,00, que juntei e guardei na poupança).

No final das contas, você teve que fazer um esforço para pagar o produto (para ir liberando o seu dinheiro retido) e manteve aquele dinheiro que você queria guardar, no lugar de simplesmente gastar todas as suas economias.

Com certeza tem um nicho ai de pessoas com problemas de crédito no passado, mas que hoje tem condições financeiras equilibradas, mas não conseguem mais crédito no mercado, que esse tipo de crédito cai bem.

Embora como já mencionado nos comentários, no INTER seu dinheiro fica retido, mas rendendo, uma opção talvez mais interessante.

Mas não tô me referindo a fazer o procedimento de usar o dinheiro como crédito, isso até eu já fiz numa compra com o cartão Nubank há uns meses.
O que tô falando é de pagar parcelado, sendo que o dinheiro ficará retido, então tanto faz. Ok, poder parcelar faz parte da função crédito, não é como no pré-pago que proíbe o parcelado, mas na prática não tem porque parcelar.
Não vi menções de que o dinheiro continua rendendo uma vez que usa ele como limite de crédito. Só é uma pequena vantagem se continuar rendendo.

Bom, ficou claro agora que tem uma diferença entre isso e o pré-pago…

Eu só não entendo porque alguém compraria algo parcelado no cartão se tem o dinheiro para pagar a vista. Em vez de deixar o dinheiro retido no banco, pode simplesmente usar o dinheiro para pagar o produto que quer comprar a vista, e ainda conseguir um desconto no processo.

Mas para alguém deve fazer sentido né… Sei lá.

Agora sim, na outra matéria eu tinha reclamado exatamente disso de não haver muita explicação, e muita gente confundiu acreditando se tratar de um cartão pré-pago.

E a matéria foi além, mostrando as diferenças e explicando que na concorrência essa modalidade já existe.

Entretanto, pelo que entendi aparentemente no Nubank esse dinheiro parado não rende igual ao Inter.

Digamos que eu queira comprar algo e coloque 500 reais como investimento e limite, ao resgatar é garantido que terei pelo menos meus 500? Meu medo é descontarem imposto de renda e outros custos e acabar saindo com menos do que eu investi.

Tenho uma professora na Faculdade que prefere comprar parcelado e usar o dinheiro que pagaria à vista pra investir e deixar rendendo caso não tenha desconto entre à vista e parcelado, o que na contramão do que a gente imagina, ocorre com frequência.

O único sentido que eu vejo, pelo menos no inter é que nessa modalidade vc consegue aumentar seu limite já existente. Pode não continuar não fazendo sentido mais eu explico.

Por exemplo, vc quer comprar uma TV nova que custa 5 mil reais, entretanto vc só tem 3 mil de limite no cartão e mais 2 mil em dinheiro, o que já dificulta, pois não conheço uma loja virtual que aceita pagar metade do valor no credito e outra parte em boleto, por exemplo.

Nesse caso vc pode ir numa loja física e tentar barganhar, porém por experiência própria é difícil os lojistas fazer o mesmo preço de uma loja virtual, ainda mais se vc for pagar mais da metade parcelado como é nesse exemplo.

2 curtidas

Gosto demais dessa modalidade de crédito baseado em investimentos. Além de incentivar a pessoa investir, acaba tendo um limite de crédito baseado no que tem, no que praticamente está por dentro do poder de compra individual de casa um. Isso cria uma segurança para a instituição e para o cliente que acaba fugindo do endividamento.

1 curtida

Eu acredito que o imposto é aplicado somente em cima do que rendeu, como é igual em todos os tipos de investimento.

Vc só sairia com menos do que entrou no caso de inadimplência, ai sim seria descontado o valor da fatura no dinheiro guardado.

1 curtida

Pelo que deu pra entender, no caso do Nubank esses 500 não terão rendimento algum.
Você coloca 500 e o limite do seu cartão passa a ser de 500.
Se usar 300, o limite fica em 200. Se não usar mais, esses 200 ficarão parados até você usar o cartão de novo ou resgatar o dinheiro. Mas os 200 não vão render.
Agora se você está falando da opção do Banco Inter, onde tem rendimento, daí o imposto de renda só incide sobre o valor do rendimento. Então se você investir 500 e render 5, os impostos (IOF se retirar em menos de 30 dias e o IR independente) só vão incidir sobre os 5. Isso é pra valer pra qualquer investimento.

1 curtida

Tem razão… Eu lembrei de outro caso também. Outro dia mesmo eu estava reclamando que o NuBank estava limitando o limite, pois talvez o NuBank Rewards estivesse causando prejuízo para ele.

Esse é um típico caso em que aumentar o limite artificialmente ajudaria a aumentar a coleta de pontos no NuBank Rewards.

Ano passado eu precisei pagar uma cirurgia que era 2x o meu limite de crédito. Eu tinha o dinheiro pra pagar a vista, mas preferi colocar no cartão e pagar por ele, pois assim eu coletei os pontos do rewards. Eu tentei negociar com o hospital um desconto mas não consegui, então essa foi a melhor alternativa.

Olha ai… Parabéns NuBank. :smile:

Pré-pago gourmet