Nubank tinha falha de segurança que facilitava roubo de dinheiro usando o Gmail

2 curtidas

A equipe de segurança de centavos.

8 curtidas

Essa falha não é nova. Me surpreendo que só tenham corrigido agora.

Mesmo assim, fico feliz que pelo menos para a troca de senha do app, será exigido o reconhecimento facial. Acho que isso deveria ser exigido sempre em alterações de senhas ou transações com valores acima de X reais.

Com o reconhecimento facial atualmente sendo feito completamente por IA e não mais uma equipe de pessoas, não sei a razão do Nubank ainda economizar o uso da ferramenta.

2 curtidas

E as ações ó …

3 curtidas

Desse jeito não tem como confiar em deixar dinheiro no Nubank né. Pensei em deixar meus centavos valiosos mas sinceramente minha confiança está caindo mais que a média móvel.

Alguém tem alguma recomendação onde posso deixar rendendo na renda fixa?

2 curtidas

É o tipo de falha que um app financeiro jamais poderia cometer!! Eu já tenho evitado ao máximo o Nubank por isso, voltei com mais força ao Santander e BB, que posso fazer as transações exclusivamente via computador seguro. É interessante que até o foco da criminalidade em golpes finaceiros via computadores diminuiu, e o móvel que de início era “mais seguro”, está bem vulnerável justamente pela facilidade do furto\roubo.

3 curtidas

Tesouro Selic não serve?
Praticamente qualquer banco tem opção de investir no Tesouro Direto sem taxa e tem boa liquidez.
Se precisar de liquidez mais imediata parecida com a liquidez da NuConta talvez o CDB do próprio Inter, que rende 100% do CDI e tem saque a qualquer momento.

Como ocorria a invasão ao app do Nubank

O criminoso precisava descobrir o CPF da vítima e conseguir acesso a algum e-mail da pessoa. Nesse caso, o elo mais fraco é o Gmail, já que, diferentemente do Apple Mail e do Outlook, o app não pode ser protegido por senha no Android e nem no iOS.

Como protege o Apple Mail por senha? Explica aí pra eu fazer já!

1 curtida

isso não só expõe uma falha do nubank, mas do Gmail também.

5 curtidas

Comparando com outros bancos: O app do Itau, pra você fazer um pix, ele pede a senha do aplicativo (a senha da internet) e na ultima etapa do procedimento ele pede a senha do cartão (que é a outra senha, q se usa no caixa eletronico).
Além disso pra reinstalar o app tem q ir no caixa eletrônico habilitar, é tipo um token.
O Itaú me parece bem mais seguro.

1 curtida

A brecha é no Gmail que não tem bloqueio biométrico, então nesse caso sugiro usar o Spark pra acessar o e-mail.

Além de bloquear com biometria, tem como colocar as outras contas de e-mail ali, de outros lugares.

Outra coisa é não usar o Gmail pra recuperar senha, e usar um e-mail que só é controlado dentro do APP, assim acho que dificulta um pouco.

3 curtidas

O Apple Mail não tem proteção por senha! Vale lembrar. Mas e a troca de e-mail? Pq um dia desses troquei o e-mail não pediu nenhuma confirmação e se a única coisa que impede é a senha do celular, ainda continua fácil: basta “pedir” a senha na hora do roubo

Alguém já solicitou ao Gmail a funcionalidade de bloquear o aplicativo por biometria?

3 curtidas

Acabei de mandar uma solicitação pelo recurso de feedback do Gmail.

Achei na internet a solicitação de um usuário, mas ele fez no fórum errado.
https://support.google.com/mail/thread/140811958/feature-request-fingerprint-pin-when-opening-android-app?hl=en

Estava pensando aqui também seria interessante ter esta função no Google Authenticator, Gerador de tokens.

2 curtidas

O problema é que uma vez usada a conta do Google para qualquer outro serviço, a mesma de sync do Android, basta baixar o Gmail e ter acesso aos emails.

2 curtidas

Seria bem interessante mesmo, acho um absurdo os apps da Google não terem esse tipo de proteção em 2022.

O Google authenticator eu larguei justamente por não ter proteção biométrica e nem backup na nuvem, já pensando em um possível assalto. Agora to 100% no Microsoft Authenticator que tem biometria e backup na nuvem (precisa ter uma conta da Microsoft, que dá pra ficar salva só no PC)

7 curtidas

De 0 a 10 quais os riscos do Tesouro Selic em comparação com o CDB

Você confia no Inter?

Na outra matéria do tecnoblog tem algumas sugestões.

“Se você tem um Samsung, por exemplo, pode usar a função de Pasta Segura para bloquear certos aplicativos com senha. Para outros aparelhos que rodam Android, tem outros truques que ajudam esconder apps no sistema.”

1 curtida

Desde o começo da pandemia o app do Itaú permite habilitar o token direto pelo celular, sem precisar ir no caixa.

eu não sabia que estava assim. No comecinho da pandemia troquei de celular e tive que ir no itaú, o app simplesmente não funcionava no celular novo. De qualquer forma eu acredito que o sistema do itaú hoje esteja mais seguro, mesmo não precisando ir no caixa.

Mas mesmo assim eu acho a senha do itaú fraca. Poucos dígitos, todos numéricos.
Existe o bloqueio após a terceira tentativa errada de colocar a senha, mas isso é mais um transtorno do que uma segurança: se você tiver o número da agência e conta de alguém você pode colocar a senha errada várias vezes pra obrigar essa pessoa a ir a uma agência.