Nubank testa parcelamento de compras feitas à vista no cartão de crédito

4% ao mês? Tá é maluco…

O parcelamento não é sem juros, no caso em questão. E não existe parcelamento sem juros. O custo do dinheiro já está embutido no valor à vista.

Valor investido com liquidez diária (que é o que se precisaria ter pra arcar com a dívida do parcelamento) não rende nada hoje em dia. Considerando a inflação, o rendimento é até negativo.

Gente, cada um faz o que quiser da vida. Só estou alertando porque a maioria das pessoas nesse país cai nessa conversa de banco e fintechs. Mas cada um acredita no que quiser.

1 curtida

Pode não existir, mas se eu tenho a opção de pagar R$120 a vista ou 6 parcelas de R$20, o parcelamento está sendo sem juros em relação ao valor à vista e é isso que importa.

Se o primeiro pagamento for depois de 30 dias da compra, eu tenho 30 dias rendendo em cima de R$120, depois mais 30 dias rendendo em cima de R$100 e assim por diante.
Rende pouco? Sim, mas pelo menos rende.
Rende menos do que a inflação? Possivelmente.
Mas vou ter mais dinheiro no fim das 6 parcelas do que se eu tivesse pago à vista, já que o pagamento à vista não gera retorno algum. E vou ter o produto pelo mesmo período.

Mas de fato, cada um faz o que bem entender com o seu dinheiro. Para alguns esse trabalho de parcelar e investir não vale a pena. Eu particularmente acho meio trabalhoso fazer isso, então opto por sempre parcelar as compras (quando dá pra fazer sem juros) no Nubank pra aproveitar o desconto que eles dão por antecipar as parcelas. É pouca coisa, mas desconto é desconto.

1 curtida

Tecnicamente não, se considerar a inflação do período. Mas tudo bem, é um bom exercício para as pessoas refletirem.

Isso é que nem exercício de física no colégio, onde vc desconsidera a resistência do ar só pra facilitar a conta.

Eu faço o pagamento à vista e eu tenho o produto em mãos. Mas o dinheiro se foi e não tem como render.

Eu faço o pagamento parcelado e pago a primeira parcela só daqui a 30 dias. Eu ainda tenho R$120 na conta e o produto em mãos. Nos primeiros 30 dias rende, sei lá, R$0,12 líquidos.
Faço o pagamento da primeira parcela, ficam R$80,12 na conta. Mais 30 dias e rende R$0,08.
Faço o pagamento da segunda parcela, ficam R$60,20 na conta. Mais 30 dias e rende R$0,06.
Repito isso até a última parcela e sobra R$0,40 na conta.

Por mais que exista inflação, R$0,40 ainda é mais poder de compra do que R$0 e, na minha percepção, isso signica ter mais dinheiro.
E mesmo que você considere que eu continue ganhando meu salário, esses R$0,40 vieram de outra fonte que eu só teria ao ter parcelado a compra.

A não ser que eu esteja me esquecendo de alguma coisa.

2 curtidas

É uma boa fonte de renda pra eles, pq só devem lucrar no crédito rotativo e empréstimos.

Tô esperando ainda a integração com a Easynvest que compraram. Prometendo vários benefícios.

1 curtida

Fazia tempo que o Nubank não trazia algo de novo pro mercado, provavelmente nunca vou usar, mas achei interessante essa possibilidade de parcelar só uma das compras em vez de parcelar a fatura toda.

3 curtidas

Tipo deixar de pagar R$5.500 em 12 vezes num notebook a um ano pra juntar R$8.000 pra comprar agora porque os preços não são mais os mesmos? As coisas sabem de preço. Juntar dinheiro não é viável.

Acho que concordamos plenamente que pessoas sem controle financeiro se enrolam com as contas. Mas isso acontece comprando a vista ou parcelado, não faz a menor diferença.

Esse exemplo que vc deu é do cara que teve 38% de lucro na bolsa, mas tem 2500 reais investidos. Apesar do rendimento fantástico, ele não vai mudar a vida da pessoa.
Ao contrário da bola de neve que se cria com juros sobre juros para as pessoas que têm dívida no cartão.

Mas como estamos falando de Nubank e sua taxa de 4%, não faz muito sentido falar em compra sem juros, já que não é a proposta do cartão.

Continua pensando assim…
Se a gente for entrar em situação econômica atual, minha resposta é que não compre nada agora.
Mas, espero que essa situação no Brasil não dure muitos anos (já dura há 6 pelo menos).

Como assim novo? Parcelamento de fatura já existe há anos em vários bancos/cartões. Ou esse tem algo diferente que não pesquei?

Ué, esse vc pode parcelar compras à vista já feitas. Essa é a diferença

É exatamente o que eu disse, por isso a dúvida: parcelamento de fatura (que obviamente é formada por compras já feitas) existe há vários anos

A função nova do Nubank permite parcelar seletivamente uma ou outra compra feita à vista, ao invés de parcelar a fatura inteira…

3 curtidas

Ahhh agora sim entendi a diferença! Obrigado pelo esclarecimento!! :+1::+1:

2 curtidas

O problema de parcelar a fatura como um todo é que as vezes tu já tem compras parceladas nela e não quer reparcelar (vira uma bola de neve, pq no mes seguinte tu embola o parcelamento com o reparcelamento) essas compras, agora o nubank permite tu parcelar de forma seletiva as que foram feitas a vista.

2 curtidas

Você só pode parcelar a fatura inteira. A novidade agora é que pode parcelar só uma compra específica.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.