Nubank testa parcelamento de compras feitas à vista no cartão de crédito

Originally published at: Nubank testa parcelamento de compras feitas à vista no cartão de crédito – Finanças – Tecnoblog

Toda compra com cartão de crédito do Nubank pode ser dividida em até 12 vezes, com parcelas respeitando um mínimo de R$ 20

1 curtida

Rapaz, eu só espero que essa geração que acha cool ser cliente do nubank não se deixem enganar por esses 4% de juros mensais. Nesse aspecto, o nubank se parece mais com o bancão da esquina do que com uma fintech.

6 curtidas

é ótimo para emergência, mas espero nunca precisar usar.

3 curtidas

Achei bem bacana, mas a taxa é altíssima! Pra aquelas situações de aperto funcionam bem, mas pra esses casos já existem o parcelamento da fatura, que não parece ser muito diferente.

3 curtidas

É uma cilada, Bino!
Há linhas de crédito mais baratas, se a compra for urgente e não puder esperar.

Regra 1 do cartão de crédito: fatura se paga sempre à vista.
Compras do dia a dia idem.
Parcelamento só se o benefício for maior do q a espera, mas aí volta ao início do meu post - há linhas de crédito mais baratas.

2 curtidas

Nubank querendo enforcar os clientes na bola de neve dos juros, enquanto se passa por cool e amigão :roll_eyes:

imagem

5 curtidas

Galera que tá reclamando aí: isso não é obrigatório tá?

Claro que não é coisa pra sair usando em toda compra, mas é mais uma sacada excelente do Nubank e tem hora que é vantajoso. Pensa numa loja que dá desconto a vista por exemplo, mas você não tem todo o dinheiro ou não quer comprar a vista. Pega em uma vez e parcela direto com o cartão. Vai ter desconto pagando parcelado.

Fiz um calculo aqui:

Kabum dá 10% de desconto pagando em uma vez. Qualquer compra que fizer lá e parcelar em até 4 vezes com juros de 4% a.m. já vale a pena.

1 curtida

Isso aí é um perigo. Alias qualquer juros é menor que o do crédito rotativo de cartão. Isso não é parâmetro pra nada, rs.

2 curtidas

Ninguém está reclamando. Estamos alertando, pois o povo brasileiro não tem educação financeira e, na maior parte das vezes, cai no conto do parcelamento, do empréstimo para negativados ou para o cartão da loja q oculta juros exorbitantes.

6 curtidas

Só uma pergunta: você controla TODOS os seus gastos? Eu controlo e na maioria absoluta das vezes parcelamento é bem mais vantajoso que sair torrando grana a vista e acabar ficando sem reserva.

Vejo muita gente caindo no conto do “desconto a vista” e na hora de uma emergência não tem um puto no bolso.

1 curtida

Controlo totalmente os meus gastos.

Já entrei em bola de neve de cartão qd era estudante e não desejo isso para ninguém.

Não é uma questão se vale a pena parcelar.
É o fato de que num país como o Brasil, não vale parcelar se isso for gerar um endividamento nas pessoas e isso acontece normalmente pela questão da falta de educação financeira das pessoas.

Eu ou vc somos uma bolha que não reflete a realidade da maioria das pessoas nesse país.

Reserva é reserva. Não se usa reserva se não for emergencial. São coisas diferentes.
Estou falando de planejamento financeiro, tudo que o Nubank ou qualquer outro não vão expor para o grande público.

4 curtidas

Resumo: se não tiver controle, pouco importa se tá parcelando ou se comprar a vista. Vai se complicar.

Eu sempre parcelei minhas compras e nunca tive problema, nem quando minha renda não era fixa.

1 curtida

Se não tem dinheiro e não é uma necessidade emergencial, melhor juntar o dinheiro e pagar à vista.
Sempre! O mundo não é essa bolha que vc imagina. Nem todo mundo tem controle e sucumbe a qualquer oferta sem pensar duas vezes.

3 curtidas

Se der pra parcelar sem juros, pode ser mais interessante parcelar e deixar o restante do valor investido.

1 curtida

4% ao mês? Tá é maluco…

O parcelamento não é sem juros, no caso em questão. E não existe parcelamento sem juros. O custo do dinheiro já está embutido no valor à vista.

Valor investido com liquidez diária (que é o que se precisaria ter pra arcar com a dívida do parcelamento) não rende nada hoje em dia. Considerando a inflação, o rendimento é até negativo.

Gente, cada um faz o que quiser da vida. Só estou alertando porque a maioria das pessoas nesse país cai nessa conversa de banco e fintechs. Mas cada um acredita no que quiser.

1 curtida

Pode não existir, mas se eu tenho a opção de pagar R$120 a vista ou 6 parcelas de R$20, o parcelamento está sendo sem juros em relação ao valor à vista e é isso que importa.

Se o primeiro pagamento for depois de 30 dias da compra, eu tenho 30 dias rendendo em cima de R$120, depois mais 30 dias rendendo em cima de R$100 e assim por diante.
Rende pouco? Sim, mas pelo menos rende.
Rende menos do que a inflação? Possivelmente.
Mas vou ter mais dinheiro no fim das 6 parcelas do que se eu tivesse pago à vista, já que o pagamento à vista não gera retorno algum. E vou ter o produto pelo mesmo período.

Mas de fato, cada um faz o que bem entender com o seu dinheiro. Para alguns esse trabalho de parcelar e investir não vale a pena. Eu particularmente acho meio trabalhoso fazer isso, então opto por sempre parcelar as compras (quando dá pra fazer sem juros) no Nubank pra aproveitar o desconto que eles dão por antecipar as parcelas. É pouca coisa, mas desconto é desconto.

1 curtida

Tecnicamente não, se considerar a inflação do período. Mas tudo bem, é um bom exercício para as pessoas refletirem.

Isso é que nem exercício de física no colégio, onde vc desconsidera a resistência do ar só pra facilitar a conta.

Eu faço o pagamento à vista e eu tenho o produto em mãos. Mas o dinheiro se foi e não tem como render.

Eu faço o pagamento parcelado e pago a primeira parcela só daqui a 30 dias. Eu ainda tenho R$120 na conta e o produto em mãos. Nos primeiros 30 dias rende, sei lá, R$0,12 líquidos.
Faço o pagamento da primeira parcela, ficam R$80,12 na conta. Mais 30 dias e rende R$0,08.
Faço o pagamento da segunda parcela, ficam R$60,20 na conta. Mais 30 dias e rende R$0,06.
Repito isso até a última parcela e sobra R$0,40 na conta.

Por mais que exista inflação, R$0,40 ainda é mais poder de compra do que R$0 e, na minha percepção, isso signica ter mais dinheiro.
E mesmo que você considere que eu continue ganhando meu salário, esses R$0,40 vieram de outra fonte que eu só teria ao ter parcelado a compra.

A não ser que eu esteja me esquecendo de alguma coisa.

2 curtidas