O golpe do pix errado, citado na reportagem, só funciona se a vítima “devolver” o dinheiro fazendo um pix para uma chave diferente da que enviou o suposto pix “errado” para ela. Se ela usar a ferramenta de devolução de pix, disponibilizada pelas instituições financeiras em seus respectivos apps, a quantia será devolvida para a chave que enviou o pix para ela e o Banco Central terá meios de rastrear a devolução. Dessa forma, mesmo que o golpista solicite a devolução via BC, ela não será feita novamente porque o BC conseguirá identificar que ela já foi feita.
O que precisa ser feito é um trabalho (árduo, diga-se de passagem) de conscientização da população para que todos usem apenas a ferramenta de devolução de pix quando precisarem devolver algum valor recebido dessa forma.
Existem várias formas de bloquear um golpe mas nenhuma surte efeito quando o cliente é muito ingênuo e colabora com os golpistas. Aí não tem sistema anti-fraudes que resolva.
Além disso, 70% dos clientes do banco caem em ações do tipo, apesar de alertas.
Garai não é possível.
Além disso, 70% dos clientes do banco caem em ações do tipo, apesar de alertas.
Esse número deve estar errado, não é possível.
“Além disso, 70% dos clientes do banco caem em ações do tipo, apesar de alertas” - diante disso, creio que o problema não é exclusivamente dos clientes, hein!
Muita gente sequer conhece a função. Uma campanha massiva de informação sobre a função acabaria com esse golpe.
Outra possibilidade seria o banco, quando identificar uma nova transferência com o mesmo valor de um pix recebido, informar o usuário que caso se trate de uma devolução então deveria utilizar a função específica e redirecionar para ela.
Ah sei não ein. Vira e mexe alguém cai no golpe do príncipe nigeriano doando a fortuna. Ou nos clássicos “sedutores da internet”.
Eu até tenho experiência pessoal com pessoas q conheço q caíram naquele golpe do uber quando vende coisa na internet.
Campanhas e notícias assim devem reduzir os afetados, mas nunca da pra subestimar a inocência da galera.
Isso diz muito sobre os usuários e também sobre os recursos de segurança do próprio banco.
O que eu não entendo é como o BC deixa utilizarem a ferramenta de estorno de dinheiro de forma tão leviana que os golpistas não são rastreados.
Na verdade são, principalmente em valores acima de 500 reais. Os valores contados pelos bancos já cobrem seguros de transações e é por conta deste seguro que os bancos nunca ficam no prejuízo mesmo quando ressarcem clientes que caem em golpes de valores elevados.
Mas como que o ladrão consegue estornar o dinheiro das contas das vitimas sem serem rastreados?
Eles são rastreados e vão parar numa lista de fraudadores e ficam impedidos de registrar novas chaves.
Solução: usam terceiros ou cpfs oriundos de listas vendidas na deepweb ou por funcionários insatisfeitos de operadoras e instituições bancárias.
Provando que a culpa não é só do cliente que cai no golpe, o golpe começa dentro da instituição bancaria e o BC tem de começar a punir mais os bancos que deixam isso acontecer.
Tentaram me dar esse Golpe (depositaram R$ 4.000,00) de uma chave aleatória, ai passou umas horas me ligaram pedindo para devolver, na chave diferente, pronto, eu disse olha só devolvo se o banco solicitar , entre em contato com o banco e tal. o cara surtou e ai vi que era golpe e de raiva eu fui e coloquei o dinheiro na poupança (Essa conta não tinha nada além de 3 centavos ) isso que a ligação foi gravada era uma conta antiga que já ia encerrar, em 20 dias e até agora nada, e amanhã vou encerrar a conta então o malandro se fudeu.
Se todo mundo lucrasse em cima do golpista esses golpes rapidinhos iam desaparecer, também sou do time que não devolveria o dinheiro se alguém pedisse pra mandar em uma chave pix diferente.
Se a pessoa pedisse pra mandar de volta da onde o dinheiro veio originalmente eu até devolveria.
Não dou uma sorte dessas XD
Pior q alguns bancos parecem q não mostram a opção de devolver facilmente (ou eu não prestei atenção suficiente).
Até porque se não devolvesse, você estaria incorrendo em crime de apropriação indébita.
Felipe ali em cima não curtiu isso XD
Mas imagina q curioso o processo aberto pelo golpista falando q mandou o dinheiro por “engano” e pediu pra devolver em outra chave pix.
Aí chega o golpeado q na verdade se tornou golpista com os prints do zapzap