Nubank abre pré-cadastro de chaves do PIX para transferências

Originally published at: Nubank abre pré-cadastro de chaves do PIX para transferências – Finanças – Tecnoblog

Banco Inter, Santander e Nubank fazem pré-cadastro de chaves do PIX, sucessor do TED e DOC para transferências 24 h/7 dias

1 curtida

Que comece lá treta, quer dizer, lá fiesta :sweat_smile:

2 curtidas

Essa opção não apareceu no app do Nubank.

4 curtidas

Então vamos ter que escolher com cuidado onde vamos cadastrar nossas chaves?? E se eu desistir de uma, tem como cancelar e usar em outro lugar?

2 curtidas

O pré-cadastro para o PIX começou a ser liberado hoje; nem todo mundo vai ter acesso imediato. Foi assim com o Banco Inter, demorou alguns dias até a opção aparecer para todo mundo.

3 curtidas

Sim! Você pode fazer a portabilidade cancelando a chave em um banco e fazendo o cadastro em outro.

4 curtidas

E não posso ter duas chaves, por exemplo? Várias pessoas possuem contas em mais de uma instituição.

Se vai ter briga pelos meus dados quero ver também começar a ter algum tipo de vantagem ao escolher um banco.

4 curtidas

Nesse caso fico mais tranquilo. Uma preocupação a menos. :grinning_face_with_smiling_eyes:

Também to curioso :open_mouth:

Você pode usar seu CPF como chave em um banco, o endereço de e-mail em outro, e o número de celular em um terceiro, por exemplo. Também será possível criar chaves alfanuméricas para usar como quiser; trata-se do Endereço Virtual de Pagamento (EVP).

6 curtidas

Mas se é “fácil” a criação de chaves, por qual motivo vai ser a briga das instituições pelo cadastro dos clientes?
Se todos vão implementar, e o cliente pode ter uma chave em cada um, a disputa é por ver quem faz primeiro? Vai ser o e-penis de 2020?

2 curtidas

Parabéns Santander por inventar um nome diferente. Vai ser ótimo ver gente perguntando se SX funciona com PIX…

3 curtidas

Desculpe a minha ignorância, pois a coisa ainda é bastante nova. Mudará a forma como eu farei uma transferência para outra pessoa? Tipo, antes eu precisava apenas da agência e conta da pessoa (e CPF em alguns casos), agora vou precisar da chave dela?

Agora você precisa apenas da chave que pode ser qualquer uma dessas três opções email, CPF ou n°celular.

CPF, e-mail, celular são chaves que só podem estar cadastradas em 1 instituição. Você pode colocar uma em cada ou todas na mesma. Então querem pegar primeiro e garantir o pré cadastro.

Não, você vai poder fazer Pix inserindo banco, agência, conta, cpf ou usando uma chave Pix.
Essa chave Pix pode ser uma sequência aleatória gerada pelo próprio sistema ou um atalho pré cadastrado como um número de telefone, cpf ou e-mail.

Vou acabar só registrando CPF como chave e provavelmente no Nubank.
Deram mais detalhes do sistema do Pix, parece que ao inserir uma chave, será possível ver o nome completo, banco e 6 dígitos do meio do CPF do dono da chave.

Não gostei da ideia de alguém pegar meu número de telefone ou email e descobrir esses dados sem nenhum esforço.

1 curtida

Foi exatamente isso que pensei, pois o Nubank já disponibiliza dados da pessoa inserindo o CPF, mas passar a fazer isso usando o número de telefone ou e-mail de uma pessoa não seria uma ideia muito segura. CPF ou uma chave alfanumérica ainda parece ser mais seguro…

2 curtidas