Novo golpe via exploit no WhatsApp?

Salve, galera!

Hoje me deparei com uma situação no mínimo curiosa envolvendo o WhatsApp Web.

Basicamente um número de DDD 85 desconhecido pra mim (meu DDD é 11) me incluiu em um grupo sem membros, enviou uma mensagem com uma falsa propaganda de plano da Claro (contendo um número de DDD 11 no corpo da mensagem, o que foge à coerência, tendo em vista que o remetente tem DDD 85) e, posteriormente, me excluiu do grupo. O grupo não tem título (“Unknown Subject”) e nem membros (0 membros).

Até aí, mais um golpe, que eu simplesmente poderia ignorar, ok. O problema é que:

• Meu WhatsApp está definido para que só contatos possam me adicionar em grupos, enquanto eu tenho literalmente uma dúzia de contatos, nenhum dos quais tem DDD 85 e nenhum dos quais parece ser esperto o suficiente para saber me adicionar a um grupo e me remover logo em seguida.
  • A mensagem só aparece no meu WhatsApp Web. Quando entro no app do WhatsApp, não há sequer indícios desse grupo. Isso é o que mais me chama a atenção, pois era para, no mínimo, o grupo constar na lista de conversas do aplicativo.

Seria esse algum novo golpe se aproveitando de algum novo exploit envolvendo WhatsApp Web e sua sincronização independente em nuvem? Vocês já viram algo similar? Seguem abaixo alguns prints:

WhatsApp Web (onde o tal grupo aparece com mensagem às 9h de hoje):

WhatsApp no Android (ocultei minha lista de conversações, mas repare nas datas, todas de ontem):

Minha configuração de privacidade referente à permissão de inclusão minha em grupos:

Talvez tenha acontecido com mais pessoas. Só reparei porque meu WhatsApp é praticamente um cemitério, então qualquer mensagem nova chama minha atenção ali, enquanto esse mesmo tipo de golpe pode acabar perdido na lista de conversações de um usuário mais socializado, que certamente vai acabar nem reparando.

4 Likes

Aconteceu o mesmo comigo, muito estranho!

Teoricamente só meus contatos poderiam me add em grupos, além do fato estranho de aparecer só no Whatsapp Web. Acho que deve ser um bug e estão se aproveitando.

1 Like

O mesmo número que enviou, ou foi outro? A propaganda usada no golpe também é a mesma?

Teria alguém conseguido clonar o WhatsApp de algum contato seu ou alguma coisa próxima disso e se aproveitar da permissão??

É uma possibilidade, mas o curioso é que não aparece nada do tipo “Fulano te adicionou ao grupo”, como geralmente aparece quando somos adicionados a um grupo. O único número que aparece ali é um número totalmente desconhecido e fora da minha agenda de contatos.

Aconteceu exatamente comigo também, hoje mesmo. O número que apareceu no grupo é: +55 85 9643-1482

1 Like

Mesma coisa comigo hoje, não cheguei a abrir a mensagem, apenas deletei, mas pela preview parecia ter uma estrutura igual só que era de plano de saúde. Achei bizarro quando percebi que não tinha nada no celular. DDD era 62.

1 Like

O ideal seria denunciar esses grupos ao staff do WhatsApp, embora não sei se isso adiantaria alguma coisa, mas é algo que tenho feito com tais grupos, esses dias foram mais dois grupos que apareceram e sempre aparecendo somente via WhatsApp Web, aí vou nas opções do grupo e denuncio porque se for algum exploit (já que aparece só no WhatsApp Web mas não aparece no smartphone) eles precisam corrigir isso.

Acontece comigo toda hora. Sempre denuncio o grupo e o contato, mas acredito que não dá em nada. Coisa de duas semanas atrás tentei entrar em contato com o suporte do Whatsapp para informar o caso mas só recebi uma resposta automática (Recebemos sua mensagem. Estamos cientes do problema e estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível. ). Acredito que seja alguma vulnerabilidade no Whatsapp Web ainda não endereçada mas já sendo explorada ativamente.

1 Like

Estou com o mesmo problema, alguem pode dizer como q resolve??? Gostaria de saber tb o q é isso, virus, clonagem, o que pode ser? Pois so podem me colocar no grupo quem tem contato. E percebi q so aparece no whatsap web, no celular nao aparece. E é so venda de planosde saude.

e

1 Like

Entrando no tópico pra relatar que comigo acontece quase todo dia, as vezes 2x ao dia, em todos os grupos vendendo plano de saúde como foi com @Vivianesilvac

1 Like

Comigo também ocorre pelo menos 1 vez ao dia. Sempre denuncio o contato, e se houver algum número na mensagem também denuncio. Já alterei diversas configurações de segurança no meu aplicativo (inclusive bloqueando qualquer contato de me adicionar em grupos), mas mesmo assim não funcionou.

1 Like