Não confio na google, principalmente agora que as bigtechs apoiam o fascismo e fakenews…
Acabei de ver sobre isso, fui nos apps do meu smartphone e de fato está lá esse aplicativo que, se bem me lembro (constantemente acesso a página Settings → Apps), não estava lá. Em muitos lugares que estão falando sobre isso, sugeriram pra desinstalar. Ainda não desinstalei pois tenho mais dúvidas do que certezas:
- Há muito não uso mais o Google Photos, tenho usado o Aves Libre como app de galeria. O recurso de “sinalizar conteúdo sensível” ocorre só em apps da Google ou também ocorre na hora de interagir com fotos da galeria através de outros apps?
- O recurso apenas “embaça” uma imagem potencialmente “sensível” ou há o risco dessa porcaria excluir a imagem/arquivo sem minha autorização?
- Tenho imagens (artes) góticas beirando/sendo o “gore” e outros tópicos que poderiam ser considerados “sensíveis”, como imagens do tipo “uncanny valey”, artes envolvendo cemitério e demônios e etc, envolvendo caveiras e ossos (bem detalhadas até), todas artes que vejo e baixo porque gosto de dark arts. Como exatamente esse app vai mexer nessas imagens?
- A desinstalação disso pode afetar a execução de outros apps, talvez que dependam desse app?
- Quando exatamente ocorreu a instalação desse app, e será que ele foi o único nesse sentido?
- Diz-se que o processo de escaneamento e classificação é feita em segundo plano, no próprio dispositivo. É isso que tem feito meu Nokia do nada virar uma carroça ultimamente?
Perguntas feitas, é sempre cansativo ver meu aparelho, aquele que eu comprei com o meu dinheiro e não com o dinheiro de uma empresa multibilionária (a Google não contribuiu com um único centavo sequer na compra desse aparelho), instalando/fazendo coisas que eu não autorizei, instalando/fazendo coisas “pra minha própria segurança” (leia-se: o que a Google e outras corporações/estados acham que deveria compor o meu portfólio de “segurança”, sei lá, como se eu fosse incapaz de decidir coisas por conta própria, como se eu fosse uma criancinha).
Engraçado que supostamente o Android é baseado no Linux pois são dois mundos bem diferentes: meu PC com Linux não atualiza sozinho, não instala coisa que eu não queira (e ele ainda me pergunta se eu quero realmente instalar quando eu rodo pacman -Syu
), e o mais importante: não fica escaneando arquivos em segundo para determinar sua “sensibilidade”, e eu digo isso porque eu tenho como saber quando um programa está acessando coisas no HD do meu PC.
Já o Android, cada aspecto nele grita involutariedade. Começa pelo fato de eu ser obrigado pela sociedade a ter um smartphone Android ou iOS porque muitos serviços, mesmo aquelas que funcionam em navegador (outro mundo inclusive onde há nenhuma escolha: engine Chromium ou engine Firefox), exigem instalar um app.
Aí eu poderia tentar fazê-lo em um GrapheneOS, LineageOS ou em qualquer alternativa de-googled ou mesmo rootear o Android, mas daí muitos apps bancários e governamentais param de funcionar, então sou obrigado a manter um Android “original”, que não me avisa quando um app de sistema é instalado, não me permite rodar lsof
, htop
, iotop
ou qualquer ferramenta para diagnosticar problemas de lentidão espontânea, e agora pelo jeito vai embaçar (literalmente) com minhas artes góticas (algumas das quais eu mesmo desenho ou gero). Porque, pelo jeito, eu não ter o controle do meu próprio aparelho já não era suficiente.
Acabei de ver e estava lá instalado, além dele um tal de “Android system key verifier”, isso é um saco, Google deveria dar opção se vc quer ou não instalar, é igual o Google play ARcore que vivo desinstalando e ele volta sozinho
Vc consegue nos explicar o que é fascismo?
Ele não deve saber nem onde está nesse momento
Tipo de coisa que me anima a pegar celular da Huawei por não estarem mais usando Android. Americano é engraçado, vive acusando os outros de espionagem e me vem com esse aplicativo que eu não pedi pra instalarem e ainda de código fechado, tiram com a nossa cara e mesmo assim continuamos usando o sistema deles, isso tem que acabar
Cara, pode falar o que quiser mas eu não consigo confiar mais no Google, ainda mais depois daquele episódio que o Google denunciou um pai pra polícia por pedofilia porque ele tinha fotos do próprio filho sem roupa no celular. Detalhe: as fotos eram para mostrar pro médico do filho, por causa de alguma coisa que a criança tinha que preocupou os pais. Mas até explicar que focinho de porco não é tomada, o Google f* com a vida do cara.
Instalar sozinho ?? Desconheco por completo isso , tenho 1 galaxy s10+, e muito sinceramente nao sei o que e ter aplicações a serem instaladas , e, ou, atualizadas sem que seja por minha acção, nao tenho nenhum antivírus, nem nenhum programa/apk para nada disso, mesmo assim , nao sei o que isso é.
O mesmo posso dizer sobre meu portatil, 24h , meses , sempre ligado, sem antivírus (nem o Windows defender) , nao tenho vírus, nao tenho atualizações de apps, de software, nada de nada , sempre ligado a net, e , a unica net que meu portátil consome , e somente se estiver no navegador de Internet, ou, a sacar torrents , quando as pessoas tem dispositivos electrónicos, mas so os usam para instagrams, tik toks e afins, nao mudam/personalizam o dispositivo em si, depois , ha sempre coisas dessas, e, afins, ides com sorte porque volta e meia “aparecem” umas notícias destas, para que aí, as pessoas reparem, mas, nessa altura, ja o dispositivo fez oq quis, e o utilizador “tik tok” depois arranja.se como puder/souber
Gostaria de salientar que ele não foi o único que teve esse comportamento. Eu percebi a presença repentina do também Android System Key Verifier.
Eu tenho a impressão de que se algum app vai afetar a execução de outro, ele não permite a desinstalação, no máximo a desativação (exemplo: Android System WebView). Fora que, se o app não estava lá, e apareceu, então certamente ele não vai afetar o funcionamento de outros.
É como se ele tivesse sido instalado, só não foi manualmente…
Tem perfil que só aparece aqui quando é pra defender bilionário, né? Curioso
Bem, essa coisa foi instalada em meu aparelho. E o mais curioso é que eu não uso o Google Mensagens (não uso no sentido de ter desinstalado, mesmo). Uso outro app para SMS. Pra que iria servir então?
É aquilo. O celular até pode se seu, mas o sistema não é. A menos que compile a sua build sem depender dos frameworks do Google.
Vivemos tempos sombrios
Provavelmente são parte do Google Play Services e/ou vieram numa atualização de sistema do Google Play recente.
Play Services, Play Store e tal tem permissões de sistema no Android, então
E vc achava q não era assim antes? Ah q inocência…
Vlww! Nem sabia dessa parada, removi aqui
Eu também percebi há alguns dias que o sistema Android instalou sozinho no meu celular (Redmi Note 10) as aplicações Android System Key Verifier e Android System Safety Core. Decidi, por enquanto, não desinstalar as duas aplicações.
Percebi aquecimento no smartphone durante alguns dias e a carga sendo drenada rapidamente. Após ler a matéria, desinstalei os dois aplicativos e notei melhora na bateria e temperatura.
Provavelmente a Google vai forçar a instalação novamente.
Percebi que a bateria do meu celular tava acabando rápido mesmo desligado, foi só desinstalar esse Key Verifier e o Safety Core que voltou ao normal… Pelo menos teve como desinstalar…
Até o momento, não houve nenhuma alteração na bateria do meu celular, mesmo com os Androids Systems Key Verifier e Safety Core instalados.