Nova carreira no velho continente

Originally published at: Nova carreira no velho continente – Comportamento – Tecnoblog

Mudança de lar: como os brasileiros de TI estão iniciando suas carreiras na Europa e adaptando-se à nova realidade

1 curtida

Já tenho dois amigos da TI que estão na Irlanda e em Portugal, e outros tantos pensando/planejando o mesmo. Boa fuga à todos.

2 curtidas

Saudades de Dublin 🥲

Eu morei na Austrália por 6 meses pra fazer intercâmbio, foi muito bom, mas foi graças a esse intercâmbio que eu descobri o quanto gosto do Brasil.
Hoje em dia eu aceitaria morar fora novamente apenas se fosse temporário. Se fosse uma oportunidade pra eu ir sem previsão de voltar, eu não iria.
Apesar de todos os problemas, gosto muito do Brasil.

Acho que essa preferência está diretamente ligada às condições de onde você vive aqui. Geralmente melhorias em segurança, estrutura, educação e saúde pesam mais do que todos os ônus de morar fora.

Nunca morei na Europa. Mas já vivi tal experiência nos EUA.
Não tem como comparar.
O Brasil é nosso país, mas somos muito atrasados para uma série de coisas e a vida é muito curta pra ficar sofrendo o tempo inteiro à espera de melhorias.
Se tem a oportunidade de sair pra trabalhar, acho que é algo a se pensar.

Tem gente que coloca empecilho, como frio, cultura, a própria língua (mesmo Portugal, há um impacto inicial ao se comunicar).
Mas eu, particularmente, acho que vale a pena, nem que seja uma experiência pra vc falar que não gostou e quer voltar.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.