Notebook para SolidWorks

Qual Notebook que atende bem para solidworks bom e barato?

Vai precisar de no minimo um I5
8 GB ram
SSD
Placa de video Nvidia ou ATI
Uma maquina assim tu acha entre uns 3500 a 4500

1 curtida

Cara… no curso, eu rodava solidworks num i3-3320, 4GB RAM single sem SSD. (nunca disse que era rápido, só que rodava)

Mas "barato’ é bem relativo… precisamos da tua definição de barato.

Até uns 5k tem uns Ryzen 5 3500U com 8GB RAM e SSD.

1 curtida

Qual é o orçamento?
CAD não combina muito com máquina barata.
Mas depende do q vc quer fazer, se é pra estudo ou uso profissional.

Como o @keaton falou, rodar deve até rodar em configurações mais modestas.
Mas qualquer modelagem mais complexa precisa de bastante RAM e uma placa de vídeo dedicada.

1 curtida

Geralmente programas CAD dependem muito mais de processador do que de placa de vídeo, a placa de vídeo só é bem utilizada para renders e afins.
Procura um notebook com o melhor processador possível dentro do orçamento, e o resto como os outros disseram, ssd, 8gb ram pelo menos e por ai vai.

Uso cad num notebook com iris xe e vai de boa, só demora um pouco mais em render, mas tirando isso tranquilo.

Tenho um desktop aqui que tem placa de video boa, na modelagem normal ela nunca passou de 4% de uso. Ja o processador sempre acima de 50%

1 curtida

Correto - o processador é importante.
Mas modelagem 3D com muitos polígonos exige uma placa de vídeo decente.
É simplesmente irritante dar um pan num modelo mais complexo, por falta de memória de vídeo.

No caso do solidworks, se tu colocar uns 8GB de SWAP, até resolve.

Dependendo da complexidade, modelagem e simulação também precisarão muito de placas mais parrudas. Se tu precisar de precisão, a placa teria de ter dupla precisão no formato de ponto flutuante. (Agora não lembro se dava para fazer isso só no driver, mas acho que até dava.)

Mas enfim, Solidworks é um monstro que custa > 20k reais… hahaha

trabalho com AutoCAD 2022, e rodo bem com um AMD Ryzen 5 3500U, 12GB de ram, SSD M.2 256gb…
só uso 2D, Revit aqui também roda bem…!!!
mínimo um i3 de 10ª geração com 8 giga de ram e um ssd… se tiver placa de vídeo ótimo, mesmo assim vai rodar bem, mas com limitações.

Seria até uns 4 mil no máximo, estava buscando

Até 4k para usar SolidWorks vai ser meio dificil com esse dólar alto na impostolandia… Tu vai ter de sacrificar alguma coisa, como:

  • qualidade do monitor
  • pegar Acer/ASUS com carcaça de baixa qualidade
  • armazenamento
  • hardware mais antigo

Tem esse:
https://www.kabum.com.br/produto/149914/
Esse tem a carcaça bem meh, hardware é mais antiguinho e tem pouco armazenamento…

Então, é pra estudar e ir treinando no SolidWorks, não seria para trabalho, por isso queria um até uns 4 mil reais

Então. Esse que eu mostrei deve servir, 3500. Só lembra que a carcaça desse ai é meio frágil, então tenta não derrubar.

1 curtida

Beleza, obrigado

Uma coisa, veja se esse tem ventilação em baixo (pequenas aberturas para entrada de ar), se não tiver… compra uma apoio com fan que ele esquenta um bocado e pode começar à ter thermalthrottling.