Notebook para os próximos oito anos

O dólar tem de cair e tem de surgir novos aparelhos. Os antigos foram importados com o dólar alto. hahaha

Um MacBook Air, com M1, já daria conta, mas o Pro lhe traria mais segurança no futuro. Olhando no site Brasil, com algumas personalizações, chegaria a 20 mil. E a versão Pro, por 23.

Comprando fora e pagando todos os custos, a economia é irrelevante, perto da dor de cabeça.

Por 7K, a única coisa que vai conseguir é algum Mac bem antiguinho, o que não compensa.

Existem duas alternativas: Comprar uma máquina com Windows, ou esperar mais e adquirir o Mac novo, já com M1.

Ninguém mais deveria comprar Macs com intel. Vão receber suporte e tudo, porém ficarão estagnados em razão da tecnologia já estar defasada. Mesmo Macs do ano passado não conseguem mais competir com as variantes M1.

Algumas notas devem ser ditas. Um bom notebook com Windows, você terá opção de atualizar alguns componentes. Então escolhendo uma máquina com essas possibilidades, teria uma economia no curto prazo. O Mac você terá que comprar logo na melhor capacidade que puder, mesmo que hoje não seja necessária.

Exatamente! Da pra pegar um Dell com 8GB de Ram e futuramente subir pra 16GB. O mesmo se dá com o storage, pode pegar um com 120 ou 256 de SSD e futuramente subir pra 512, dando um fôlego a mais na maquina. Outro ponto sobre o storage das maquinas Dell, claro que não vai ser a melhor marca nem o melhor modelo de SSD, então com o tempo você pode apenas pegar um SSD de melhor qualidade e não necessariamente com maior capacidade de armazenamento, apenas para aproveitar melhor o barramento em termos de velocidade de leitura e escrita.

1 curtida

Recomendo fortemente um Thinkpad da linha T, como o T490.
Tenho um T430 funcionando 100% até hoje, um note de 2012.

Ele recebeu upgrades de RAM e armazenamento nesse meio tempo, além de uma bateria nova, mas o resto está impecável.

Tive um T420 também, que hoje está com meu pai, e ele também está funcionando perfeitamente, depois de quase uma década de estrada, só com um up para 12GB de RAM, e um SSD.

A linha ProBook da HP também é extremamente robusta, e tenho alguns amigos com modelos Core de primeira geração, funcionando 100% até hoje, com mais de dez anos de uso diário, apenas com as manutenções básicas e upgrades normais (SSD e RAM).

1 curtida

Outra coisa a se considerar é se um notebook de hoje vai conseguir continuar sendo usado pra edição de vídeo e imagem daqui a, sei lá, 5, 6 anos, visto que a qualidade do material base vai sempre aumentar e a qualidade final esperado também (o que significa que é possível que FullHD seja considerado de baixa qualidade em uns 5 anos), além do desgaste do hardware que a atividade gera.

No Brasil ainda não é considerado, lá fora já é… tem gente gravando video em 12k… (claro que isso não é realidade em boa parte do Brasil ainda, nem 4k ainda é)

Eu peguei um Mac Air M1, paguei 1100 dolar, (R$ 6100 no dia da compra), Paraguai memo…
Peguei ele pelo salto de desempenho, 3x o intel, 5x em GPU…
Por ter uma tela muito boa,
Construção em alumínio,
Bateria 20hs (Não consegue acabar com ela, até um power bank sustenta ele ligado horas e horas).
Nesses aspectos, so tendo uma tela desse nível os concorrentes são o preço dele, MAS NÃO TEM VALOR DE REVENDA NENHUM.
O contra é só as 2 portas USB no air
Minha ideia é usar 2 anos e vender e pegar um novo, interando quase nada dd grana.

Comprou no Paraguai pela internet ou presencial?

Comprei presencial mesmo.

Pode me passar algumas informações como: qual a loja, preço do dólar, se é possível comprar on-line?

Presencial, cambio do dia, chega lá e tira um calhamaco de real, converte em dolar da umas 11 notinhas…e
Cell shop paraguai, ninguém envia pro Brasil
Mas dependendo a pessoa tem milhas e vai até foz…vai no py e paga 1100, chega na aduana e declara, vai pagar mais 50% do excedente da cota…ou seja…(1100-500)/2=300 imposto…isso é pra quem vai de avião…

Total 1400 dolar, legalizado… Mais ou menos 7500
E na cell shop eles tão parcelando com um esquema lá…paga um jurinhos…mas fica bom…na aduana é a vista

1 curtida

Minha escolha nessa situação seria o seguinte, pegar um hardware bem básico mesmo, um notebook com 4gb ram, e um i3 dual core. E eu esperaria os programas de edição de vídeo, e de imagens, migrarem para a nuvem.

Mas se ele precisa do equipamento pra agora/futuro próximo, vai ficar aguardando por quanto tempo?
O Lightroom CC que usa a cloud da Adobe faz todo o processamento na máquina, que dirá então opções mais avançadas como o Photoshop ou Premiere. Até onde sei, não existe editores realmente sérios baseados em nuvem. E mesmo que exista, com certeza vai consumir mais que 4Gb de Ram pra rodar razoavelmente.

1 curtida

No mínimo, para todos os programas que conhecemos migrarem para a nuvem, seriam uns cinco anos.

Eu estou me referindo ao processamento e armazenamento em nuvem.

Vejo esse futuro 100% na nuvem um pouco distante para aplicativos que fazem uso massivo de dados. Fico pensando na quantidade de tráfego e dificuldades inerentes desse delay em todo o processo.

Disclaimer: estou opinando baseado na minha realidade profissional. Não edito vídeos, mas trabalho com datasets da ordem de centenas de GB os quais — até mesmo dentro da empresa, com cabeamento estruturado gigabit — geram problemas. Somos obrigados a fazer uma cópia de todos os arquivos a serem trabalhados localmente nas workstations para conseguir processar e, só depois de concluído o projeto, devolvemos aos servidores de arquivos o resultado final.

5 curtidas

Pessoal, aproveitei um desconto na Magazine Luisa e peguei o notebook Samsung Odyssey 2, modelo NP850XBD-XG2BR - Prata. Optei pelo modelo pelas possibilidades de atualizações, desempenho e design discreto. Obrigado pela ajuda!

2 curtidas

Excelente escolha, foi uma das máquinas na minha “lista de finalistas” quando comprei, recentemente, um, note mais parrudo.

Toda linha Thinkpad é monstro, boa herança da IBM para a LENOVO.

Pois eh, eu tenho um da serie 5000 pra uso pessoal tambem e tive que trocar a ventoinha com menos de 1 ano de uso. Alem de tudo, nao sei o que aconteceu que a ventoinha ficava ligada direto… formatei a maquina e voltou ao normal. o.O
Uso um para o trabalho da serie 7000 e ele tem um problema que a maquina parece que tem um HDD ligado, fazendo barulho direto. Soh para qdo a ventoinha liga… vai entender!

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.