Notebook para os próximos oito anos

E aí pessoal!

Inicio agradecendo a cordialidade dos membros desta comunidade. De fato é uma comunidade diferenciada.

Vamos ao pedido de ajuda. Busco comprar um notebook com bom desempenho para os próximos oito anos. O orçamento é R$ 7 mil e procuro telas com 15,6 polegadas, no máximo. Telas menores são bem vindas.

A pretensão é comprar um item novo - será que consigo entrar no mundo MAC?

A principal características que busco é desempenho e armazenamento em SSD.

1 curtida

A ideia de usar um computador por tanto tempo me leva a sugerir o Mac, mas ou esperaria um pouco ou colocaria mais e pegaria um já dessa leva com o chip M1. Consideraria um Mac mini como opção?

Com os preços absurdos da Apple, acho difícil conseguir uma maquina pra oito anos na casa dos 7 mil reais.

Sou cliente da Dell há uns 12 anos e as máquinas que comprei sempre duraram muito tempo. Vendi, ano passado, um notebook da Dell que comprei em 2010 ou 2011 (não lembro exatamente) e meu cunhado usa pra trabalhar com design gráfico tranquilamente. O que deu a sobrevida pra máquina foi o SSD Samsung que coloquei uns 3 anos atrás.
Atualmente tenho um Inspiron série 7000, que comprei em meados de 2017, não uso tanto quanto usei o notebook anterior, mas não vejo essa maquina perdendo desempenho tão cedo.

1 curtida

Sim, considero. Acha que consigo pegar um?

Para tanto tempo igual você quer a primeira coisa que me vem à cabeça seria um MacBook (Air ou Pro). Mas com R$ 7 mil você não vai conseguir comprar um equipamento novo.

A alternativa que me vem à cabeça seria talvez algum notebook da linha Surface da Microsoft ou algum da Dell. São os que parecem durar mais.

Fui cliente Dell. Comprei um Inspiron em 2008 e ainda o tenho funcionando bem. Dois itens me desanimaram na Dell: o barulho da ventoinha que é muito alto e o som de baixa qualidade. Comprei um Inspiron 5000 para minha esposa este ano. E o mesmos problemas permanecem.

Depende… para o que tu vai usar esse notebook? Mas eu acho complicado conseguir uma maquina que dure tanto por 7k… Principalmente porque estamos falando de uma maquina com uma construção melhor que um Acer Aspire 3, por exemplo… e isso já encarece um tanto…

Se você considera comprar um Mac Mini, então você deve estar aceitando a possibilidade de não comprar um notebook e usar uma solução que exija um monitor, mouse e teclado.
Então a pergunta que fica é se você precisa de mobilidade e de quanta mobilidade (já que se comprar um Mac Mini, vai precisar ter certeza que terá um monitor, mouse e teclado disponíveis aonde quer que seja que você vá usar). Porque se não precisar, ver opções de desktop talvez seja mais interessante.

2 curtidas

@Keaton o uso será para edição de vídeo Full HD e edição de imagens. @centauro sim, mobilidade é importante para mim e, após sua reflexão, considero não ser adequado o MAC mini.

Hm… nesse caso eu ainda acho mais interessante um desktop… ainda mais porque uma placa de vídeo decente faz uma boa diferença…
Não consegui encontrar um único notebook com construção decente e placa de vídeo boa (>>> GTX1660) por esse valor. O mais próximo foi 10.5k

O Avell A60 atenderia, contudo pagar à vista é inviável, no momento.

Você pode tentar pegar pela Apple store educacional ou tentar ver em grandes lojas se consegue um desconto a vista. Será uma máquina duradoura.

Você se refere ao MAC mini? Eu desisti dele pela questão da mobilidade.

Ah sim! Eu vi depois a mensagem! Desculpe!

1 curtida

Não daria para pagar 2x de 4k?

Não neste momento. Pensando em aguardar até março e os desdobramentos das vacinas. Penso que se o homme office terminar, os preços dos computadores tendem a cair.

Os Dell gamers são uma opção legal pro seu uso.
Esse ta dentro do seu orçamento:
https://www.dell.com/pt-br/shop/notebooks-dell/dell-g5-15/spd/g-series-15-5590-laptop/cg5590w7046pbrw

O dólar tem de cair e tem de surgir novos aparelhos. Os antigos foram importados com o dólar alto. hahaha

Um MacBook Air, com M1, já daria conta, mas o Pro lhe traria mais segurança no futuro. Olhando no site Brasil, com algumas personalizações, chegaria a 20 mil. E a versão Pro, por 23.

Comprando fora e pagando todos os custos, a economia é irrelevante, perto da dor de cabeça.

Por 7K, a única coisa que vai conseguir é algum Mac bem antiguinho, o que não compensa.

Existem duas alternativas: Comprar uma máquina com Windows, ou esperar mais e adquirir o Mac novo, já com M1.

Ninguém mais deveria comprar Macs com intel. Vão receber suporte e tudo, porém ficarão estagnados em razão da tecnologia já estar defasada. Mesmo Macs do ano passado não conseguem mais competir com as variantes M1.

Algumas notas devem ser ditas. Um bom notebook com Windows, você terá opção de atualizar alguns componentes. Então escolhendo uma máquina com essas possibilidades, teria uma economia no curto prazo. O Mac você terá que comprar logo na melhor capacidade que puder, mesmo que hoje não seja necessária.

Exatamente! Da pra pegar um Dell com 8GB de Ram e futuramente subir pra 16GB. O mesmo se dá com o storage, pode pegar um com 120 ou 256 de SSD e futuramente subir pra 512, dando um fôlego a mais na maquina. Outro ponto sobre o storage das maquinas Dell, claro que não vai ser a melhor marca nem o melhor modelo de SSD, então com o tempo você pode apenas pegar um SSD de melhor qualidade e não necessariamente com maior capacidade de armazenamento, apenas para aproveitar melhor o barramento em termos de velocidade de leitura e escrita.

1 curtida