Notebook - memória/configuração para os próximos dez anos

Olá, comunidade!

Estou cogitando comprar o Vostro 3520, com W11 Pro, I7 de 12ª geração, 16 GB (2x8) de memória.

O meu uso é bem tranquilo: nada de game, quase nada de edição de vídeo/áudio.
Entendo que 16 GB é muita memória pro meu uso (atualmente tenho um Inspiron com 3 GB que dá conta, quando não desiste de tudo por aquecimento).

O que me incomoda neste Vostro é a impossibilidade de expansão da memória além dos 16 instalados.

Minha expectativa é um aparelho para não ter problemas por pelo menos uns dez anos!

Então para médio e longo prazo o que pensam sobre o limite de memória em 16GB? E esta configuração de processador deve sobreviver com bom desempenho também, não?

Aliás, é uma linha “empresarial” provavelmente pensada para escritórios climatizados e não com sol de 40 graus batendo na ponta da mesa a um metro do aparelho. Não encontrei comentários, reclamações sobre aquecimento dos Vostro (mas acho que é pq ninguém compra eles).

Sugestões outras equivalentes (limite de 6k) também são bem vindas.
Obrigado!

2 curtidas

Se for linha empresarial, acho que não terá memórias soldadas. Então daria para trocar 2x8 por 2x16GB se o processador aceitar.

Mas memória RAM nunca é demais. Não atrapalha quando sobra, mas se tu precisar por algum motivo, estará lá.

Vostro, já tive um para mais nunca, carcaça frágil. Prefiro a linha Latitude ou colocar mais 1 mil e tenta pegar um macbook air M1, mas não sei se dura uns 10 anos de atualização de sistema operacional

Esse processador endereça até 64GB de RAM (sem informação se seriam 2 ou 4 pentes de RAM). 32 GB (2x 16gb) devem ser tranquilos para ele, a Dell só não deve ter se dado ao trabalho de homologar isso.

Pesquisando na internet se acha pentes de RAM de 32GB DDR4, teoricamente podendo o notebook chegar a 64GB.

Único limitador é que ele é DDR4, e ano que vem os novos modelos devem vim com DDR5 já.

3 curtidas

Dell está colocando DDR5 só nos notebooks com processador Intel de 12ª, mas ela está implantando bem lentamente notebooks com 12ª.

Segundo o site da Dell, o Vostro 3520 vem com processador de 12ª mas com memoria DDR4 ainda.

então retiro o que eu disse.

olhando aqui, 3520 é único modelo de todos os modelos da linha vostro que tem 12ª geração e DDR4.

Só que fique impressionado que a linha vostro aqui no Brasil tem tantos modelos, tem até de 16 polegadas

A 12ª geração da Intel é um requisito para utilizar DDR5. O controlador de memória das gerações anteriores só é compatível com DDR4, enquanto a 12ª geração aceita tanto DDR4 quanto DDR5, dependendo do layout da placa-mãe…

2 curtidas

ainda bem que tem que ser assim, memória DDR5 para comprar estava quase 1 mil conto por único pente no meio do ano

Vostro é a linha empresarial mais básica, não é muito diferente dos Inspiron.

Os empresariais serious-business são os Latitude.

Dito isso, a Dell costuma publicar os manuais de reparo de boa parte dos produtos, então dá pra olhar quantos (e se) slots de memória eles tem, não precisa tentar adivinhar ou pesquisar em cantos obscuros da internet.

1 curtida

Eu estou pra entrar numa empreitada parecida com a tua.

Meu Asus VivoBook S400CA vai completar 8 anos comigo, mas já não vai muito longe. Já tive que trocar o cooler, mas o que eu coloquei já deu problema, além de que já tive problema com a carcaça e afetou o cabo da tela, que distorce dependendo do ângulo do notebook. O duro é que eu gosto dele, principalmente pelo touchscreen, característica hoje presente apenas em notebooks mais caros e geralmente com tela que gira a 360º.

Asus e Lenovo eu já desconsiderei, porque a porta LAN ainda é importante pra mim, e elas já não a incluem em praticamente todos os seus produtos. Dell eu não curto muito (e me decepcionei com a qualidade no acabamento de um modelo recente deles), e Acer eu até comprei um Aspire 5 A515-54-74F9, mas veio com defeito (ao desplugar o fone de ouvido, o notebook desligava sozinho, além da tela estar com um leve vazamento de luz), e eu não gostei do carregador não ter a marca dela, e devolvi.

Eu ia comprar o Samsung Book NP550XDA-KU1BR com Intel Core i7 1165G7, 8 GB de RAM DDR4 (expansível até 32 GB 3200 MHz) e 256 GB de SSD NVMe(+ 1 slot SATA 2.5 vago). E até comprei, mas a Americanas se enrolou com a sua própria transportadora e não entregou, e cancelei a compra. No final, foi até melhor, porque na Black Friday o preço dele caiu bastante (paguei R$ 3773, e atualmente chegou a R$ 3150).

Mas decidi que o sucessor dele, o Galaxy Book 2 NP550XED-KS2BR, é mais interessante (Intel Core i7 1255U, 512 GB de SSD, webcam 720p e carregador que usa a porta USB-C, além do chassi de metal), embora ainda esteja com disponibilidade limitada a apenas a Loja Oficial da Samsung, mas lançado por R$ 7100, já chegou a ficar por R$ 3743. Estou de olho nele, e estou aguardando aparecerem mais variantes, especialmente uma com GPU dedicada (o problema é que as variantes do Samsung Book com GPU dedicada tiveram disponibilidade limitada e o preço pouco caiu, e receio que o mesmo poderia acontecer com o Galaxy Book 2), ou o preço do modelo com GPU integrada cair pra menos de R$ 3500 (se chegasse nos mesmos R$ 3150 do Samsung Book seria ainda melhor). Pena que aqui no Brasil a tela ainda segue sendo TN (no exterior é PLS) e removeram um USB 3.2 pra colocar um USB 2.0, e o botão POWER não possua nenhum LED indicativo, mas o Galaxy Book 2 brasileiro ao menos possui as portas de upgrade fácil, o que é interessante.

Estou pensando em buscar um novo notebook também. Eu comprei um Samsung style em 2020 e a dobradiça da tampa quebrou. Quebrou do nada, nunca deixei o aparelho cair e não abria e fechava com violência e a peça simplesmente se desfez. O aparelho ainda funciona, mas a tela está completamente solta, só os cabos de conexão do monitor impedem da tampa se soltar de vez.

Quais as marcas que vocês acham que tem as melhores carcaças? Depois dessa, Samsung nunca mais! :rage:

Eu sugeriria Lenovo. Temos um Yoga 520 de 2018 aqui cujas dobradiças ate hoje funcionam perfeitamente. A única coisa que aconteceu na carcaça foi a parte inferior rachar perto do parafuso (mas foi culpa minha, porque apertei muito forte quando instalei um SSD).

1 curtida

Laptop prós próximos 10 ano é o Lenovo Ideapad. Acho que o E14 está com bom preço.

Por 10 anos é complicado, porém com essa configuração você conseguirá usar por muito tempo. Se você pensa no longo prazo, a melhor escolha é comprar uma configuração bem acima da que usa hoje, pois com o tempo e com os softwares se tornando mais pesados, ele não vai lhe deixar na mão.
Hoje em dia 8gb é o mínimo recomendado, 16gb é uma ótima opção

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.