Notebook com RAM totalmente soldada: Qual a sua opinião?

Uma coisa que venho percebendo nos últimos meses, é que as fabricantes estão trazendo mais notebooks sem slot expansível de RAM, enquanto modelos com RAM expansível estão simplesmente desaparecendo.

Até recentemente, notebooks com essa característica eram basicamente os modelos premium ultrafinos (como os da linha Acer Swift e Samsung Galaxy Book Pro) ou com tela que gira (como os Lenovo Yoga, Acer Spin e Samsung Galaxy Book 360).

Mas agora, esse movimento está vindo com força nos modelos de entrada e intermediários, também.

A Asus foi uma das pioneiras, com o E510, mas atualmente ela tem vários VivoBook Go nessa situação.

A Lenovo começou a seguir a onda, com vários ideapad 1 e 1i nessa situação.

A Acer também está com vários Aspire 3 com RAM soldada, mas lá fora, até os Aspire 5 não estão escapando.

E a Samsung, que já vinha com esse movimento lá fora desde 2020, agora aqui no Brasil também colocou em prática a estratégia de não ter nenhum notebook com RAM expansível, com o Galaxy Book3 e agora o Galaxy Book4.
samsung

Isso parece afetar mais modelos com processador AMD Ryzen da série 7000, mas modelos com Intel Celeron ou Intel Core i3-N305 também são afetados.

As únicas que ainda não vi aderindo a essa “moda” foram Dell e HP, pra citar as mais relevantes.

Particularmente esse movimento das fabricantes me incomoda (na verdade, soldar 1 dos slots também já não me agradava há tempos), especialmente por ter muitos notebooks vindo assim com 8 GB de RAM, em tempos em que essa quantidade já começa a ser um problema até para uso básico.

O pior é que ainda tem modelos com RAM toda soldada que estão vindo com 4 GB de RAM, ou seja, já são produtos descartáveis desde o projeto (e isso também afeta chromebooks, que aqui no Brasil estagnaram nessa quantidade).

Deixe a sua opinião sobre esse assunto.

Já estou aceitando que notebook, daqui a não muito tempo, vai ser um eletrodoméstico que não permite atualização nenhuma e tampouco manutenção. Estragou, toca fora.

Às vezes dá vontade de começar a estocar ThinkPad…

3 Likes

Nesses modelos de entrada, RAM soldada é só obsolescência programada mesmo, até porque são sempre CPUs fracas, porém, nos modelos topo de linha, RAM soldada é um caminho sem volta porque oferece benefícios tangíveis e resolve problemas que começaram a incomodar (velocidades de transferência, consumo de energia, entre outros).

Para efeito de comparação, linha M da Apple moveu os chips de memória para o mesmo substrato da CPU, atingindo velocidades altíssimas que nenhum padrão de memória soquetada até então (com exceção, talvez, do CAMM2) entrega, os novos Core Ultra 200 da Intel seguem esse mesmo paradigma, e acredito que em breve a AMD também apresente novas CPUs com RAM “soldada” no mesmo substrato…

3 Likes

Meu Acer Aspire 5 (Ryzen 5700) tem 8gb de RAM, mas o pente de 4gb é soldado… ou seja, se quiser trocar por mais vou perder o dual channel, certo?

Vira Flex Channel. Por exemplo, com 4 GB soldados e um pente de 16 GB, você terá 20 GB de RAM, desse total, 8 GB poderão ser acessados na mesma velocidade que você obteria no Dual Channel, e os 12 GB restantes serão acessados em velocidade reduzida (equivalente ao Single Channel)…

2 Likes

Uia, não sabia dessa… valeu pela resposta.

Com o Lunar Lake da Intel, isso deve se espalhar pra muito mais modelos.

1 Like

1 palavra: lixo.

Ao meu ver o maior problema é que esses notebooks estão vindo com menos memoria RAM no que muitos celulares que vemos por ai, se esses modelos basicos trouxessem pelo menos 12GB, até atenderia por alguns anos, até o fim da vida útil deles, só que com 8GB já nascem no limite, igual os Android com 4GB de RAM hoje em dia, já nascem obsoletos.

1 Like

O ideal era que tudo fosse modular, não só componentes como a memória, mas até a tela, a câmera, enfim, deu prentender. Infelizmente não vivemos no mundo ideal e nossa tecnologia não consegue fazer isso sem perdas que nos irritem. Mas realmente é muito ruim comprar uma máquina e não poder melhorar ela.

1 Like

Todos os chips arm são assim não?

Provavelmente vai ficar cada vez mais comum mesmo.
Pra empresa é bom por dois motivos, uma é que força o usuário a comprar um novo, outra é que é mais barato soldar direto na placa porque é um componente a menos. Fora que sem o slot sobra um pouco mais de espaço interno.

Pro usuário é triste porque perde liberdade, além de ser péssimo pro meio ambiente porque aumenta o volume de lixo eletrônico.

Tirando a Framework, é bem provável que as outras comecem a oferecer cada vez menos opção com possibilidade de upgrade.

5 Likes

Memória RAM é barata e relativamente fácil de instalar, qualquer técnico de esquina consegue fazer. As fabricantes querem oferecer opções com mais memória RAM cobrando preços bem acima do que custaria você mesmo expandir a memória.

Bom, sou contra, obviamente. Enquanto puder, evito comprar modelos com RAM soldada.

2 Likes