Nokia retorna ao Brasil com Multilaser e celulares intermediários

Originally published at: Nokia retorna ao Brasil com Multilaser e celulares intermediários – Celular – Tecnoblog

Multilaser vai fabricar smartphones da Nokia no Brasil; HMD Global é mencionada no sistema de homologação da Anatel

A pergunta que fica é se a Multilaser vai seguir todos os padrões de fabricação da Nokia

4 curtidas

Essa “Nokia” aí é só uma marca. Nada além disso. Não tem absolutamente nada a ver com a Nokia que conhecemos.

Isso. Desde que sigam os padrões da Nokia HMD…

Sem contar que seria mais uma fabricante com Android “puro”.

2 curtidas

Isso já se sabe faz tempo, a HMD Global está lançando celulares com a marca Nokia acho que desde 2016. Mas os aparelhos dela são (ou pelo menos costumavam) Interessantes.

3 curtidas

Existem duas empresas criadas por ex-funcionários da Nokia: Jolla e HMD.
HMD focada em tentar fazer telefones Nokia que possam remeter ao que a Nokia tinha: robustez, confiança e qualidade.
Enquanto Jolla é focada em sistema operacional pós-MeeGO, onde tentam aplicar um design futurístico e alternativa aos sistemas dominantes do segmento mobile.

HMD tem todas as patentes que Microsoft tem com a Nokia através de um acordo de 10 anos.
Contando que a HMD tem alguns funcionários da antiga divisão Nokia/Microsoft Mobile Oy, é essencialmente a divisão mobile da Nokia, só que separada da empresa principal.
O problema é que a HMD está perdida (demais) no segmento e tentando lançar uma cacetada de smartphones sem nenhum diferencial notável para o consumidor e com nomenclaturas confusas (5.1 6.1 7.1 8.1 9PV e etc)

Se a HMD por um acaso tomar a decisão encerrar seus planos, Nokia não irá tomar tanto dano financeiramente quanto aconteceu anteriormente com a Nokia + Microsoft, eles só pegam os Royalties pelo uso do nome e marca mundialmente.

14 curtidas

Não vai acontecer. Sinto muito.

Deixem a Nokia (enquanto fabricante de celulares) descansar em paz.

1 curtida

Independente de ser montagem da Multilaser, se trouxerem pra cá aquele Nokia 3310 com 4G e todos os apps de mensagem eu com certeza vou comprar com celular secundário.

1 curtida

Pra quem falava mal da DM e da Multilaser agora quem quiser coisas oficiais terá que aceitar né Xiaomi e Nokia (chinesa HMD), estas fabricantes e importadoras kkk.
Por isto amo mercado cinza, além de mais barato.

HMD só fabricante

A Multilixo só não tem reputação pior que a da Negativo Positivo.

1 curtida

Olha… quando li Multilaser torci o nariz…
Mas temos que acreditar que a fabricação seguirá padrões estabelecidos pela HMD e não pela própria Multilaser. Se for assim os “New Nokia” tem alguma chance por aqui principalmente junto às pessoas com mais idade que compravam Nokias no antigos tempos da carta de celular e do início do chip pré-pago. Para a atual juventude eles não tem apelo nenhum.

1 curtida

Ótima notícia!

Ai que esta a questão… Se ela vai fazbricar padrao ML ou padrao HMD.

Vale lembrar que era a Gradiente que fabricava os melhores celulares da Nokia. Então se o projeto for bom e tiver controle de qualidade decente, não tem motivo pra não dar certo.

Curiosamente a própria Multilaser trabalha com o “Android puro”, além de que também trabalha com o KaiOS.
Não estou vendo muita vantagem nessa parceria para a Multilaser, já que os segmentos abrangidos pela HMD são os mesmos da fabricante brasileira.
A parceria da DL com a Xiaomi faz mais sentido, uma vez que o foco da DL são feature phones e tablets (hoje menos), enquanto a Xiaomi fica com os smartphones e wearables.

Uma pena que a HMD não se estabeleceu aqui no Brasil ainda em 2017, mesmo que fosse só pra trazer feature phones inicialmente.
É um segmento que a marca ainda pode conseguir bons resultados, já que só tem a Lenoxx como multinacional concorrendo, uma vez que Motorola, Samsung e LG abandonaram esse nicho há anos.
Mas se trouxer os novos 3310, 8110, 2720 e 5310 pra cá, certamente será uma boa opção.

Uma pena que essa parceria entre Nokia e Gradiente não se repetiu agora.

1 curtida

Pergunta de 1 milhão de reais… Mas não duvido que a Multilaser produza mal e porcamente esses celulares da Nokia, que pelo que ouvi falar, metade são muito bons e outros são uma porcaria. Vejamos as cenas do próximo capítulo…

Eu usei Negativo, ops Positivo, é uma porcaria, agora Multilixo, não sei como será, mas veremos essas cenas dos próximos capítulos…