Nokia G60 5G chega ao Brasil com promessa de atualização até o Android 15

1 curtida

Nokia vai demora bastante até reconquista a confiança do público quanto as atualizações

1 curtida

Numa boa, essa câmera em formato de gota é feia pra caramba, na minha opinião. Poderiam mudar pro formato solto ou inovar que nem a Apple.

O notch com esse queixão embaixo, qual o sentido? Feio demais

Até o Iphone 14 o notch está presente e é a mesma coisa. Porque passou a ser algo feio em alguns meses?

E se a Apple não inovou no Iphone 14 e 14 plus que são telefones do segmento high e mais caros que muitos desse segmento, porque a HMD iria gastar dinheiro para mudar isso em um aparelho do segmento intermediário básico?

3 curtidas

Estou bem desanimado com o trabalho da HMD.
Os aparelhos dela com a marca Nokia nunca empolgaram em especificações, mas parece que a cada ano isso vem piorando cada vez mais, fora que o custo-benefício não consegue sequer chegar perto da concorrência.
Meu Nokia 5.3 nunca funcionou de forma confiável, mas depois de 1 ano e 3 meses, ele deu um bug de software sério (do tipo que achei que não voltaria a funcionar) que inviabilizou continuar com ele.
E todos os aparelhos dela parece que sempre tem alguma “surpresa” desagradável, que quanto menos esperar, resolve aparecer.

O maior problema hoje é a falta de transparência quanto ao envio de atualizações, sejam patches ou upgrades. Além de não ter mais os roadmaps, um patch que chega na Índia ou Vietnã não necessariamente vai chegar no Brasil na mesma semana ou mês. No Nokia 5.3 mesmo, a versão BR ficou presa no patch de Maio de 2022 até receber o Android 12 no final de Março de 2023, com o patch de Fevereiro de 2023 (o que é um absurdo, já que o aparelho faz parte do programa Android One, da própria Google), enquanto lá fora teve 6 outros patches antes (o que ainda é pouco considerando que era pra ele receber mensalmente).
Fora que se o aparelho tiver qualquer problema com o software, você não consegue reparar por conta própria, já que não existe nenhuma ferramenta de recuperação de software para usuário final (aparelhos Nokia antes da HMD tinham o Nokia Suite, Nokia Software Recovery Tool e outros, até mesmo o Nokia Care Suite para técnicos, mas facilmente encontrável para download por qualquer um, enquanto DIZEM que os Nokia da HMD tem um software chamado HMD Tools, mas sem maiores informações (parece que só as assistências técnicas tem acesso, mas nada confirmado), fora que ROM para flashear via fastboot, você dificilmente vai achar (no máximo pacotes zipados das atualizações OTA para instalar via recovery, mas também nada muito oficial). Desbloqueio de bootloader para instalar Custom ROM? Esquece! (um usuário até achou um método para fazê-lo nos Nokia 5.3 e 5.4, mas mesmo para usuários avançados é bastante complicado).

Embora essa estratégia de deixar os furos só para a série X seja bem questionável em 2023, esse vacilo a Samsung também vem cometendo mesmo nos seus lançamentos mais recentes, e considerando que a HMD tenta ao máximo baratear os seus projetos, não dá pra esperar muito dela nesse sentido. Quanto ao queixo, idem, embora o 5.3 de 2020 parecia melhor nesse sentido, apesar das bordas superior e laterais não serem nenhuma maravilha.