Nokia 2.3: jogando as fichas na marca

Originally published at: Review Nokia 2.3: jogando as fichas na marca [análise/vídeo] | Tecnoblog

Celular de reestreia da Nokia no Brasil custa R$ 899 e tem muitos acertos, mas decepciona em pontos-chaves

1 curtida

Vai fazer sentido comprar quando sair por R$ 499. Isso se melhorar o desempenho via alguma atualização. E o duro é a competição que oferece mais pelo mesmo valor.

E três vivas para o @higa, que retornou com as fotos invejáveis de comida!

5 curtidas

Que câmera, hein?
Saudade N95!

Eu até tenho o saudosismo pela marca, mas acho q o tempo dela passou e as gerações mais jovens não sabem da história da marca.
Chegou atrasada no mundo dos smartphones, não se decidiu por um sistema promissor, morreu, ressuscitou na mão da Microsoft, morreu de novo e agora um novo revival.
Sei não…eu queria, mas não boto fé (por enquanto).

2 curtidas

@higa, gesticule as duas mãos juntas, uma de cada vez parece que uma delas está amarrada debaixo da mesa!!! Brincadeiras à parte, parabéns ao melhor analista de tecnologia da atualidade.

Misericórdia, me deu gastura ver todos os engasgos… quase tive um AVC :rofl:

4 curtidas

Sério que a Multilaser fez a palhaçada de mandar um carregador merda?

Aqueles carregadores coloridos da Multilaser são de 2.1A e custam R$13 pro consumidor… (ao menos comprei os dois meus por esse preço… - queria um laranja, mas nem tem mais…)

1 curtida

E pensar que o meu Lumia 630 em 2014 rodava lisinho (e custava menos de R$700)

3 curtidas

Nossa, tu me fez lembrar do N92. Aquele celular desengonçado que eu sempre quis… hahaha

Olá Paulo. Olá galera. Paulo, eu acompanho há muito tempo a NOKIA. Minha amiga usou celulares Nokia por muito tempo. E até compramos um 530 com Windows Phone. Bom celular. Muito básico, mas gostamos da experiência, até que trocamos de aparelho há cerca de 1 ano e meio. Eu com um Asus Zen Phone Max M1 e a minha amiga por um Moto G C (básico do básico) ela sofre com a escolha, embora tenha avisado. Mas… Só queria registrar que você cometeu um pequeno deslize ao dizer que o Nokia 2.3 é um celular da marca de reentrada no País. Por que? Explico: Quando fomos compara nossos aparelhos atuais, a Nokia já se fazia presente com diversas opções de aparelhos e modelos para todos os bolsos nas “Americanas.com”. Acho que devemos tomar cuidado ao falarmos em reentrada sem que observemos o mercado com mais atenção. Pois, fica parecendo merchandising (não sei se é assim a grafia correta) barato. Fica parecendo algo que se quer promover por promover. Entende? Fica a dica. No mais, assim que tiver grana irei compras um Nokia intermediário, sim. Pois adoro a marca. Abraço.

Rodar liso nos Lumias era de lei, com exceção do 520. Se a Microsoft não fosse tão tosca nas atualizações e na atenção com o sistema, talvez a plataforma tivesse sobrevivido melhor.

Homero, esses aparelhos não eram vendidos nem pela Nokia, nem pela HMD Global, nem pela Multilaser — também não eram comercializados pela Americanas, mas sim por vendedores terceiros na plataforma de marketplace da loja, um modelo parecido com o do Mercado Livre.

Ou seja, os aparelhos não tinham garantia, suporte ou assistência técnica em caso de defeito. Por isso, há grande possibilidade de não terem sido homologados pela Anatel, o que poderia causar inconveniências no futuro.

O Nokia 2.3 é o primeiro aparelho oficialmente lançado no Brasil nessa nova fase da Nokia, daí o termo “retorno”.

4 curtidas

Essa nova Nokia chinesa não tem nada a ver com a Nokia finlandesa. Todo o conhecimento de P&D foi vendido para a Microsoft, a única coisa que a HMD Global herdou foi o uso da marca Nokia.

Eu consideraria a compra caso estivesse procurando um novo smartphone, nem sempre você precisa da melhor câmera e do melhor processador, eu mesmo quando compro um celular novo analiso primeiro a recepção de sinal da operadora, onde moro é uma localidade rural e muito ruim de sinal, meu atual Motorola One 2018 não pega dentro de casa, já o antecessor dele um Nokia 5 pegava normal e meus pais tem um Nokia 3 cada um e funciona normal, me decepcionei com a Motorola depois desse One, se fosse pra escolher entre um moto g8 ou qualquer outro One eu compraria o Nokia sem dúvidas.

u tive um Nokia 5 quando lançou e meus pais tem até hoje dois Nokia 3 comprados na mesma época e funcionando perfeitamente na nossa rede brasileira, não é homologado pela Anatel mas como tem IMEI legítimo nunca vai ter problemas com bloqueio.

Problema do Windows Phone foi demorar demais pra entrar no mercado. O nome do sistema é muito forte.

E de vinhos.

P.S.: Não se assustem ao pesquisar o nome do @higa no Google.

Qualquer um que tava animado com o retorno da marca ao ver o vídeo ficou extremamente decepcionado. O celular é uma carroça. A não ser que melhore muito com alguma atualização (acho dificil com esse processador horrível), é impossível recomendar a compra.

2 curtidas

Não concordo que os concorrentes do Nokia 2.3 são o Moto G8 Play e o Galaxy A10, mas sim o Moto E6s, bem como o Samsung Galaxy A01 e o LG K40s.

E o Rádio FM também é um aplicativo exclusivo da Nokia no aparelho.

O problema do Nokia 2.3 é justamente ele não ter evoluído muito em relação ao Nokia 2.2. É praticamente um Nokia 2.2 Plus, mesmo (principalmente se considerarmos que o Nokia 2.2 é bem menor).

O carregador ser de 5W não é um problema do periférico da Multilaser, porque o carregador original do Nokia 2.3 - o CH-35E também é de 5W.
O estranho é que a Anatel homologou o carregador CH-51B da própria Nokia, e esse modelo é da mesma família de carregadores do Nokia 2.2.
Logo, embarcar os períféricos da Multilaser ou faz parte do acordo ou foi uma medida tomada para possibilitar o início das vendas do Nokia 2.3 por aqui o quanto antes.

Eu acho que foi até pior do que isso: o Windows Phone 7 era um projeto feito as pressas, e como todo projeto iniciado as pressas, era cru e mal planejado, já que utilizava a mesma plataforma do Windows Mobile 6.5, mas aparelhos com a versão 6.5 não suportavam a versão 7.0, bem como todos os aplicativos lançados até ali (e o pior é que quando chegou o Windows Phone 8, aí eles se tocaram que a plataforma do Windows Mobile 6.5 era um problema para o futuro do projeto, mas aí é que eles realmente começaram a vacilar).
Seria aceitável se fosse em 2008, mas em 2010, se esperava algo mais robusto.

2 curtidas

O problema do WP se chama MS. Eles prometeram muito e quando finalmente tinham o que prometeram (ou quase) era tarde demais e já estavam queimados, principalmente com os desenvolvedores. Eu tive 3 Nokias com Windows, só não tenho mais porque pararam de fabricar. Saudoso 435, que tinha hardware que funcionava apesar de ser extremamente limitado e nenhum Android sequer chegava perto tanto em questão de preço e muito menos de performance. Claro, não era rápido e super fluído mas tinha alguns truques de bastidores que faziam a experiência ser menos ruim.

2 curtidas