Nokia 2.3: jogando as fichas na marca

Originally published at: https://tecnoblog.net/340385/nokia-2-3-review/

Celular de reestreia da Nokia no Brasil custa R$ 899 e tem muitos acertos, mas decepciona em pontos-chaves

1 Curtida

Vai fazer sentido comprar quando sair por R$ 499. Isso se melhorar o desempenho via alguma atualização. E o duro é a competição que oferece mais pelo mesmo valor.

E três vivas para o @higa, que retornou com as fotos invejáveis de comida!

5 Curtidas

Que c√Ęmera, hein?
Saudade N95!

Eu at√© tenho o saudosismo pela marca, mas acho q o tempo dela passou e as gera√ß√Ķes mais jovens n√£o sabem da hist√≥ria da marca.
Chegou atrasada no mundo dos smartphones, n√£o se decidiu por um sistema promissor, morreu, ressuscitou na m√£o da Microsoft, morreu de novo e agora um novo revival.
Sei não…eu queria, mas não boto fé (por enquanto).

2 Curtidas

@higa, gesticule as duas mãos juntas, uma de cada vez parece que uma delas está amarrada debaixo da mesa!!! Brincadeiras à parte, parabéns ao melhor analista de tecnologia da atualidade.

Misericórdia, me deu gastura ver todos os engasgos… quase tive um AVC :rofl:

4 Curtidas

Sério que a Multilaser fez a palhaçada de mandar um carregador merda?

Aqueles carregadores coloridos da Multilaser são de 2.1A e custam R$13 pro consumidor… (ao menos comprei os dois meus por esse preço… - queria um laranja, mas nem tem mais…)

1 Curtida

E pensar que o meu Lumia 630 em 2014 rodava lisinho (e custava menos de R$700)

3 Curtidas

Nossa, tu me fez lembrar do N92. Aquele celular desengonçado que eu sempre quis… hahaha

Ol√° Paulo. Ol√° galera. Paulo, eu acompanho h√° muito tempo a NOKIA. Minha amiga usou celulares Nokia por muito tempo. E at√© compramos um 530 com Windows Phone. Bom celular. Muito b√°sico, mas gostamos da experi√™ncia, at√© que trocamos de aparelho h√° cerca de 1 ano e meio. Eu com um Asus Zen Phone Max M1 e a minha amiga por um Moto G C (b√°sico do b√°sico) ela sofre com a escolha, embora tenha avisado. Mas‚Ķ S√≥ queria registrar que voc√™ cometeu um pequeno deslize ao dizer que o Nokia 2.3 √© um celular da marca de reentrada no Pa√≠s. Por que? Explico: Quando fomos compara nossos aparelhos atuais, a Nokia j√° se fazia presente com diversas op√ß√Ķes de aparelhos e modelos para todos os bolsos nas ‚ÄúAmericanas.com‚ÄĚ. Acho que devemos tomar cuidado ao falarmos em reentrada sem que observemos o mercado com mais aten√ß√£o. Pois, fica parecendo merchandising (n√£o sei se √© assim a grafia correta) barato. Fica parecendo algo que se quer promover por promover. Entende? Fica a dica. No mais, assim que tiver grana irei compras um Nokia intermedi√°rio, sim. Pois adoro a marca. Abra√ßo.

Rodar liso nos Lumias era de lei, com exce√ß√£o do 520. Se a Microsoft n√£o fosse t√£o tosca nas atualiza√ß√Ķes e na aten√ß√£o com o sistema, talvez a plataforma tivesse sobrevivido melhor.

Homero, esses aparelhos n√£o eram vendidos nem pela Nokia, nem pela HMD Global, nem pela Multilaser ‚ÄĒ tamb√©m n√£o eram comercializados pela Americanas, mas sim por vendedores terceiros na plataforma de marketplace da loja, um modelo parecido com o do Mercado Livre.

Ou seja, os aparelhos não tinham garantia, suporte ou assistência técnica em caso de defeito. Por isso, há grande possibilidade de não terem sido homologados pela Anatel, o que poderia causar inconveniências no futuro.

O Nokia 2.3 √© o primeiro aparelho oficialmente lan√ßado no Brasil nessa nova fase da Nokia, da√≠ o termo ‚Äúretorno‚ÄĚ.

4 Curtidas

Essa nova Nokia chinesa n√£o tem nada a ver com a Nokia finlandesa. Todo o conhecimento de P&D foi vendido para a Microsoft, a √ļnica coisa que a HMD Global herdou foi o uso da marca Nokia.

Eu consideraria a compra caso estivesse procurando um novo smartphone, nem sempre voc√™ precisa da melhor c√Ęmera e do melhor processador, eu mesmo quando compro um celular novo analiso primeiro a recep√ß√£o de sinal da operadora, onde moro √© uma localidade rural e muito ruim de sinal, meu atual Motorola One 2018 n√£o pega dentro de casa, j√° o antecessor dele um Nokia 5 pegava normal e meus pais tem um Nokia 3 cada um e funciona normal, me decepcionei com a Motorola depois desse One, se fosse pra escolher entre um moto g8 ou qualquer outro One eu compraria o Nokia sem d√ļvidas.

u tive um Nokia 5 quando lançou e meus pais tem até hoje dois Nokia 3 comprados na mesma época e funcionando perfeitamente na nossa rede brasileira, não é homologado pela Anatel mas como tem IMEI legítimo nunca vai ter problemas com bloqueio.

Problema do Windows Phone foi demorar demais pra entrar no mercado. O nome do sistema é muito forte.

E de vinhos.

P.S.: N√£o se assustem ao pesquisar o nome do @higa no Google.

Qualquer um que tava animado com o retorno da marca ao ver o vídeo ficou extremamente decepcionado. O celular é uma carroça. A não ser que melhore muito com alguma atualização (acho dificil com esse processador horrível), é impossível recomendar a compra.

2 Curtidas

N√£o concordo que os concorrentes do Nokia 2.3 s√£o o Moto G8 Play e o Galaxy A10, mas sim o Moto E6s, bem como o Samsung Galaxy A01 e o LG K40s.

E o Rádio FM também é um aplicativo exclusivo da Nokia no aparelho.

O problema do Nokia 2.3 √© justamente ele n√£o ter evolu√≠do muito em rela√ß√£o ao Nokia 2.2. √Č praticamente um Nokia 2.2 Plus, mesmo (principalmente se considerarmos que o Nokia 2.2 √© bem menor).

O carregador ser de 5W não é um problema do periférico da Multilaser, porque o carregador original do Nokia 2.3 - o CH-35E também é de 5W.
O estranho é que a Anatel homologou o carregador CH-51B da própria Nokia, e esse modelo é da mesma família de carregadores do Nokia 2.2.
Logo, embarcar os períféricos da Multilaser ou faz parte do acordo ou foi uma medida tomada para possibilitar o início das vendas do Nokia 2.3 por aqui o quanto antes.

Eu acho que foi até pior do que isso: o Windows Phone 7 era um projeto feito as pressas, e como todo projeto iniciado as pressas, era cru e mal planejado, já que utilizava a mesma plataforma do Windows Mobile 6.5, mas aparelhos com a versão 6.5 não suportavam a versão 7.0, bem como todos os aplicativos lançados até ali (e o pior é que quando chegou o Windows Phone 8, aí eles se tocaram que a plataforma do Windows Mobile 6.5 era um problema para o futuro do projeto, mas aí é que eles realmente começaram a vacilar).
Seria aceit√°vel se fosse em 2008, mas em 2010, se esperava algo mais robusto.

2 Curtidas

O problema do WP se chama MS. Eles prometeram muito e quando finalmente tinham o que prometeram (ou quase) era tarde demais e já estavam queimados, principalmente com os desenvolvedores. Eu tive 3 Nokias com Windows, só não tenho mais porque pararam de fabricar. Saudoso 435, que tinha hardware que funcionava apesar de ser extremamente limitado e nenhum Android sequer chegava perto tanto em questão de preço e muito menos de performance. Claro, não era rápido e super fluído mas tinha alguns truques de bastidores que faziam a experiência ser menos ruim.

2 Curtidas