Nintendo é notificada pelo Procon por cláusula que permite bloquear Switch

Criar mecanismos para combater a pirataria de seus próprios serviços para evitar perda de receita e direitos autorais até entendo, mas fazer bloqueio permanente do hardware já acho demais. Isso abre brecha pra empresa realizar bloqueios injustificáveis alegando que houve infração dos termos de uso fazendo o usuário não ter a chance nem de abrir uma nova conta no aparelho que ELE ADQUIRIU.

Jamais defenderia bilionário como um certo cidadão dos foguetes por aí, mas a modo de comparação, houve aquele auê todo em cima da rede social X enquanto existem outras empresas sem representação dentro do Brasil e que desrespeitam nossas regras, mas ninguém faz nada parecido com elas. Só servem para dificultar as ações dos orgãos regulamentadores, lesando diversos brasileiros.

10 Likes

Eu acompanho games desde 1984 e ai no Brasil nunca mudou nada, sempre o governo que deveria incentivar, encarece tributação e posterior vem com uma solução que desmotiva empresas a ficarem por ai.

E obviamente que tudo que o governo cria gera vontade natural do povo piratear e a empresa privada gerar regras, e me desculpe mais como citaram acima não existe sistema 100% contra falhas todos tem.

Peraí, o X/Twitter é apenas uma rede social “gratuita” (OK que ela lucra com dados, mas quem usa nao precisa pagar nada). Sendo assim, AONDE, por jesus, ela tem como “lesar diversos brasileiros”???!?

O que o X faz é brigar pela liberdade de expressao, quem nao estiver satisfeito é só nao usar, porque nao paga nada mesmo.
.

2 Likes

Calma aí colega, leia novamente o que comentei. Me referi às outras empresas que atuam e até comercializam produtos e serviços em território nacional mas que não possuem representação legal dentro do Brasil assim como o X quando deixou de ter após ter fechado seu escritório no país e em seguida ter sido bloqueado até regularizar a multa pendente. Você como consumidor, tem ações como o da Nintendo citado na notícia desrespeitando o CDC e para os órgãos regulamentadores poderem atuar para te defender de alguma conta bloqueada/cobrança indevida e por aí vai, tem que buscar pela empresa fora do país por não ter representante legal aqui.

4 Likes

Sinceramente que esses japas se explodão eu que não compro um treco desses com esse abuso , e se todo mundo fizesse o mesmo queria ver se não mudava

2 Likes

Como assim não estamos pagando? Se ao ver comerciais, não somos o produto dessa empresa? Mas não é só isso que não se sustenta no seu argumento, já que você tá defendendo o direito de cometer crimes na Internet sem punição sob a ideia ficticia de uma ilimitada “liberdade de expressão”. Onde diz na constituição que você pode falar o que quer, sem responder legalmente por possíveis crimes relacionados?

4 Likes

isso entra naquela “você não é dono de nada, nem do hardware” é tudo licença de uso.

Nem estou surpreso. Só vai fomentar ainda mais o modchip

4 Likes

sobre “fazer bloqueio permanente do hardware já acho demais.”
PURA verdade
hardware é uma coisa software é outra, por isso a M$ ja ta preparando pra isso
quero ver quando há uniao europeia ficar sabendo disso

Primeiro Windows com suas safadezas, agora a Nintendo. Realmente o Linux em si tem sido a solução, tanto no desktop (CachyOS, e outros) quanto no portátil (Steam Deck).

1 Like

So deixo isso aqui:

Até a próxima!

5 Likes

Do meu ponto de vista, deveria ter uma outra cláusula também: se a pessoa não tiver mais interesse no aparelho, ela devolve e recebe parte do valor pago de volta… algo semelhante ao regime de comodato que tinha nas empresas de telefonia e TV por assinatura, por exemplo… Se é pra Nintendo ter controle sobre o seu aparelho mesmo você comprando (e pagando caro), seria justo isso…

1 Like

Faça algum comentário sarcástico ou intimidador para o Elon Musk e veja se ele ira concordar com a "liberdade de expressão "…

9 Likes

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

7 Likes

https://www.npr.org/2022/12/14/1142967190/twitter-elon-musks-private-jet

Seu argumento foi refutado, só existe liberdade de expressão no X para opiniões alinhadas ao Musk.

8 Likes

NÃO houve refute algum nesse exemplo que voce apontou. É necessario entender o conceito de Liberdade de Expressão (algo que nao existe no Brasil)… Basicamente, voce tem a liberdade de expressar opinioes genericas sobre temas e pessoas, mas que nao embutam ofensas de ordem estritamente pessoal a uma pessoa em particular, e muito menos ameaças de ordem pessoal… Por exemplo: eu tenho liberdade de dizer que nao gosto de voce, porem eu nao estou autorizado a dizer que eu vou te matar (para essa segunda opcao, que não é uma opiniao, voce pode me processar e pedir para a policia me investigar).

Eu tambem nao posso invadir e quebrar tudo dentro da sua casa so porque nao gosto de voce, porque isso claramente ja ultrapassou o escopo da opiniao, e ja se tornou uma acao fisica contra voce e seu patrimonio.

Outro exemplo: eu posso ter a opiniao que os advogados são pilantras desonestos (é uma opiniao sobre a classe generica dos advogados), mas nao tenho o direito de ofender e atacar pessoalmente um advogado especifico que sequer é uma pessoa pública. Ele pode me processar.

O caso daquela pessoa que trackeia por tempo integral a localizacao pessoal do Musk, isso no minimo se localiza em uma regiao cinza, sujeita a interpretacoes do tipo: esse trackeamento nao traz riscos à segurança e à privacidade de Musk? Neste caso, é possivel questionar que o trackeamento ja ultrapassa os limites da simples Opinião. Enfim, no minimo é um caso sujeito a interpretacoes, pois nao se trata mais de uma simples opiniao sobre uma pessoa.
.

Ele estava somente compartilhando dados públicos, isso é ilegal?

1 Like

Fala aí o telefone do DOPS atual pra eu te dedurar então.

2 Likes

público não quer dizer que é de acesso aberto.
nem tudo que é público é de uso irrestrito e/ou livre.

No meu trabalho atual, tive que lidar com algumas situações que deixam margem para intepretação sobre dados públicos, e tiveram que buscar alternativas.

Situação 01: imóvel alugado com pessoa física, e o órgão público para colocar no Portal Transparência tem que fornecer o CPF (se fosse empresa, seria o CNPJ) do locatário, mas a LGPD considera como dados sensível.

Situação 02: Contratos e seus documentos (Portaria de Fiscal, Termo Aditivo, Liquidação, Ordem de Pagamento, etc) já tinha o entendimento que sim, e já estavam no Portal Transparência, mas isso se aplica também a Empenho?
O Empenho é “uma reserva orçamentária que poderá ou não ser usada para pagar o serviço prestado”, e no seu teor tinha dados do processo ao qual estava vinculado (documento X da ordem de compra, data de entrega, etc), e com essas informações uma empresa concorrente ameaçou judicializar a vencedora dizendo que não tavam cumprindo na integra.