Netflix adota novo padrão que economiza dados no Android

Originally published at: https://tecnoblog.net/324106/netflix-adota-novo-codec-economiza-dados-android/

Segundo a Netflix, o codec AV1 consegue reduzir consumo em até 20% na comparação com seu antecessor

Sem decodificação por hardware não faz sentido usar esse codec, desempenho e consumo de bateria devem ser piores. Que eu saiba nenhum aparelho Android tem esse suporte atualmente. Dei uma lida rápida na Wikipédia e só meia dúzia de chips da Broadcom e MediaTek têm aceleração desse codec por HW. Mas é bom que cria a demanda com o tempo.

Aliás, é o motivo de eu usar a extensão enhanced-h264ify pra forçar H.264 no YouTube, pois o meu laptop é antigão e nem CPU nem GPU suportam decodificação via HW do VP9, que o Google usa por padrão.

E acho que esse VP1 no primeiro parágrafo tá errado, visto que no decorrer da matéria ele não é mais mencionado. Talvez tenha confundido com o VP10, evolução do VP9 que foi incorporado ao AV1.

4 curtidas

No primeiro parágrafo, era AV1 mesmo, acabei misturando com o VP9. Obrigado pelo aviso :wink:

1 curtida

Pena que forçando H.264 no YouTube eles capam a sua resolução máxima em 1080p. Acima disso, só em VP9…

Não sabia disso, limitação boba do Google, acho que o H.264 suporta tranquilamente 1440p pra cima.

Este tópico foi automaticamente fechado após 30 dias. Novas respostas não são mais permitidas.