Não Me Perturbe das operadoras é insuficiente e Anatel quer alternativas

Originally published at: Não Me Perturbe das operadoras é insuficiente e Anatel quer alternativas – Telecomunicações – Tecnoblog

Anatel quer endurecer regras contra telemarketing abusivo; conselheiro diz que Não Me Perturbe é insuficiente e quer alternativas

1 curtida

Estipula uma multa de 20 mil paga ao consumidor + 10 mil para a Anatel para cada caso que for parar no judiciário que resolve rapidinho essas ligações abusivas, todo mundo vai querer denunciar as empresas e lucrar em cima.

3 curtidas

Me cadastrei no “Não Me Perturbe” nos primeiros minutos do site no ar, ainda na madrugada do dia do lançamento. Pelo menos pra mim está funcionando, não me ligaram mais. Em compensação o número de SMS aumentou bastante. Quanto aos bancos, o melhor que eu consigo é não atender, graças ao aplicativo da Hiya que vem por padrão nos aparelhos da Samsung, que identifica esse tipo de ligação previamente.

2 curtidas

Meu “Não Me Perturbe”. Foi o único jeito.

Nem as próprias operadoras seguem isso.

Qnd eu cancelei meu plano e voltei pra Pré, em questão de minutos recebi a todos os spams q n recebia em anos sendo pós kkkk

E olha que estou nesse não perturbe desde quando lançou

2 curtidas

Volta no Não Me Perturbe que agora tem bancos lá, só que tem que adicionar eles na lista negra. Comigo deu boa.

1 curtida

Outra coisa irritante é aquelas notificações que bloqueiam a tela toda e você é forçado a tomar uma atitude. Tem empresa tão mal caráter que mesmo o negar, eles usam como confirmação de sim. Então independe de onde você clicar está contratando um serviço que não quer.

Essas notificações eram pra ser usadas apenas em casos excepcionais, como alerta Âmbar.

3 curtidas

A informação sobre as empresas de cobrança não procede. Isto está no FAQ do PROCON.

1 curtida

Sou cadastrado no Não Me Perturbe e também em um serviço do Procon aqui do PR, as chamadas de publicidade ou venda de produtos pararam, mas a quantidade de ligações de empresas de cobrança procurando por pessoas que não conheço é enorme e o telefone toca o dia inteiro. O jeito foi configurar o celular para receber chamadas apenas de contatos da agenda.
Não adianta atender e pedir para a empresa remover o número do cadastro, pois eles não fazem. É irritante!

É que a lei foi atualizada em 9 de março de 2021, mudaram inclusive o parágrafo que esclarece o que é telemarketing. O Procon-SP ainda não alterou o site provavelmente por ser recente.

Lei antiga:

Artigo 1º - Fica instituído, no âmbito do Estado de São Paulo, o Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing.
Parágrafo único - O Cadastro tem por objetivo impedir que as empresas de telemarketing, ou estabelecimentos que se utilizem deste serviço, efetuem ligações telefônicas não autorizadas para os usuários nele inscritos.

Lei atualizada:

Artigo 1º - Fica instituído, no âmbito do Estado de São Paulo, o cadastro para bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing.
§ 1º - Compreende-se como telemarketing, para efeito dessa lei, a promoção de vendas de produtos e serviços por telefone, bem como serviços de cobrança de quaisquer naturezas, não importando, para efeito da presente lei, seja o telemarketing realizado diretamente por funcionários da empresa, por terceiros contratados, por gravações ou qualquer outro meio.

O texto original está disponível em Lei n° 13.226, de 07/10/2008 ( Lei 13226/2008 )

1 curtida

Que maravilha! Muito obrigado por essa dica e principalmente por ter colocado a Lei! Agora tenho argumentos para colocar essas empresas contra a parede!

2 curtidas

Realmente. Ainda pra piorar elas deixam a tela do celular acessa sempre. Tbm odeio isso

2 curtidas

Realmente eles vão ter que ampliar, porque o uso das operadoras com os SMS de classe 0 (os “pop-ups” na tela) tornaram-se rotina, o “SAIR” das operadoras também não funciona.

Também como dizeram, as operadoras perderam a vergonha, usam o serviço que deveria ser para alertas emergenciais, tipo para chuvas fortes.

E pior para quem tem tela amoled, se você não tira a mensagem a tela fica ligada indefinidamente e ainda pode causar burn-in nela!

Eu tentei desativar a opção de receber, porque recebia os malditos pop-ups todo dia, não funcionou, então fui forçado desativar o SIM Toolkit por adb, e ainda assim o outro dia, não sei como, mas recebi um novamente, pelo menos agora não é diariamente como antes…

O Bradesco e a Vivo me enchem o saco por SMS.

O Itaú era por ligação, mas fui bloqueando número por número de cada ramal da central deles e aí a presepada parou.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.