Não consigo desinstalar apps nativos no Mac

Não estou conseguindo desinstalar os apps nativos do Mac por meio desse tutorial https://tecnoblog.net/responde/como-desinstalar-um-aplicativo-no-mac/ , em “everyone” quando tento mudar a permissão de “somente leitura” para “leitura e gravação” aparece a mensagem “a operação não pode ser concluída porque você não tem a permissão necessária”. Alguém poderia me ajudar? Estou no macOS Monterey versão 12.5

Acredito que tu precise de permissão mais elevada que de usuário normal. Tipo ter conta Administrador no WIndows.

Mas a minha conta já esta configurada como administrador.

Cara é um tutorial de 3 anos, pode ser que a apple tenha atualizado isso.

Se isso não resolver, acho que é bom dar uma olhada nas outras páginas ou no suporte em português bem bacana que eles tem. (Se eu tivesse pago um absurdo num Mac, eu usaria o suporte todo o dia. hahaha)

1 curtida

Me admira esse tutorial ter sido publicado há apenas três anos.

A Apple vem restringindo cada vez mais as permissões dos arquivos base do sistema com o intuito de limitar a ação de malwares.

Desde, se não me engano, o OS X El Capitan (10.11) a Apple implementa o recurso SIP — Proteção da Integridade do Sistema, em português — onde nem mesmo o usuário root (o superadministrador) consegue alterar arquivos do sistema.

A Proteção da Integridade do Sistema inclui proteção para as seguintes áreas do sistema:

  • /Sistema
  • /usr
  • /bin
  • /sbin
  • /var
  • Apps pré-instalados no OS X

De lá pra cá vem implementando outras tecnologias complementares.

No macOS Catalina (10.15) são criados dois volumes durante a instalação, um somente leitura onde o sistema é instalado, e outro acessível ao usuário, onde são guardados seus dados.

No Big Sur (11) a Apple foi um passo além e restringiu mais ainda o acesso ao volume do sistema com o SSV — Volume de Sistema Assinado, em português — onde esse volume é assinado e sua integridade é verificada a cada inicialização. Se essa verificação falhar, o sistema não será inicializado e o usuário é instruído a reinstalar o macOS.

Portanto, não é possível remover aplicativos (e outros arquivos) nativos do sistema, mesmo tendo permissões de administrador ou usando o comando sudo na linha de comando.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.