Não consigo ativar os gráficos do meu processador

Olá, pessoal! Tudo certo?

Sou novo por aqui e, pra ser sincero, não entendo muito de computador ainda.

Estou enfrentando um problema e queria ver se alguém consegue me dar uma força.

Atualmente estou usando uma placa de vídeo dedicada (RX 550), mas quero usar um segundo monitor. O problema é que esse segundo monitor tem uma entrada diferente, então comprei um conversor — só que não funcionou. Percebi que na minha placa-mãe MCR-A520M-DXV4 as conexões são compatíveis com o segundo monitor, então tentei ligar por ela, mas o monitor não é reconhecido.

Pesquisando, vi que pode ser necessário ativar os gráficos integrados do processador para que funcionem junto com a placa de vídeo dedicada. Meu processador é um Ryzen 5 3400G, que tem gráficos integrados (Radeon Vega), então teoricamente isso deveria ser possível.

O problema é que na BIOS da minha placa-mãe não encontrei nenhuma opção para ativar os gráficos integrados. Fucei várias abas, pesquisei, pedi ajuda pro Gemini, pro ChatGPT… mas até agora nada resolveu :sweat_smile:

Se alguém já passou por isso ou tiver alguma ideia do que posso tentar, qualquer ajuda é muito bem-vinda.

Agradeço demais desde já

Maioria dos computadores não funciona as saídas onboard (da placa mãe) quando tem placa de vídeo dedicada.

Melhor comprar outro adaptador e usar na saída da placa de vídeo mesmo.

Funciona sim e faz bastante tempo (pelo menos desde a 2ª geração da Intel), só precisa ativar a opção apropriada na BIOS, que vem desativada por padrão. Normalmente chama “iGFX Multi Monitor” e fica dentro de System Agent Configuration (em plataformas Intel) ou NB Configuration (em plataformas AMD)…

1 Like

Se não for na BIOS, meu palpite é problema com o adaptador.

Essa placa tem DVI + HDMI + DP, você comprou que tipo de adaptador? DVI pra HDMI?
Exitem 5 tipos de adaptadores, eu já tive problemas ao usar um DVI-I.