O KDE Plasma é um SO fantástico! acho incrível que um sistema tão bonito e funcional seja tão leve, parece bruxaria. Pra mim, que o uso o computador para trabalho (advocacia), estudos e uns jogos de vez em quando, é perfeito.
Não tive problemas com a compatibilidade de programas, uma vez que nunca fui um grande adepto do Microsoft Office, sempre usei mais a suíte do Google. Para quem precisa de algo mais avançado, vejo muita gente elogiando o OnlyOffice, mas confesso que usei pouco.
Vou acabar cometendo uma heresia aqui, mas acho o Plasma feio que doi. Não consigo me acostumar com os ícones gigantes nos espaços pequenos e algumas fontes desproporcionais.
As UIs que achei mais amigáveis foram o Cinnamon, o Budgie -apesar do projeto do Solus estar no bico do corvo - e o Gnome (que me exigiu uma adaptação na dinâmica de trabalho, mas foi uma curva fácil de aprendizado).
Já tentei usar linux várias vezes, o sistema não é ruim mas é feio que doi. Já usei ubuntu, lubuntu, kde e mint
Se os que acham o Windows bonito são os mesmos que acham o KDE “feio que dói”, então já estão levando pro lado pessoal. A semelhança é inegável (não é idêntico, antes que os haters cheguem pra bater). Fora que, conforme comentado na matéria, dá pra deixar idêntico ao Windows (ainda pode escolher se igual ao 7, 10 ou 11) com poucos cliques, basta baixar os temas de cores e ícones no painel de configurações e aplicá-los.
Eu particularmente usei por muito tempo no trabalho (uso Mac em casa), só que precisei acessá-lo remotamente por causa do home office. Aí não tenho como defender o Linux nesse quesito, ele apanha para o Windows.
Só usou coisa feia msm.
HAHAHAHAHA
Não!
Eu uso apenas linux faz mais de 10 anos, atualmente usando Manjaro KDE durante muitos anos, mas não é alternativa pra quem quer usar Windows.
Quem ficar com o Win10 obsoleto vai apenas continuar a usar ele desse jeito mesmo.
KDE? Obrigado, não. Aliás Desktop Linux ainda precisa evoluir muito pra se tornar algo que valha ser usado no lugar do Windows. Vale a leitura, pra quem entender inglês. E vale também seguir os links postados.
Aliás, na leitura você descobre que no Ubuntu pra ter acesso a correções de segurança você precisa assinar o Ubuntu Pro, que é um produto pago. “Ah, mas é grátis pra até 5 máquinas.” Ok. Mas quando no Windows você precisou de algum cadastro e alguma modificação no SO pra ter acesso a correções de segurança?
“Ah, mas pra mim funciona.” Ótimo. O que você faz quando tem um bug que exija linha de comando? Então. Pra você funciona porque você está um nível (ou mais) acima do usuário comum. Um usuário já tem dificuldade com configuração visual no Windows, quem dirá ter que abrir prompt no Linux e editar um .conf à mão?
O povo prefere burlar os bloqueios ou até comprar notebook/PC novo a usar o Linux. Se ele fosse fácil e prático de usar já estaria praticamente desbancando o Windows hoje em dia.
Linux no Desktop tem interface feia mesmo. Se tivesse algo decente, certamente o Linux no Desktop teria mais popularidade. Só ver o que a Google fez com o Android.
Por que o Android só usa o kernel, tudo em cima é completamente diferente do Linux “normal”.
E bem, se for pra ser chato, a distro de Linux mais popular é…o ChromeOS. Que também implementa muita coisa diferentemente do resto do Linux desktop normal.
Vamos responder como um usuário leigo;
Como instalar um *.exe fácil e rápido? Como abre o WinRAR? Como configuro a internet se não abre as configurações só clicando nas propriedades? Meu jogo não roda no Linux, como faço pra rodar? Pois é muitas coisas pra um usuário leigo de windows ainda tem que ser implementada, não forçar a ele abrir algum arquivo e arrumar tudo a base de comandos. Usuário leigos só querem abrir o Pc e sair clicando. Nada mais.
Engraçado que para o usuário que sai do Windows e vai pro Mac, essas questões deixam de ser um empecilho. Como instalar um *.exe fácil e rápido no Mac? como rodar jogo do Windows no Mac? como o usuário leigo pagou pelo sistema, ele rapidinho aprende a abrir o google ou o chatgpt e procurar entender as diferenças do novo sistema para o Windows.
Pra que .exe se tem loja de aplicativo, só abrir ela e clicar no que quer instalar.
De novo, loja de aplicativos, só baixar um descompactador compatível com .rar e clicar no arquivo que quer abrir, única diferença é a interface gráfica, a funcionalidade é a mesma.
Fala de wifi? igual windows, clica no icone do wifi e clica na rede que quer conectar, coloca a senha.
Se for rede cabeada, nunca vi usuário comum configurar, se quando pluga o cabo não funciona eles chamam um técnico.
Pode tentar a Steam que tem camada de compatibilidade, mas nem tudo vai rodar mesmo. Compre um console e seja feliz.
Eu não achei o Ubuntu tão feio, acho a tela de ajustes até mais bonita e organizada que a do Windows, no Mac a tela de ajustes nem preenche a tela toda, é bem esquisito.
O que eu não gostei do Ubuntu é que ele travava com certa frequência, mas não eram travadas como no Windows que ainda dá pra mexer o mouse e usar um ctrl+alt+del, no Ubuntu o sistema todo congelava e não dava pra fazer mais nada.
Outro problema que tive no Ubuntu é que as vezes quando eu desconectava o HD externo com o computador ligado ele “desmontava” o HD, então quando eu tentava conectar o HD externo em algum outro lugar ele não funcionava. Pra “remontar” eu precisava dar um comando pelo terminal com o HD plugado, então eu passei a só desplugar o HD com o computador desligado.
Outros problemas que tive com o Ubuntu eu também existem no Windows ou Mac, então nem vou citar.
Não precisa levar para o lado pessoal, mas é feio mesmo, é ruim, pode ser lento inclusive mais que windows, por mais que seja “linux” como se isso fosse uma palavra mágica, e não é, e não serve para quem não quer ficar perdendo tempo em infinitas configurações. As maquinas com windows 10 não vão deixar magicamente de funcionar, da mesma forma que ainda tem maquina rodando com windows 7 (e se bobear ainda acha algum doido usando XP), e ta tudo certo.
Mas o KDE é igual o Windows.
o .exe tem distro que executa automaticamente, como o Zorin. Sobre o Winrar, tem distro que já tem descompactador nativo, como o Big que uso atualmente, bastando clicar com o botão direito no arquivo e ir em “extrair”.
Tudo que o usuário leigo precisa tem no linux, o problema não é esse, como disse acima, é a real necessidade de trocar de sistema e o período de adaptação.
Existem distros fáceis e difíceis. Mas acho que o problema não é a dificuldade. Se o povo está acostumado com o win e ele está funcionando, não tem motivo para ngm trocar, nem mesmo a perda de atualizações do Win 10 será motivo para isso.
O maior problema do KDE é também o seu maior trunfo: personalização.
Qualquer ação má programada você começa a quebrar outras partes da DE… Sigo firme no meu Fedora com Gnome kkk