A Valve está conseguindo quebrar a hegemonia do Windows no que se trata de games. Antes no Linux malemá era um game independente simplório e olhe lá. Hoje já temos vários títulos rodando nativamente sem perda significativa ou até melhor a depender do título. E, querendo ou não, o SteamOS é gratuito, o que pode significar melhores valores pro consumidor final (se o fabricante estiver disposto a cobrar menos pra não trazer o Windows pré-instalado).
Finalmente o ano do linux (da valve) chegando
Espero que com isso as desenvolvedoras passem a dar mais atenção ao Steam OS. Ele tem tudo pra dominar esses portáteis.
Vários jogos não rodam simplesmente porque não colocam uma mísera linha de código no Anti-Cheat e, por isso, o sistema detecta que está usando alguma trapaça e impede o jogo de rodar.
O GTA V é clássico. Até um tempo atrás, rodava o modo online no Steam Deck e parou do nada porque a Rockstar colocou um anti-cheat sem adaptação pro Linux (ele roda em outros jogos). Perguntada sobre isso, ela só respondeu que nunca deu suporte ao sistema, mesmo que o próprio Rocsktar Gamelauncher ter sido atualizado recentemente com melhorias pro Steam OS.
A boa e velha preguiça e má vontade da empresa.
Além de liberar o SteamOS para o Lenovo Legion Go S, a Valve revelou planos de permitir que os usuários interessados instalem o sistema operacional em outros portáteis, de modo oficial.
se atualmente já temos uma invasão de “mini games portateis” com emuladores de consoles/jogos clássicos (cof, cof, … Game Boy, SNES, PS2, etc.), palpite de que em pouco tempo teremos versões “genéricas” no Aliexpress de pc gamer muito similares ao steam deck, legion, etc.
Ainda dá para instalar o SteamOS nos computadores???
Com o fim do suporte ao Windows 10, muitos gamers deverão migrar para o SteamOS para continuar a ter acesso a seus jogos.
Finalmente o ano do Linux SteamOS ta chegando.
E só precisando de um empurrão da Microsoft com o Windows 11 e IA.
Talvez com a Valve dando umas melhorias no Kernel Linux e dando mais assistência para os anti cheats, mas não ao nível de ficar igual ao Windows sendo Ring 0, será ótimo.
talvez isso também possa fazer o Flatpak ser uma alternativa para as empresas que querem portar apps de Windows para Linux.
dá pra instalar o SteamOS fazendo o sistema através das instruções da Valve
ou simplesmente instalar Arch Linux e usar os pacotes do SteamOS no sistema.
recomendo o segundo pra ser mais simples pra quem querer usar o sistema no desktop.
Eu nem culpo a desenvolvedora. O público ainda é muito baixo pra se importar (e gastar recursos) com isso. Mas justamente o fato da Valve abrir o sistema pode tonar interessante pras desenvolvedoras talvez até lançarem os jogos nativos pro sistema, ao invés de ter que usar o Proton.
Da sim. E existem outros sistemas de terceiros, como o Bezzite OS, que possibilita a instalação em qualquer PC.
Mas não espere muita coisa não. O sistema não é otimizado e muita coisa não funciona direito. Eu cheguei a instalar no meu PC que uso basicamente pra jogar, mas tive que voltar pro Windows por causa de pequenos erros chatos que impediam de ter uma boa experiência.
Eu torço muito pra que esse dia chegue logo! Se existe uma empresa que tem o poder de voz pra conseguir o apoio das fabricantes de hardware e studios de jogos, essa empresa é a Valve.
O Windows se tornou um sistema extremamente pesado e consome muitos recursos do computador, que podiam ser usados pro game rodar mais liso. Especialmente depois do “Game Mode” e da Microsoft tentar enfiar o XBox goela abaixo dos usuários do Windows, tá na hora do público gamer migrar pra outro OS.
É o que eu disse no tópico do Windows. Eu quero muito que o Linux ganhe um hardware para chamar de seu.
E se as APUs da AMD vingarem no Linux de vez, talvez o tão aguardado “ano do Linux” chegue, e nem estou falando apenas de portáteis, mas de PCs com essa configuração também.
Já temos poder de hardware suficientes para abstrair um DirectX inteiro, seja no Linux ou no macOS.
Como todas as empresas, as desenvolvedoras de jogos só estão interessadas em lucro, mas conforme o público-alvo deles começar a migrar pra outras plataformas eles serão obrigados a aumentar o suporte dos produtos deles.
É um absurdo com o valor desses jogos eles não desembolsarem uma mixaria pra pagar um dev que escreva umas linhas de código-fonte pra resolver isso.
Mas é o que mais tem no AliExpress… a Valve é que chegou atrasada, esse mercado já existe há muito tempo. Em 2012 já se falava neles.
É claro que estão interessadas no lucro, não são empresas filantrópicas. E não há nada de errado nisso.
Eu não disse que há.
O que eu disse acima e reafirmo com as mesmas palavras:
O ideal mesmo seria que o suporte dos jogos fosse migrado para o Vulkan, mas eu duvido que o lobby da MS permita algo assim. Eu tô jogando o emulador de PS2 por ela e os jogos rodam bem melhor do que em DX.
O problema é que tem desenvolvedora colocando whitelist SÓ no Steam Deck, e quem usa outra distro num PC normal ainda se ferra nesse caso
Por enquanto.
Não me surpreenderia o SteamOS virar uma espécie de RHEL pro mundo gamer. Não me surpreenderia a Valve inicialmente fazer do SteamOS uma espécie de “CentOS gamer” paralelo a uma versão mais “premium” do mesmo e depois simplesmente acabar com tal “CentOS gamer” em prol da versão “premium”, deixando milhares de computadores gamer no limbo (tal como a Red Hat simplesmente descontinuou o CentOS, sendo que milhares/milhões de servidores usavam CentOS).
Afinal, Valve é uma corporação, não um grupo sem fins lucrativos como a Free Software Foundation, então é mais que esperado que a “Enshittification” virá. Não estou falando mal do SteamOS, muito menos de uma possível ascensão do Linux Desktop (echo $(date +%Y) será o ano do Linux Desktop :four_leaf_clover:
), mas de como uma corporação, ainda que traga benefícios a uma comunidade, continua sendo uma corporação, similar ao escorpião da estória Escorpião e o Sapo: “desculpe, mas faz parte da minha natureza”. Nesse caso, o sapo é toda a comunidade Linux bem como boa parte da comunidade gamer, enquanto o escorpião é a Valve e qualquer outra corporação (Canonical, Red Hat, Microsoft) que se aproveite do sapo Linux+gamers como uma “balsa” para “travessia” do rio, somente para ferroá-lo quando chegar ao destino.
Eu gostaria de poder discordar, mas em se tratando de grandes empresas… Me lembra da época em que a Disney adquiriu a rede Fox. Eu havia comentado com o meu irmão que era bem provável que eles extinguissem a maioria dos canais adquiridos e ele riu de mim, dizendo que eu estava sendo muito pessimista.
Mas, o lance é viver um dia de cada vez.
Seria um tiro no próprio pé se eles fizessem isso também, porque o suporte a sistemas Linux aumenta a carteira de clientes deles. Vamos torcer pra que esse dia nunca chegue.