Nada de cartório: Carteira Digital de Trânsito já pode transferir veículos

1 curtida

isso vai da merda, mas é bom ver a vida se livrando dos cartórios e tabelionatos um pouco.

6 curtidas

Ok, eu vou passar uma dica então: Cuidado para quem você entrega a sua senha do "Meu gov"

Existem muitos, MUITOS serviços de “despachante” que usam o seu acesso para trabalhar. Alguns deles são:

  • Despachante de armas (aqueles que cuidam da burocracia para fazer CR, CRAF e GT junto ao exército para os CACs)
  • Despachantes de aposentadoria (aqueles que cuidam dos processos para aposentar pelo INSS, seja por idade ou invalidez)
  • Despachantes de afastamento de emprego (pessoa que se acidenta e precisa do benefício do INSS para receber enquanto está afastado do trabalho)
  • Advogados em geral que cuidam de inventários e outros processos junto ao governo
  • Contadores que abrem empresas ou cuidam do imposto de renda de outras pessoas

Tem uma infinidade de gente que pode ter a sua senha do Meu gov e você nem sabe disso… Então é uma boa ideia você parar tudo o que está fazendo agora e trocar sua senha, antes que seus veículos comecem a desaparecer.

Veja que eu não estou falando que todo despachante é mal-intensionado… Você contratou o cara pra fazer algo por você, então é esperado que você providencie os acessos que ele vai precisar. A dica é apenas para que você procure contratar gente confiável… E assim que for possível, troque a senha, para evitar que ela vaze em algum momento e te cause dores de cabeça.

E se vc não precisa que mais alguém tenha acesso ao seu “meu gov”, então ative a autenticação em duas etapas.

5 curtidas

tá faltando um sistema de procuração pro sistema gov.br, onde tu informa o que a pessoa tem acesso e por quanto tempo.

10 curtidas

e-CAC da Receita tinha isso, não sei como fica agora.
E, realmente, devia ter pra outros serviços.

Dito isso, transferir carro nem é tão complicado assim (a parte mais chata é preencher o CRV num tabelionato e, claro, vistoria e alteração de placa).
Eu ajudei a minha mãe a fazer, e poupei a grana do despachante.

3 curtidas

A assinatura eletrônica apenas substituiu a assinatura presencial em cartório. Todo o resto continua sendo obrigatório, principalmente a vistoria do veículo. Não da pra simplesmente passar a propriedade de um veículo a outra pessoa só pelo aplicativo.

Mas concordo que deveria ter alguma forma de assinar sem o despachante precisar da senha. O próprio despachante poderia mandar uma notificação usando o CPF e o proprietário assinaria usando o próprio celular.

3 curtidas

Tem donos de cartório que ganham mais de 500k por mês!
É um absurdo termos que depender dessa máfia, nem mesmo é legal abrir um sistema semelhante a um cartório que seja mais moderno, prático e seguro, somos obrigados a usar esse sistema burocrático e ultrapassado.

3 curtidas

Só de ter os Tabelionatos fora da jogada pra mim já é uma grande melhoria. Quanto à conta gov.br, quem já tem cadastramento na Justiça Eleitoral pra votar com biometria automaticamente tem a conta nível Ouro. E mesmo pra localidades que ainda não tem biometria pra passar a conta [gov.br] de nível Bronze a nível Prata é bem fácil.

Mas só de já tirar mais uma exigência dos Tabelionatos pra mim já me faz feliz. Essa máfia tinha que ser extinta, aliás.

4 curtidas

Fico na dúvida com relação a validade jurídica da assinatura com gov.br. Alguns lugares falam que tem, outros dizem que a assinatura deve ser digital e qualificada.
Quem pudesse esclarecer, agradecido

1 curtida

Na última pesquisa que vi sobre média salarial no Brasil eles estava no topo com uns 103k de média mensal. Logo depois vinham uns funcionários públicos de alto escalão. Essa classe toma conto dos 10 maiores salários do país.

2 curtidas

O que eu mais comemoro nessa notícia é essa validade jurídica do gov.br perante ao governo. Isso nos dá acesso(sem certificado digital) a uma gama de serviços que antes só podíamos resolver presencialmente. Tomara que isso se espalhe para tudo.

Seria legal inclusive se entidades fora do governo pudessem se autenticar através dele.

Acredito eu que a validade jurídica está assegurada.

4 curtidas

O conselho federal de medicina obriga certificação A3 com políticas específicas PADES. Um inferno sempre, principalmente pro lado do desenvolvedor (e eu dos dois lados kkk)

2 curtidas

Quando começa com ‘Conselho’ eu já penso logo em burocracia. Parece que a função deles é só garantir a própria existência. Só vão mudar se forem obrigados. Tem um dinheiro garantido para eles. Pra que seriam mais eficientes?

4 curtidas

Tem validade como uma assinatura eletrônica qualquer. Inclusive você pode assinar qualquer PDF através do assinador de documentos, basta instalar o Gov.br no celular e fazer a validação facial por ele.

3 curtidas

É seria bem interessante poder autenticar com o gov.br como fazemos com o Google, principalmente em caso de cadastros mais completos que exige nome completo, CPF, endereço etc já viria tudo mastigado.

2 curtidas

@Emanuel_Schott muito obrigado pela informação. Não sabia que já tinha isso e achei excelente.

Usar autenticação de 2 fatores pra isso já ajuda bastante, mesmo com a senha, vai precisar do “amém” pra acessar e fazer o que é necessário.

mas como o @Felipe_Silva comentou, um sistema de procuração só com os acessos necessários e por tempo x seria excelente.

3 curtidas

Nenhum tutorial ou passo a passo de como fazer? Prints, nada?
Não achei a opção no aplicativo ainda e tenho conta nível ouro…

Eu tenho uma dúvida: E se algum assaltante te obrigar a passar seu carro para outra pessoa? Levando em conta que você tenha todos os acessos, conta ouro etc.?

No e-cac tem.
Eu fiz isso pro me contador, para que ele pudesse gerir os impostos da minha empresa.
Não sei se tem pra outras coisas. Mas possivelmente deve ter.