Sem defender operadora nenhuma, mas a real é que ninguém hoje em dia manda SMS, as gerações novas nem sabe como usar isso e nem fazer ligação via telefone, ligam tudo via WhatsApp, meu enteado de 15 anos mesmo não sabe o que é ligar via rede, outro dia os dados tinha acabado, não conseguia ligar pelo Whats, falei para ligar “normal”, não fazia ideia do que estava falando, então vejo esse corte dos ilimitados como tendência.
Oie! Acho que vale dar uma olhada nos comentários da primeira matéria sobre o assunto e na repercussão nas redes sociais. Talvez você e o seu enteado não usem essas funções, mas apareceram diversas pessoas que usam sim, por diversos motivos. Talvez isso que você esteja relatando seja uma percepção de dentro da sua própria bolha.
Ha Ha a uma semana fiz portabilidade pra TIM!
Esse presidente da vivo é um ser asqueroso e sem noção alguma.
Meu comentário está focado apenas para pessoas físicas que usam o telefone para finalidades particulares. Se você usa para trabalho, não se aplica a você.
Vejo essa decisão também como uma tentativa de coibir marketing invasivo / SPAM / SCAM, etc. Concordo que a grande maioria das pessoas usa o WhatApp para mensagens e ligações. No meu caso, 100% dos SMS que recebo e 90% das ligações via operadora são de marketing, SPAM, SCAM. Dentro desse contexto, não vejo problema nenhum nessa limitação contratual. Apenas para ilustrar, olhei meu consumo dos últimos 30 dias, não enviei nenhum SMS e fiz apenas 4 ligações via operadora (não sei quantos minutos mas imagino que somados deva ter dados uns 10 ou 15 min)
Que tal zerar logo o pacote de voz e turbinar a internet, hem dona Vivo?
Poderia já ir começando mandando 50GB/mês, hem hem.
Cada um é cada um. Na minha família por exemplo a grande maioria se comunica entre si com ligações via operadora pois moram em uma área rural onde a rede é tão horrível que nem 3G funciona direito.
Ô operadora ordinária, hein? Incrível como sempre é a primeira a começar com essas mudanças pras outras logo em seguida copiarem. Quando tentaram enfiar franquia na internet fixa foi a mesma coisa.
Exato. Quem é da área comercial, idem. Liga muito, às vezes até pra número fixo.
Mas, de fato, o uso da rede de voz usual só cai.
Mesmo meu caso mas como alguns já comentaram, nem todo mundo é assim e depende muito das ligações gsm.
Sim, claro e obviamente estou mais centrado em minha bolha, mas sem dúvidas a tendência, e isso já vem de anos, é diminuir cada vez mais ligações via operadora e SMS nem se fala, tenho ciência que ainda existe muitas regiões do pais que a internet é bem escassa e ruim e que a alternativa é ligação via operadora, aí entra o poder de escolha de trocar de operadora/plano que melhor lhe atenda, a Vivo pode estar dando um tiro no pé com essa mudança, a ver.
Imagina o estrago que causaria se o Whatsapp não exigisse mais o número de telefone. Mas a Meta não mexeria nesse vespeiro…
É a impressão que eu tenho também. Mas que pega mal, pega. E podiam ter escolhido um valor um pouco maior…
O próximo passo é acabar com a internet ilimitada no Vivo FIbra?
Se nao fosse obrigatorio usar o numero de telefone pra ativar o Whats nem numero eu tinha mais, e hora que um app fizer isso ai elas criam pacotes de planos pra nao perder a clientela.
O modus operando do fenômeno da “enshittificação” é assim mesmo: começa limando os serviços menos visados, mas a temperatura do fogo vai aumentando gradualmente e quanto você percebe, todo o serviço está capenga e você pagando pelo dobro do preço.
Olá, tudo bem? Não sei qual o intuito da matéria, mas entrei no aplicativo da vivo do meu chip pré e não encontrei nenhuma limitações de ligações e SMS, muito pelo contrário, está tudo ilimitado. Será que não vale dar uma pesquisada e ver se realmente estas mudanças estão acontecendo em âmbito nacional? De repente a Vivo está limitando apenas em algumas localidades. Maior problema hoje é que todo mundo vive numa bolha e parece que só sua própria verdade importa… Não estou defendendo a vivo, mas só estou relatando que, pelo menos no meu plano, o que está matéria relata não está acontecendo.
Ai vc precisa ligar pra marcar uma consulta ou exame e se ferra. Melhor um pouco limitado do que nada.
Depois dessa piora nos planos da Vivo, todo mundo vai passar a ser rato de Wi-Fi para fazer ligações pelo WhatsApp.
Por isso, o cartel de telecom do Brasil tem tudo a perder.
Cada vez menos o povo usa os serviços das operadoras e passa a depender do WhatsApp.